Cuidados com a Rede Hidráulica

portrait of caucasian plumber at work

Todo mundo sabe que a rede hidráulica precisa ter um ótimo acabamento para evitar futuras dores de cabeça. A Doutor Resolve separou algumas dicas para você ficar por dentro e não deixar nenhum detalhe passar despercebido:

 

Faça um mapeamento!

Como todo projeto, o planejamento é essencial. O mapeamento será responsável por guiar todas as instalações necessárias, evitando o retrabalho.

Também conhecido como planta hidráulica, esse tipo de mapeamento servirá para detalhar o perfil da residência a fim de definir o posicionado de instalação dos canos de entrada de água na casa até sua saída para as funcionalidades, como vaso sanitário, torneiras, chuveiros etc.

Posicione a caixa d’água corretamente

O primeiro trabalho a ser feito para a instalação hidráulica é o posicionamento da caixa d’água.

A mesma deve ser instalada no ponto mais alto da casa, a fim de evitar problemas no abastecimento dos cômodos, distribuindo por igual e corretamente para cada um deles.

Além disso, a distância do chuveiro em relação à caixa também se faz necessária para que haja pressão suficiente para que a água saia.

Tubulações eficientes

Outro fator importante para uma boa instalação hidráulica é a tubulação da residência, uma vez que são os tubos os responsáveis por conduzir a água para as torneiras, chuveiros, sanitários etc.

Para que a tubulação seja eficiente, evite comprar tubos de marcas diferentes, pois isso pode gerar desconexões.

Além disso, evite trechos longos demais ou ramais em excesso, pois isso pode prejudicar o desempenho hidráulico do sistema, impedindo a passagem e a distribuição de água ideal.

Objetos hidráulicos corretos

Torneiras e descargas devem ser bem escolhidas para evitar o desperdício e para ter uma boa performance. Em relação às torneiras, invista mais caro nas que possam conduzir um bom fluxo de água, evitando problemas com vazamentos ou corrosão rápida.

Já sobre as descargas, opte por aquelas que se localizam acima do vaso, ficando em conjunto (caixa acoplada). Elas são ideais para a economia de água, já que a água que será utilizada fica reservada dentro da caixa.

 

Fonte: https://www.institutodaconstrucao.com.br/blog/


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

4 respostas para “Cuidados com a Rede Hidráulica”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *