Hoje a Doutor Resolve vai mostrar como acabar com sua dor de cabeça sobre o irritante barulho de uma torneira pingando, e esta torneira exige um reparo. Mais especificamente, sua torneira necessita de um conserto simples chamado no popular “trocar do reparo de borrachinha”. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos uma sequência de informações que te auxiliará na execução deste serviço!

CURIOSIDADE: Uma torneira pingando consome 46 LITROS DE ÁGUA por dia e no mês 1380 litros.

01

http://site.sanepar.com.br/informacoes/como-verificar-vazamentos

 

QUAIS TORNEIRAS USAM “BORRACHINHA”?

Uma informação importante: nem todas as torneiras usam o “reparo de borrachinha”. Como assim? Existem alguns modelos de torneiras hoje em dia no mercado que usam outros sistemas, como por exemplo “torneiras ¼ de volta”.

02

http://dicasdecoracao.net/modelos-de-torneiras-para-banheiro/

Explico: Torneira “com reparos” são aquelas torneiras que para você abrir até o final você precisa dar mais de 1 volta inteira. Algumas chegam a dar 3 voltas e meia. Já as torneiras ¼ de volta para abrir você precisa de apena UM TOQUE, são munidas de um reparo interno de “cerâmica” e isentas de “borrachinha”.

03

http://www.furkin.com.br/torneiras_1_4_de_volta.html

DESMONTANDO A TORNEIRA

Pra chegar no reparo primeiro vamos ter que desmontar a torneira:

04

http://www.facavocemesmo.net/manutencao-e-limpeza-das-torneiras/

  1. Verifique se o seu banheiro tem um registro geral. Se tiver, feche-o para eliminar vazamentos. Se não tiver dentro do banheiro então feche o registro geral da casa. Não queremos tomar um banho na pia né?
  2. Abaixe para visualizar o engate flexível (a mangueirinha branca).
  3. Desenrosque o engate.
  4. Com a torneira retirada, abra sua caixa de ferramentas e retire a chave de fenda cruzada e o alicate.

Obs.:. Se você não puder retirar a torneira do local não tem tanta necessidade, dá para trabalhar com ela fixa numa boa também.

DESMONTANDO O REPARO (DE PLÁSTICO)

(E encontrando o danado do vedante).

05.01 05.02 05.03 05.04 05.05 05.06

http://m.mdemulher.abril.com.br/familia/viva-mais/como-consertar-torneiras-que-pingam

  1. Solte com as mãos o pino protetor, com a chave de fenda cruzada desenrosque o parafuso, retire com as mãos o acabamento, solte com as mãos a tampa protetora, com ajuda do alicate desenrosque o reparo (a parte branca) no sentido anti-horário.
  2. Após retirar o eixo, que é de plástico, verifique se não ficou nada dentro da torneira. (Caso o seu reparo seja de metal veja o exemplo abaixo).
  3. Pegue um vedante de silicone da sua caixa de ferramentas (ou compra na loja de construção), retire o vedante velho e troque pelo vedante novo.
REMONTANDO A TORNEIRA
  1. Rosqueie o reparo na torneira, coloque a proteção, com as mãos prenda o acabamento, parafuse, com a chave de fenda cruzada, e com as mãos rosqueie o pino.
  2. Se você fez como eu e retirou a torneira do lugar: Passe veda rosca na ponta da torneira,
  3. Rosqueie o engate que está na parede.
DESMONTANDO O REPARO (DE METAL)

Cada marca e modelo de torneira que usam vedantes podem utilizar reparos de diferentes materiais. O da foto acima é de plástico, então separei um que a base é de metal para você ver o passo-a-passo. O processo é o mesmo.

OBSERVAÇÃO: Vale lembrar que nesse caso o reparo na verdade não é a peça inteira, e sim um pedaço do eixo, que tem 2 peças, a parte de metal – reparo – e a parte de borracha.

06.01 06.02 06.03 06.04

http://m.mdemulher.abril.com.br/familia/viva-mais/como-consertar-torneiras-que-pingam

  1. Solte com as mãos o pino protetor, com a chave de fenda cruzada desenrosque o parafuso, retire com as mãos o acabamento, com ajuda do alicate desenrosque o reparo no sentido anti-horário.
  2. Se após retirar o reparo (parte de metal do eixo) e ele não sair inteiro, você verá a bucha (um pedacinho de plástico “bege” onde o reparo se apoia) dentro da torneira coloque o reparo (item 5) de volta no buraco (item 6), e com a ajuda de um alicate puxe de forma que consiga tirar a bucha.
  3. O eixo deve sair completo com o reparo e a borrachinha, prontinho para você trocar o vedante chorão.
OUTROS TIPOS DE REPAROS

Dá uma olhada em alguns tipos de reparos de torneira (que usam “borrachinha”, claro).

E SE EU FIZ TUDO ISSO E CONTINUA VAZANDO?

Bom isso pode ocorrer por diversos fatores. Se após você trocar o vedante e a torneira insistir em pingar a única solução é trocar o reparo todo. Vá até uma loja de matérias de construção e procure um modelo exatamente igual ao seu. Se ficar na dúvida peça ajuda ao vendedor.

Um reparo de torneira completo é bem barato, e você ficará com uma torneira nova.  A mesma dica vale para as torneiras ¼ de volta, se estiver vazando, toque todo o reparo.

Fique de olho no nosso blog, pois este mês estaremos trazendo posts sobre Hidráulica que serão muito importante para o dia-a-dia.

 

2 Resposta(s) Como acabar com o “pinga-pinga” da torneira

  1. Troquei um reparo da torneira e depois de um dia, a torneira voltou a pingar, troquei a torneira depois de uns 5 dias a torneira nova começa a pingar.
    O que pode ser? O que fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *