Cuidados com a Rede Elétrica

Você sabia que existem uma série de cuidados que precisam ser tomados periodicamente em sua rede elétrica? Seja em casa ou no trabalho, sempre devemos estar atentos. A Doutor Resolve separou algumas dicas essenciais para você:

 

Vai fazer um reparo? Desligue a chave!  Para a execução de qualquer conserto elétrico, como trocar uma tomada ou o chuveiro, bloqueie a fonte de energia, desligando o disjuntor no quadro de distribuição da casa.


Benjamim tem limite: não é que seja proibido usar os conectores, mas entenda que cada tomada aceita uma carga máxima e é preciso respeitá-la – caso contrário é possível sobrecarregar a rede, provocar um curto-circuito, superaquecimento ou danificar os eletrodomésticos. Por isso, só plugue mais de um equipamento em benjamins quando estiver certo de que eles possuem baixa potência e juntos não provocarão sobrecarga.


Cuidado com o chuveiro: na hora de instalar um novo chuveiro, é importante que um profissional avalie qual é a melhor opção de cabo de acordo com a potência do equipamento. Em hipótese alguma utilize chuveiro sem aterramento adequado.


Afaste os equipamentos da água: aparelhos energizados, como secador de cabelo, devem ser usados com cuidado no banheiro, pois podem se tornar condutores da corrente elétrica.

 

Nunca apague fogo de curto-circuito com água: se o incêndio acontecer em circuitos energizados, não jogue água, pois ela é condutora de eletricidade e você pode tomar um choque.


Deixe o fio longe do calor: superfícies quentes, como fornos ou lareiras, podem ocasionar a degradação da capa isolante dos fios, por isso, desvie a fiação, evitando o contato com locais aquecidos.

Cuidado redobrado do lado de fora: fazer instalações no telhado ou na fachada, mesmo que sejam simples intervenções na antena de TV, pode representar sério perigo por causa dos condutores que servem a casa.

 

Atenção aos sinais: se os disjuntores desarmam com frequência – o que nada mais é do que a proteção do circuito atuando para que não haja aquecimento dos cabos – e se há oscilações na iluminação, fique alerta: pode ser sinal de sobrecarga nas instalações elétricas.

 

Fonte: https://minhacasa.abril.com.br/


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

4 respostas para “Cuidados com a Rede Elétrica”

  1. Avatar de Edson Junior

    Post Interessante, tenho um site sobre eletricidade
    http://www.eletricistanodf.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *