Ergonomia da cozinha

Uma cozinha deve ser muito bem pensada e planejada para que possa atender a todas as necessidades dos moradores da casa. Apesar de existir medidas consideradas padrão, hoje em dia as cozinhas vêm se adaptando a espaços, ganhando novos equipamentos e participando de outros cômodos.

 

Bancada e armários da cozinha

Se você optar em ter balcões em sua cozinha, a altura mínima é de 0,85cm e pode variar até 105cm do nível do piso. Essa altura deve ser calculada diretamente com base na altura de quem irá utilizar a peça.

Entre o gabinete da pia e os armários da cozinha a distância sugerida é de 0,40cm a 0,70cm, também levando em consideração a altura de quem irá utilizar o ambiente com frequência. A profundidade dos armários varia entre 0,60cm a 0,65cm.

 

Passagens

Para que você possa transitar tranquilamente entre a cozinha, a distância ideal é de 0,60cm. Porém, caso você precise se abaixar neste espaço, a distância mínima é de aproximadamente 0,76cm.

Além disso, existe uma distância mínima para abrir o forno, que varia em torno de 0,90cm. As portas dos armários que ficam na parte inferior da cozinha também devem ser levadas em consideração, com medida variante a 0,80cm.

Fogão

O fogão deve ser instalado preferencialmente próximo a pia, isso facilita na hora de desenvolver as atividades na cozinha. A peça pode ser instalada em conjunto com o forno ou então, se preferir, existe a opção de cooktop mais forno de embutir.

 

Pia

A pia deve ser aplicada sempre em frente a janela ou em alguma área com maior iluminação, para que durante o manuseio e preparo dos alimentos, você tenha uma visibilidade maior. Além disso, também é aconselhável uma iluminação na cor branca, nunca em tons amarelados.

Geladeira

A geladeira ou freezer não devem ser posicionados próximos ao fogão ou parede de fornos. O próprio eletrodoméstico por si só já é aquecido nas laterais, então, mantê-lo longe dos demais que se aquecem é melhor para o desempenho do equipamento e até mesmo na economia de energia. Aconselha-se que a peça seja posicionada no lado oposto ao fogão e fornos ou que haja um intervalo entre eles.

Existem profissionais, como arquitetos, que fazem o projeto de acordo com o tamanho ideal para sua cozinha e que podem contar com a Doutor Resolve para essa elaboração.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

7 respostas para “Ergonomia da cozinha”

  1. Avatar de Edson Junior

    A Instalação Elétrica da Cozinha é a mais complexa por ter a maior quantidade e equipamentos que funcionam por aquecimento.

    http://www.eletricistanodf.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *