Desperdício na construção civil

Nesta edição do nosso Blog vamos falar sobre um tema muito abordado e que recentemente a discussão e o foco das médias e grandes obras no setor da construção civil. Vamos citar algumas dicas que são fundamentais para reter o desperdício neste setor, que consequentemente traz uma grande redução dos custos. Fique de olho e não perca essas dicas!

O desperdício, ou perda na construção civil, é tema discutido há décadas e que até hoje assombra os resultados das empresas, também é um dos maiores problemas da construção civil. Os prejuízos financeiros existem, as perdas de tempo e dos materiais, e esses dois itens caminham contra a produtividade e sustentabilidade.

O desperdício é não aproveitar ao máximo, não utilizar de forma correta, ou até mesmo a utilização em excesso, isso ocasiona quando não há processos de organização e otimização.

Evitar o desperdício é um dos objetivos de gestão das empresas da construção civil, toda empresa visa a arrecadaç

ão do lucro, planejando de uma forma adequada e evitando o desperdício de tempo e material, consequentemente será revertido em lucro para a empresa. Principalmente em momentos de dificuldades econômicas. Evitar o desperdício deve ser aplicado em qualquer planejamento. Desta forma pode ser aproveitado o valor que seria gasto com materiais que acabariam virando entulhos em manter o mercado da construção mais competitivo financeiramente, e outro ganho seria aplicar métodos sustentáveis, o que veem sendo muito visado e cobrado no setor da construção.

Para evitar o desperdício primeiramente deve ser reconhecido qual é o causador deste problema, para então definir e aplicar ações corretivas. 3 pontos mais abordados são: Tempo perdido; Processos ineficientes; Dificuldade de adotar ações sustentáveis.

Na maioria dos casos o tempo perdido está relacionado à erros de planejamento e a fatores naturais. Para processos ineficientes está relacionado à perda de materiais (que é ligado a 3 etapas concepção, execução e utilização), falha no processo (compra excessiva, sem necessidade e ou falha no processo da compra no quesito cotação e comparação dos valores de mercado), compras emergenciais, acidentes de trabalho, clientes insatisfeitos e até mesmo distrato e processos jurídicos. E a dificuldade de adotar ações sustentáveis é que são pensadas tantas possibilidades para projeto e execução que acabam se esquecendo do acumulo de entulhos e a forma correta do descarte.

Vamos deixar algumas dicas abaixo que podem auxilia-los na redução do desperdício.

  1. Acompanhe seus processos;
  2. Crie indicadores de desperdício;
  3. Invista em novas tecnologias;
  4. Tenha um bom planejamento;
  5. Atenção e cuidados com transporte e armazenagem de materiais e equipamentos;
  6. Contrate mão de obra qualificada;
  7. Invista na sustentabilidade;

https://integrasolucoes.wordpress.com

Este material teve como base o estudo da Sienge sobre desperdício na construção civil, para acessar o conteúdo completo entre no site: https://www.sienge.com.br/

E não perca as nossas dicas semanais.

Comentários

Uma resposta para “Desperdício na construção civil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *