Como criar um ambiente de estudos em casa?

Ter um espaço dedicado a tarefas específicas é uma forma de melhorar os resultados e obter mais conforto e praticidade. Isso não é diferente para os seus filhos, que devem ter um ambiente de estudos em casa.

Com uma área desse tipo, é possível aumentar o nível de concentração e de organização, o que favorece o aprendizado. No entanto, para que tudo isso aconteça, é necessário que o espaço tenha as características certas.

Pensando nisso, a Doutor Resolve disponibiliza algumas ações para melhorar o empenho de seu filho na hora das aulas online!

 

Escolha o local ideal

Para que o espaço de estudos seja realmente adequado e traga bons resultados, é preciso encontrar o lugar correto da casa. Isso significa que estudar na mesa de jantar ou em um canto da cozinha não é a melhor alternativa. Afinal, são locais usados para outras atividades, e a solução é apenas provisória.

O indicado, portanto, é separar uma área que seja exclusiva, para que o momento dos estudos ocorra diariamente. É importante que a área não seja muito movimentada ou barulhenta. Um cômodo de passagem ou social, como a sala de estar, gera estímulos demais, que se transformam em distração.

 

Deixe o lugar atrativo e confortável

Depois de encontrar o ponto ideal para criar o ambiente de estudos em casa, é necessário pensar no conforto e no visual. Em relação ao primeiro critério, o cômodo não pode ser muito quente e nem muito frio. Por isso, a preocupação com a climatização é indispensável para que o local tenha as características certas.

 

Opte por móveis adequados

Por falar na decoração e arrumação do espaço, é indispensável ter atenção em relação aos móveis. Mais que bonitos, eles devem ser funcionais, confortáveis e indicados para a idade do seu filho. Afinal, uma cadeira para uma criança menor deve ter uma altura adaptada para que ela seja capaz de alcançar a mesa, por exemplo.

O posicionamento também deve pensar na autonomia, especialmente para crianças menores. Itens como livros ou caixa de materiais, mesmo suspensos, devem estar ao alcance da criança.

 

Crie regras e uma rotina

Tão importante quanto elaborar o ambiente de estudos em casa é garantir que ele seja usado corretamente. Para que isso aconteça, desenvolva algumas regras exclusivas para o uso do local.

Se o ambiente tiver um computador para estudos, por exemplo, deixe claro que, nos momentos de aprendizado, ele só pode ser usado para essa tarefa. Isso significa acessar apenas a plataforma infantil ou fazer pesquisas — nada de jogos ou vídeos não relacionados ao objeto de estudo.

Com as escolhas adequadas, criar um ambiente de estudos em casa fica mais fácil. É importante que toda a família aproveite esse espaço para contribuir com o momento de estudo da criança. Além de garantir um bom acompanhamento da vida escolar e mais participação, é uma solução para melhorar o seu desempenho.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

6 respostas para “Como criar um ambiente de estudos em casa?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *