Tipos de Tellhados

Conheça 5 tipos de telhados e suas características

Está em dúvida sobre quais tipos de telhado são mais adequados para a sua casa? Entender quais são os modelos é um meio efetivo de garantir que a sua escolha será bem direcionada para o tipo de projeto protegendo o interior contra intempéries, chuvas e tempestades.

Separamos 5 modelos principais para você entender para que tipo de construção eles são mais adequados e quais as suas características.

1. Embutido

Esse é um dos tipos de telhados mais populares que existem. Por isso, ele é o queridinho entre as opções de projetos e muitas pessoas acabam preferindo-o por ser esteticamente bonito e por ser capaz de valorizar a obra, já que ele exige menos madeiramento que as demais possibilidades de cobertura.

Dessa forma, os telhados embutidos acabam sendo muito mais fáceis de construir, trazendo mais segurança e acessibilidade para os moradores, podendo inclusive ser usado como terraço para a edificação.

2. Água

Esse nome é dado para a característica da cobertura que classifica os tipos de telhado com a função e inclinação adequada para seja capaz de escoar a água das chuvas.

Aparente uma água

O aparente uma água, ou meia água, é o modelo mais simples, além de ser também o tipo de telhado aparente mais barato, já que exige menos estrutura para sustentar o seu peso. Assim, essa cobertura geralmente é apoiada sobre oitões laterais e é uma ótima solução para casas pequenas, já que dispensa a necessidade de realizar várias inclinações e pontos de quedas d’água.

Duas águas

O duas águas, ou duas quedas, como também é conhecido, é a forma mais popular e tradicional de telhado. Esse modelo pode ser dividido ao meio pela cumeeira ou até mesmo ter uma das suas laterais maiores que a outra.

Por isso, existem duas opções, o tipo cangalha, onde o centro da cobertura é o ponto de encontro das duas partes do telhado, ou o tipo americano, onde uma parte será mais alta por conta de uma elevação.

Aparente três águas

O modelo aparente três águas surge em formação triangular e é um pouco mais complexo que os tipos anteriores. Ele é uma ótima opção para casas maiores, exigindo um escoamento melhor, já que os seus três pontos de inclinação são capazes de agilizar esse processo. A principal característica desse modelo é que a cumeeira central e dois espiões formam um triângulo — que geralmente é direcionado para a frente da edificação.

Quatro águas

E por último, mas não menos importante, o telhado quatro águas. Ele é bastante conhecido quanto o modelo de duas águas e, apesar de ser uma opção mais comum, ele é utilizado com frequência nos projetos atuais. Isso acontece porque ele é muito versátil, providenciando um escoamento mais rápido.

3. Aparente em L

O aparente em L é um dos tipos de telhado em um formato diferenciado, com inúmeras possibilidades criativas para planejar a cobertura ideal de uma edificação. Ele é uma ótima opção para casas pequenas que foram construídas próximas de um muro ou outra construção. Dessa forma, é possível aproveitar o paredão para puxar toda a estrutura do telhado.

4. Telhado verde

Apesar de ser bastante comum o uso em topos de edifícios, esse é outro dos tipos de telhado que podem ser instalados em coberturas residenciais. Dessa forma, ele é um modelo ideal para trazer um visual diferente para as edificações, além de ser uma opção ecológica para quem procura por soluções sustentáveis para o seu projeto.

A sua instalação pode ser um pouco complicada, já que ela precisa ser feita sob uma laje impermeabilizada que receberá algumas camadas de terra.

5. Telhado sobreposto

O modelo sobreposto é um dos tipos de telhados aparentes mais adorados pelo público. O seu formato implica em diferentes alturas, que acabam se sobrepondo e, consequentemente, criando níveis diferentes para a sua cobertura.

Assim, acaba não existindo nenhuma regra clara sobre quantas e quais tipos de queda d’água usar em um telhado sobre o outro, o que é muito versátil, permitindo a mescla de vários formatos de inclinações para deixar o projeto mais moderno possível.

Pronto, agora você já conhece os principais tipos de telhados e está pronto para escolher a melhor opção para a sua casa!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

4 respostas para “Tipos de Tellhados”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *