Como medir os degraus de uma escada

Se você precisa aplicar ou construir uma escada em alguma ambiente de sua casa ou comércio, fique ligado pois iremos dar dicas valiosas a seguir!

 

Quantos degraus a escada deve ter?

A conta é simples! Antes de começar a planejar uma escada, você precisa medir a altura do espaço onde ela será projetada e dividir por 0,18, isto, porque cada degrau pode ter no máximo 18 centímetros de altura.

Esta medida é definida para que seja confortável usar a escada, para que a ergonomia dos degraus seja bem distribuída.

 

Qual o cumprimento da escada?

 

Para calcular com exatidão, você deve usar o resultada da conta anterior e multiplicar por, no mínimo, 0,28. O piso de um degrau deve ter, no mínimo, este tamanho de medida, pois é um tamanho aproximado que também comporta pés grandes. Confira:

O resultado das somas acima se dá ao tamanho total da escada. Se as medidas forem seguidas, você certamente terá uma escada com degraus bem equilibrados e esteticamente agradáveis também.

 

Patamar

Se a sua escada for precisar de um patamar (área de descanso entre um vão e outro), essa área precisa ter a profundidade igual ou maior à largura de cada lance. Para esta medida, a largura considera mínima é de 80 centímetros, para que se possa ter uma boa circulação.

Para concluir, mais uma dica importante! Na hora de você somar os degraus de sua escada, lembre-se de contar o patamar como um deles. Assim como os demais degraus, essa via de circulação também faz parte da contagem final da escada.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

6 respostas para “Como medir os degraus de uma escada”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *