Você conhece todos os tipos de portas e quais deve usar?

A porta de uma casa ou de um cômodo nem sempre recebe uma atenção especial na hora de construir ou reformar. Acompanhe as dicas que temos e saiba qual a melhor a se usar em cada aplicação.

Porta de abrir

Está porta é super versátil e pode ser usada em qualquer ambiente. Geralmente é mais utilizada para separar um cômodo do outro. São encontradas em madeira, aço ou alumínio, e são ótimas opções para quem quer o tradicional:

 

Porta de correr

Esse tipo de porta geralmente é usado para uma separação mais radical de cômodos, como por exemplo interno e externo. Essas portas são encontradas em vidro, aço ou alumínio.

Geralmente são muito usadas quando o intuito é economizar espaço, elas também servem para dar um ar mais leve ao ambiente, veja:

Portas pivotantes

Embora muito parecida com a porta de abrir, seu diferencial é o eixo de abertura, que não fica rente ao portal. Ele é levemente afastado do canto e quando aberta fica totalmente desencosta da estrutura que a rodeia.

Geralmente são utilizadas como portas principais ou portas de entrada, por ter um ar de requinte e elegância maior.

Portas sanfonadas

Como o próprio noma já diz, as portas sanfonadas tem esse nome pois se assemelham muito ao formato de uma sanfona. Essas portas são ótimas para espaços pequenos, sem contar que seu valor geralmente é bem mais baixo do que os outros modelos.

Porta embutida

Este tipo de porta também é usado quando o assunto é redução de espaço. As portas embutidas são abertas diretamente dentro da parede onde é aplicada, ficando toda escondida para dentro.

Além de não ocuparem espaço para a sua abertura, elas também têm um charme único e dá uma elegância para o ambiente:

Portas articuladas

A porta articulada é aquele modelo onde suas laterais se dobram e ficam recolhidas uma em sequência da outra. Geralmente são usadas também para separar ambiente interno do externo. Uma de suas vantagens é que a passagem fica maior por sua forma de abertura e recolhimento.

Geralmente são mais tradicionais de madeira e também dão um acabamento sofisticado ao seu cômodo, veja abaixo:


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

6 respostas para “Você conhece todos os tipos de portas e quais deve usar?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *