Cimento queimado

Hoje a Doutor Resolve vai mostrar uma matéria importante sobre o passo a passo da aplicação do piso de Cimento Queimado, fique de olho no nosso Blog e não perca!

https://br.pinterest.com/pin/328833210273365324/

Com domínio da técnica de aplicação, profissional consegue criar efeitos decorativos diferenciados em pisos e paredes, o cimento queimado industrializado é uma argamassa para revestir pisos de concreto e paredes de alvenaria que confere acabamento semelhante ao do cimento queimado convencional. Disponível em diversas cores, o produto pode ser aplicado como acabamento em contrapisos internos e externos em ambientes residenciais, comerciais e industriais, além de superfícies verticais, como paredes e fachadas.

A mistura à base de cimento Portland, agregado e aditivos já vem pronta para uso, bastando ser misturada com água, o que facilita sua aplicação. A limpeza do substrato é primordial para a eficiência do produto. O local deve estar totalmente seco, íntegro e livre de qualquer substância que possa prejudicar sua adesão.

Para conferir maior qualidade e controle à etapa de aplicação, o ideal é trabalhar sempre em áreas pequenas de, no máximo, 1,5 m². O produto não deve ser aplicado sob temperaturas inferiores a 15°C ou superiores a 35°C.

Vale lembrar que o cimento queimado pronto deve ser aplicado apenas em estruturas de alvenaria e concreto e jamais em superfícies betuminosas, como asfalto e piche. A aplicação em superfícies cimentícias novas deve respeitar um prazo de cura mínimo de 28 dias. Confira como executar esse tipo de revestimento criando o efeito de pedra.

Ferramentas e EPIs

Colher de pedreiro, desempenadeira, caçamba de tinta, masseira, medidor, borrifador, lixa, rolo de tinta, botas, joelheiras, luvas, máscara, argamassa para regularização de piso e cimento queimado pronto.

Passo 1 – Para que o produto tenha uma boa adesão, é fundamental que o substrato à base de concreto seja rugoso e esteja livre de poeira, graxas e óleos. Com uma vassoura e um pano úmido, faça a limpeza da área onde o produto será aplicado.

Passo 2 – Prepare a argamassa para regularização de pisos misturando o produto com água na proporção indicada pelo fabricante. A massa deve ficar homogênea e com consistência pastosa.

Passo 3 – Com o auxílio da desempenadeira, aplique a argamassa na superfície a ser regularizada.

Passo 4 – Espalhe bem o produto, deixando apenas uma camada bem fina sobre a superfície.

Passo 5 – Espere quatro horas para que o produto seque e lixe a superfície, de modo a eliminar pequenas rebarbas da massa já seca.

Passo 6 – Antes da aplicação do cimento queimado pronto, limpe novamente a superfície, retirando sujeiras grossas e o excesso de pó.

Passo 7 – Misture o cimento queimado pronto com água, seguindo as proporções indicadas pelo fabricante do produto.

Passo 8 – Com o auxílio de uma fita crepe, faça a demarcação dos limites da paginação do piso.

Passo 9 – Antes de iniciar a aplicação, umedeça a base. Esse cuidado evitará que a superfície absorva muito rapidamente a água do produto, dificultando a aplicação.

Passo 10 – Aplique o produto com a desempenadeira em um ângulo de 45° em relação à base, criando uma camada fina para tamponar os poros.

Dica: É recomendável que a aplicação transpasse um pouco o limite da fita nas bordas da paginação, conferindo acabamento mais cuidadoso ao revestimento.

Passo 11 – Durante a aplicação, é possível criar vários efeitos decorativos. Pequenos toques com a desempenadeira, por exemplo, criam relevos na superfície.

Passo 12 – Para criar efeito de pedra, como o exemplo mostrado nesse passo a passo, salpique uma pequena quantidade do pó de cimento queimado pronto branco sobre a área.

Passo 13 – Em seguida, borrife água em cima do pó e desempene a área, criando padrões de mancha em toda a superfície.

Passo 14 – A quantidade de demãos a ser aplicada varia de acordo com o resultado final desejado. Antes de aplicar uma nova demão, no entanto, aguarde pelo menos 50 minutos e recomece o serviço borrifando novamente água sobre a superfície.

Passo 15 – Ao final da aplicação, retire imediatamente as fitas usadas para demarcar o limite da paginação.

Passo 16 – Prepare a resina acrílica, seguindo as instruções do fabricante.

Passo 17 – Espere 48 horas e finalize o serviço aplicando de duas a três demãos de resina acrílica própria para aplicação em pisos sobre a superfície, respeitando o intervalo de, no mínimo, uma hora entre cada demão. Além de impermeabilizar, o produto confere brilho ao acabamento.

ATENÇÃO: A superfície não poderá ter contato com água antes de 72 horas. Em aplicações externas, é recomendado cobrir a área.

Passo 18 – Após 48 horas, no mínimo, o piso estará liberado para trânsito.

Esta matéria foi publicada originalmente no site: http://piniweb.pini.com.br/index.aspx

Fique de olho no nosso Blog e não perca as matérias, estamos mostrando reportagens e acontecimentos importantes no ramo da construção civil e decoração de interiores, especialmente para vocês !!!

Comentários

2 respostas para “Cimento queimado”

  1. Avatar de Alberto Cavalcante Cabral
    Alberto Cavalcante Cabral

    Olá. Vocês saberiam nos explicar por qual motivo um piso de cimento queimado aos moldes antigos ficam úmidos por muitos dias a ponto de formar gotículas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *