Ambientes com tons pastéis

Todo início de ano é divulgado e feito várias seleções de exposições dos destaques que aconteceram no evento Casa Cor, e nesta matéria de hoje a Doutor Resolve vai mostrar alguns destaques de ambientes em tons pasteis que foram expostos durante o ano de 2016. Dotada de menos saturação, a paleta de cores é menos vibrante e possui menos brilho, confira as lindas ideias mostradas no evento Casa Cor 2016 destinados a tons pastéis.

https://br.pinterest.com/pin/452119250066543365/

Com a escolha do Serenity Blue e do Rose Quartz como cores do ano pela Pantone, os tons pastel foram marcantes em 2016. A paleta surgiu na França do século XV com o desenvolvimento da técnica de pintura em giz pastel seco por Jean Perréal. Com menos saturação, as cores pastel são menos vibrantes e possuem menos brilho, mas nem sempre são claras. Costumam transmitir ao ambiente uma sensação de paz e calma, além de torná-lo mais elegante.

Na Casa Cor Brasília 2016, Débora Brayner, que assinou o espaço nomeado como Flat Terracota, escolheu os tons pastel como predominantes na composição de um espaço delicado e feminino. “O tom pastel é atemporal, sofisticado e deixa qualquer espaço convidativo e aconchegante”, comenta a profissional, que escolheu objetos pontuais em cores mais intensas para compor o décor. Suave e amena, essa tonalidade é geralmente associada a ambientes infantis ou para mulheres, mas a Casa Cor 2016 mostrou como é possível utilizá-la em projetos sofisticados e versáteis.

No espaço que vamos mostra abaixo a Casa Cor São Paulo 2016, ele foi nomeado como Living da Praia exposto pelo Arquiteto David Bastos. O branco predominante só concede licença a outros tons suaves, como rosa e o blue serenity do armário da cozinha, que abriga as cerâmicas do Studio Heloísa Galvão. Ao centro, a mesa de aço escovado convoca o estilo industrial, desenhada pelo arquiteto para a Mekal. Já o estar reforça a proximidade de elementos naturais na palha de dendê da cortina, no tapete de algodão e nos sofás em linho.

No espaço a baixo pensado por Roberto Migotto, nomeado como Tributo aos 30, na mostra de São Paulo 2016. Três décadas de CASA COR e o mesmo tempo de carreira do arquiteto são celebrados no espaço que remete aos anos 1930. Mais precisamente, época do designer francês Jean Michel Frank e mesmo do artista Salvador Dalí, autor de uma cadeira presente no espaço. Com o sócio Ricardo Minelli, Minotto trabalhou tons de nude, especialmente nas paredes revestidas de pergaminho. Algumas delas também exibem obras da dupla EMME2.

No espaço de Fátima Mesquita e Márcia Albiéri, em Goiáis de 2016 chamado de Living, uma das paredes foi inteiramente descascada para revelar a beleza do tijolo. Metais, madeira e couro trazem uma pegada natural, assim como o linho aplicado em outras paredes. A iluminação natural é potencializada pela bay window.

Também no espaço de Goiás, Ana Maria Miller no Espaço da Jovem Empreendedora. O mix de madeira, laca, tecidos diversos e metais cria uma atmosfera contemporânea. Um painel de madeira criado pela arquiteta abraça o ambiente e exerce a função de divisória dos ambientes. A luminária Big Bang, do designer italiano Enrico Franzolini, é apresentada pela primeira vez no País. Outro lançamento é o revestimento de parede da linha Pixel by Fernanda Marques, que destaca a volumetria óptica, além do porcelanato aplicado ao piso com estampa em mármore Calacata.

Movie Living por Lana Débora no espaço Casa Cor Paraíba 2016, trouxe o conceito que é valorizar a relação familiar em um amplo lugar de convivência que pode receber uma conversa, a brincadeira das crianças, uma noite de filmes. Os tons neutros predominam e contribuem para a luminosidade.

Mariela Romano em Casa Cor Goiás 2016 no espaço Loft Fazenda. A profissional integrou home Office, estar e varanda, inspirada no conforto das casas de fazenda. A meio caminho do rústico e do requintado, aposta na escultura em aço corten e na estante com nichos assimétricos, desenhada por ela própria. No piso, o porcelanato claro.

O espaço Varanda Gourmet Carioca da Silvana Albuquerque. Tem como conceito a beleza e a alegria do Rio inspiram essa ambientação leve, iluminada e repleta de peças de design. A madeira de demolição se faz presente, mas o uso do revestimento 3D na parede e os tons elegantes como off white e azul vêm para equilibrar o estilo, entre o rústico e o moderno. Outro detalhe atual são as luminárias em latão escovado.

Na Casa Cor Góias 2016 por Meire Santos foi nomeado como: Lounge 20…30… O banco M. Santos é a peça-chave, em diálogo com a escultura iluminada em cobre do artista brasileiro Gianotti.

Living dos Amigos é o nome do espaço por Alexandra Tobler no evento em São Paulo 2016. Este oásis urbano traz referências ao estilo escandinavo, evidentes nos tons pastéis. Eles se combinam às memórias afetivas presentes em brinquedos garimpados em brechós. A natureza também tem papel central para deixar o ambiente acolhedor, presente na parede verde de suculentas e no lustre de cristal de rocha.

Estúdio Jabuticaba no evento Casa Cor São Paulo 2016, foi um dos destaques de Nildo José. O banco multifuncional de concreto contorna o espaço e é peça-chave do loft de 43m2. Ele faz as vezes de chapelaria, aparador, prateleira, apoio da lenha da lareira e banco da mesa de jantar. A sensação de continuidade e amplitude vem do uso de madeira canadense no piso sem rodapés e nas paredes. E o nome do espaço vem da jabuticabeira presente na sala.

Cinema em Casa do evento de São Paulo 2016, por Bruno Gap. Além de ver filmes, é possível reunir amigos para jogar na mesa de jantar, preparar algum prato na minicozinha ou simplesmente conversar, já que o tema de CASA COR este ano é celebrar. O estilo tem influência escandinava, presente nas cores luminosas e no sofá desenhado pelo arquiteto.

Esta matéria foi originalmente publicada em: http://casacor.abril.com.br

Entre estas e outras dicas a Doutor Resolve vai te mostrando e te deixando antenado nos assuntos e tendências da decoração de ambientes.


por

Tags:

Comentários

3 respostas para “Ambientes com tons pastéis”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *