Vergas e contra vergas

Nesta semana o blog da Doutor Resolve, irá tratar de estrutura, ou seja, vamos apresentar uma solução para evitar trincas nos cantos de portas e janelas, contribuindo para a sua segurança e durabilidade da sua construção.

O Engenheiro Leandro Garcia, coordenador da unidade Doutor Resolve Catanduva / SP vai falar sobre Vergas e Contra vergas, fique de olho nas dicas que ele citou aqui em baixo:

http://rotadosconcursos.com.br/questoes-de-concursos/arquitetura/412010

Na execução de uma edificação, seguindo as esquadrias do projeto, não podemos simplesmente deixar os vãos livres, temos de reforçar a estrutura com Vergas e Contra vergas.

  • Representação gráfica sem as vergas e contra vergas.

  • Representação gráfica com as vergas e contra vergas.

Porque utilizar esses elementos

Esses elementos estruturais são fundamentais para a segurança e para evitar trincas e fissuras.

Toda a estrutura recebe esforços de cisalhamento, que nada mais é, do que um esforço cortante, ou seja, existe o peso da estrutura e o esforço natural de qualquer estrutura, onde está carga é aplicada sobre os blocos, onde podem vir a ocorrer as trincas e fissuras de 45º nos vãos, nas esquadrias, portanto há necessidade de executar a contra verga e vergas nas janelas, e as vergas nas portas.

Definição de Vergas

São elementos que são utilizados no caixilho das janelas, no início da abertura dos vãos janelas. Tecnicamente possuem 2 funções, previnem fissuras devido ao momento fletor no centro da estrutura e previnem fissuras de 45º nos cantos, devido ao cisalhamento da estrutura.

Definição de Contra vergas

São elementos utilizados em vãos superiores de janelas e portas. Sua função é reforçar a estrutura nestes vãos para a prevenção de tricas e fissuras.

Segue uma foto de uma construção na cidade de Catanduva, onde foi executado as vergas e contra vergas nos vãos das esquadrias.

Como dimensionar vergas e contra vergas

Calculo prático de acordo com a revista PINI
Considerando uma janela e uma porta com larguras de 1,50 m e 0,90 m, respectivamente, usaremos a seguinte fórmula para medir o comprimento dos vergalhões:

(LV / 2,5) + LV
Sendo que LV = largura do vão. Então:
Vergalhões para a janela = (150/2,5) + 150 = 2,10 m
Vergalhões para a porta = (90/2,5) + 90 = 1,26 m

Serão, portanto, oito vergalhões com 2,10 m de comprimento e quatro com 1,26 m de comprimento. Todos com 6 mm de diâmetro.

Comentários

4 respostas para “Vergas e contra vergas”

  1. Avatar de oneias cezar filho
    oneias cezar filho

    O melhor comentário que achei até agora. Simples, direto e prático, além de preciso. parabéns

  2. Avatar de Lucélia
    Lucélia

    Definição de Contra vergas

    São elementos utilizados em vãos superiores de janelas e portas. Sua função é reforçar a estrutura nestes vãos para a prevenção de tricas e fissuras.

    Não seria nos vãos inferiores?

  3. Avatar de Elifas
    Elifas

    o que fazer quando uma verga de 5m rompe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *