Hoje a Doutor Resolve vai mostrar uma matéria importante sobre o passo a passo da aplicação do piso de Cimento Queimado, fique de olho no nosso Blog e não perca!

https://br.pinterest.com/pin/328833210273365324/

Com domínio da técnica de aplicação, profissional consegue criar efeitos decorativos diferenciados em pisos e paredes, o cimento queimado industrializado é uma argamassa para revestir pisos de concreto e paredes de alvenaria que confere acabamento semelhante ao do cimento queimado convencional. Disponível em diversas cores, o produto pode ser aplicado como acabamento em contrapisos internos e externos em ambientes residenciais, comerciais e industriais, além de superfícies verticais, como paredes e fachadas.

A mistura à base de cimento Portland, agregado e aditivos já vem pronta para uso, bastando ser misturada com água, o que facilita sua aplicação. A limpeza do substrato é primordial para a eficiência do produto. O local deve estar totalmente seco, íntegro e livre de qualquer substância que possa prejudicar sua adesão.

Para conferir maior qualidade e controle à etapa de aplicação, o ideal é trabalhar sempre em áreas pequenas de, no máximo, 1,5 m². O produto não deve ser aplicado sob temperaturas inferiores a 15°C ou superiores a 35°C.

Vale lembrar que o cimento queimado pronto deve ser aplicado apenas em estruturas de alvenaria e concreto e jamais em superfícies betuminosas, como asfalto e piche. A aplicação em superfícies cimentícias novas deve respeitar um prazo de cura mínimo de 28 dias. Confira como executar esse tipo de revestimento criando o efeito de pedra.

Ferramentas e EPIs

Colher de pedreiro, desempenadeira, caçamba de tinta, masseira, medidor, borrifador, lixa, rolo de tinta, botas, joelheiras, luvas, máscara, argamassa para regularização de piso e cimento queimado pronto.

Passo 1 – Para que o produto tenha uma boa adesão, é fundamental que o substrato à base de concreto seja rugoso e esteja livre de poeira, graxas e óleos. Com uma vassoura e um pano úmido, faça a limpeza da área onde o produto será aplicado.

Passo 2 – Prepare a argamassa para regularização de pisos misturando o produto com água na proporção indicada pelo fabricante. A massa deve ficar homogênea e com consistência pastosa.

Passo 3 – Com o auxílio da desempenadeira, aplique a argamassa na superfície a ser regularizada.

Passo 4 – Espalhe bem o produto, deixando apenas uma camada bem fina sobre a superfície.

Passo 5 – Espere quatro horas para que o produto seque e lixe a superfície, de modo a eliminar pequenas rebarbas da massa já seca.

Passo 6 – Antes da aplicação do cimento queimado pronto, limpe novamente a superfície, retirando sujeiras grossas e o excesso de pó.

Passo 7 – Misture o cimento queimado pronto com água, seguindo as proporções indicadas pelo fabricante do produto.

Passo 8 – Com o auxílio de uma fita crepe, faça a demarcação dos limites da paginação do piso.

Passo 9 – Antes de iniciar a aplicação, umedeça a base. Esse cuidado evitará que a superfície absorva muito rapidamente a água do produto, dificultando a aplicação.

Passo 10 – Aplique o produto com a desempenadeira em um ângulo de 45° em relação à base, criando uma camada fina para tamponar os poros.

Dica: É recomendável que a aplicação transpasse um pouco o limite da fita nas bordas da paginação, conferindo acabamento mais cuidadoso ao revestimento.

Passo 11 – Durante a aplicação, é possível criar vários efeitos decorativos. Pequenos toques com a desempenadeira, por exemplo, criam relevos na superfície.

Passo 12 – Para criar efeito de pedra, como o exemplo mostrado nesse passo a passo, salpique uma pequena quantidade do pó de cimento queimado pronto branco sobre a área.

Passo 13 – Em seguida, borrife água em cima do pó e desempene a área, criando padrões de mancha em toda a superfície.

Passo 14 – A quantidade de demãos a ser aplicada varia de acordo com o resultado final desejado. Antes de aplicar uma nova demão, no entanto, aguarde pelo menos 50 minutos e recomece o serviço borrifando novamente água sobre a superfície.

Passo 15 – Ao final da aplicação, retire imediatamente as fitas usadas para demarcar o limite da paginação.

Passo 16 – Prepare a resina acrílica, seguindo as instruções do fabricante.

Passo 17 – Espere 48 horas e finalize o serviço aplicando de duas a três demãos de resina acrílica própria para aplicação em pisos sobre a superfície, respeitando o intervalo de, no mínimo, uma hora entre cada demão. Além de impermeabilizar, o produto confere brilho ao acabamento.

ATENÇÃO: A superfície não poderá ter contato com água antes de 72 horas. Em aplicações externas, é recomendado cobrir a área.

Passo 18 – Após 48 horas, no mínimo, o piso estará liberado para trânsito.

Esta matéria foi publicada originalmente no site: http://piniweb.pini.com.br/index.aspx

Fique de olho no nosso Blog e não perca as matérias, estamos mostrando reportagens e acontecimentos importantes no ramo da construção civil e decoração de interiores, especialmente para vocês !!!