Como lidar com a baixa umidade no inverno?

A combinação de clima frio, poluição e tempo seco, especialmente nas regiões sudeste e sul do país, causam diversos desconfortos na região do nariz, olhos e garganta. Para fugir desses sintomas desagradáveis, o mais importante é se manter bem hidratado.

 O uso de sprays nasais, colírios umidificantes, inaladores e umidificadores de ambiente – estes dois últimos desde que higienizados corretamente -, também ajudam a diminuir essa sensação incômoda, durante essas épocas do ano. A Doutor Resolve te ajuda com algumas dicas para reverter essa situação:

1 – Beba bastante líquido: nos dias secos, tome bastante líquido, principalmente água. A água auxilia no emagrecimento, melhora a pele, as funções renais e atua no transporte e absorção de nutrientes. Atenção especial, também, para a saúde dos idosos e das crianças.

 

2 – Umidifique o ambiente: com moderação é possível usar umidificadores de ar. É importante lembrar que o ambiente não deve ficar úmido demais, pois favorece o crescimento de fungos, bactérias e ácaros. O ideal é que a umidade fique entre 55% e 60%. Outra dica é limpar com regularidade ventiladores e filtros de ar condicionado.

 

3 – Use soro fisiológico: lave as narinas com soro fisiológico, pois ele ajuda a diminuir o desconforto no nariz. Evite usar apenas água pura ou soro caseiro para a limpeza nasal, já que o soro fisiológico tem composição mais próxima dos líquidos corporais. Manter a mucosa nasal hidratada evita sangramento nasal e também impede que ela fique mais vulnerável a inflamações.

 

4 – Mantenha a casa limpa: casa limpa é sinônimo de casa saudável, mesmo para quem não é alérgico. Ventile o ambiente e evite produtos de limpeza com odor forte (que são fatores irritantes para a mucosa respiratória). Quando for limpar a casa, utilize pano úmido para que a poeira fique no pano e não no ar.

 

5 – Fique de olho no horário da sua atividade física: evite realizar atividade física entre às 10h e 17h, quando geralmente a umidade do ar está mais baixa. Mesmo em ambientes fechados, dentro de casa ou da academia, o ar também vai estar seco.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

7 respostas para “Como lidar com a baixa umidade no inverno?”

  1. Avatar de Edson Junior
    Edson Junior

    Eletricista Núcleo Bandeirante

    Eletricista Noroeste

    Eletricista Riacho Fundo

    Eletricista Cruzeiro

    Eletricista Residencial

    Eletricista Predial

    Eletricista Industrial

    Materiais Elétricos Brasília DF

    Eletricista Brasília DF 24 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *