Dicas de como fazer uma pequena reforma em sua casa nesse começo de ano

Uma excelente forma de renovar os ambientes de sua casa é fazendo pequenas reformas neste início de ano. Entretanto, é importante levar em conta uma série de fatores, principalmente os gastos que costumam surgir nesta época. Por isso, é um período em que o ideal é realizar, aos poucos, pequenas reformas, que podem transformar completamente os ambientes de sua casa, mas têm um custo muito mais baixo que o de uma reforma completa.

É o momento ideal para trocar alguma peça que você já queria há muito tempo. Por exemplo, uma bancada de inox sob medida na cozinha já pode mudar completamente o ambiente. Para conseguir se estruturar para fazer mudanças em seu imóvel, o primeiro passo é o planejamento. Comece procurando todos os reparos que precisam ser realizados na casa e defina a prioridade de cada um deles. Elementos importantes da casa, como elétrica e hidráulica devem ser prioridade, principalmente se algum deles apresentar qualquer tipo de problema.

É ideal resolver qualquer eventualidade o quanto antes para evitar que sua pequena reforma acabe se tornando algo muito maior e mais caro que o planejado. Não se esqueça de levar em conta todos os fatores importantes na hora de estruturar sua reforma. Por exemplo, se você possuir uma área externa, pode contar com os serviços de uma empresa de paisagismo e jardinagem para criar um belo espaço em seu jardim.

Um conserto pequeno pode ser muito simples de se resolver, mas é importante levar em conta que, caso haja necessidade de quebrar paredes ou trocar um piso, esse tipo de reforma pode se ver obrigada a esperar um período maior para a realização. Opte neste primeiro momento do ano por alterações simples e de custo razoavelmente baixo, para aproveitar essa época de renovação e tornar seu ambiente mais próximo de seus desejos e vontades. Além disso, o começo do ano é quando a maioria dos impostos e gastos surgem, por isso é importante ter em mente o orçamento a ser destinado para a reforma.

Alguns elementos mais modernos, como o revestimento de parede em aço inox, estão se tornando cada vez mais tendência de decoração, e o período pode ser ideal para uma transformação. Ademais, aproveite para pesquisar em lojas de materiais de construção e de artigos de decoração para encontrar os melhores preços e identificar quais são as melhores formas de pagamento. O planejamento estrutural e financeiro caminham lado a lado, e você precisa se habituar aos dois para não ter nenhum tipo de problema futuro por conta dessas reformas. Ao realizar uma mudança brusca em sua casa, a ideia é renovar completamente um ambiente, conquistando um espaço mais agradável, diferente e completamente novo.

Muitas pessoas se perguntam o que podem começar a modificar em suas casas para transformar os ambientes sem grandes gastos e sem uma reforma extensa. Para conseguir aproveitar bem esse período de começo de ano, é possível fazer uma série de pequenos reparos que modificam completamente os ambientes da casa sem se preocupar tanto com os valores que serão gastos.
Alguns móveis são mais difíceis de modificar, como os armários planejados para quarto, mas isso não significa que você não pode criar ambientes diferentes nestes espaços. Assim, você conseguirá manter seu orçamento em ordem sem perder a oportunidade de renovar os ambientes de seu lar, deixando-o mais alegre e novo.

1 – Aposte em cores
Uma das mudanças mais visíveis em sua casa é a troca de cores. A pintura de paredes pode ser uma reforma que muda completamente um ambiente, com um custo bem baixo de produção. Isso porque, com as tintas corretas e os materiais para pintar, você pode transformar essa reforma em uma atividade familiar ou com amigos, tirando uma tarde para que vocês façam a mudança sem precisar de uma equipe profissional.
O melhor disso tudo é que essa técnica pode ser aplicada em praticamente qualquer cômodo da casa. Você pode transformar completamente um imóvel simplesmente trocando as cores e tons das paredes. Lembre-se sempre quando definir as cores de um determinado ambiente, de deixar um local de destaque para equipamentos contra incêndio que possua em sua casa, uma vez que eles devem estar sempre visíveis.
É importante definir especificamente quais cores irão compor cada um dos cômodos, principalmente porque os tons devem integrar a decoração junto dos móveis e objetos decorativos. Pensando nisso, aproveite para definir como você pretende deixar cada área de sua casa para começar a fazer a pintura. Então, busque preços bons pela internet e em lojas especializadas para conseguir um bom orçamento para a reforma.

2 – Objetos de madeira
Uma boa opção, principalmente para quem gosta de artesanato, é utilizar caixas de feira e outras peças de madeira rústica para criar móveis novos e redecorar um ambiente. Esse tipo de material pode ser encontrado facilmente e tem um custo bem baixo. Com a habilidade certa, você pode criar um ambiente inteiro com peças como essas. O charme que móveis rústicos possuem é, em grande parte, por conta do trabalho feito nas peças. Além disso, você pode optar por usar tinta para criar modelos divertidos e coloridos. As possibilidades são diversas com esse tipo de material, que pode até mesmo contrastar com um ambiente mais moderno e arrojado. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados com as peças. Criar uma estrutura de suporte para um climatizador evaporativo, por exemplo, pode ser um trabalho simples e divertido usando caixas de feira.
As caixas precisam ser tratadas e trabalhadas antes de se tornarem peças decorativas, então é ideal que a pessoa tenha um tempo livre para trabalhar nestes itens. Envernizar, pintar e tirar fiapos e farpas de madeira pode parecer um trabalho cansativo, mas o resultado final sempre vale a pena.

3 – Trabalhe na iluminação
Outro ponto importante para uma boa reforma com um custo baixo é dar uma atenção especial na iluminação da casa. É possível criar ambientes aconchegantes e confortáveis com uma iluminação mais intimista, ao mesmo tempo que iluminações brancas e claras tornam ambientes mais práticos para utilizar. Em áreas gourmet, como varandas com churrasqueira pré moldada, é importante que a iluminação não atrapalhe o ambiente.
A parte boa de trabalhar na iluminação de sua casa é que não há necessidade de uma reforma grande. Salvo algum problema elétrico, basta trocar as lâmpadas pelas escolhidas e você já conseguirá ter um ambiente completamente diferente. Se você está procurando uma mudança rápida para este começo de ano em sua residência, trocar os jogos de luz é uma excelente opção. Além disso, você pode economizar trocando lâmpadas antigas por LED, que tem um excelente potencial, além do baixo custo.

4 – Modifique as posições de móveis
Nem sempre você precisa comprar móveis novos ou se livrar dos antigos. Muitas vezes, os móveis que você tem são bons e combinam com o ambiente que você está se propondo a alterar. Como são objetos que não se movimentam muito, é comum cansarmos das coisas sempre no mesmo lugar. Experimentar mudar todos os móveis de lugar é uma sensação de mudança completa, uma vez que o ambiente fica realmente diferente do que era antes. Você pode até mesmo fazer uma pintura de estrutura metálica, por exemplo, para criar um espaço novo e diferente utilizando os móveis que já possui. Se você possui móveis em outros cômodos que podem ser utilizados, aproveite para criar um ambiente completamente novo sem gastar um centavo. Esse tipo de mudança é ótima no começo do ano, pois passa o ar de renovação para a casa e uma sensação de que o local é completamente novo.

O que fazer para me preparar? Fazer uma reforma não é nenhum bicho de sete cabeças. Entretanto, alguns pontos importantes devem ser levados em conta, principalmente quando você não pretende fazer nada grandioso ou com um orçamento muito grande. O planejamento, como citamos anteriormente, é fundamental. Antes de sair para comprar qualquer coisa que precise, defina exatamente o que você quer fazer e como pretende fazê-lo. Outro ponto importante é definir o orçamento. Você precisa ter consciência do valor exato que pretende gastar com a reforma, para conseguir se organizar e estruturar suas finanças para isso. Por isso, evite comprar materiais antes de ter definido o que você pretende fazer.
As vezes é tentador aproveitar uma promoção de tintas ou de algum outro material para a reforma, mas comprar produtos que saiam de seu escopo financeiro pode te desbalancear desnecessariamente.

Se você tomar todas as precauções para não sair do planejamento na reforma, poderá aproveitar o início de ano para criar novos e belos ambientes em sua casa, deixando cada cômodo muito mais a sua cara e seu gosto.
Por isso, defina suas prioridades com sabedoria e verifique por onde pode começar, aproveitando o movimento de renovação que o novo ano nos traz para transformar sua casa em um novo espaço, mais adequado a suas vontades e desejos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.