Piso de cimento queimado.

Nesta semana a Doutor Resolve irá te mostrar alguns ambientes com cimento queimado e este piso de cimento queimado é super pratico, e tem um excelente custo-benefício, para fazê-lo embora pareça simples, todo processo deve seguir um passo a passo cuidadoso, onde o acabamento cimentício pode ser aplicado tanto em bases recém-executadas quanto sobre o contrapiso já existente.

b0047090d1e107b57d78e547db465c90

https://br.pinterest.com/pin/362750944965454628/

Vamos colocar um breve Passo a passo:

  1. Para bases existentes a primeira medida é a limpeza, livrando o contrapiso de gorduras, produtos químicos e pó.
  2. Em seguida, a superfície deve receber uma nata de cimento comum, adesivo PVA e água (traço 1:0,25:5 em volume). É fundamental que o contrapiso seja poroso e a aplicação do acabamento ocorra antes da secagem da nata. A massa do cimento queimado aqui é úmida: a mistura adicionada de água deve ter consistência de pasta homogênea.
  3. Feito o lançamento, passa-se à regularização com desempenadeira.
  4. Em ambas as situações, a recomendação é que a espessura do acabamento não ultrapasse de 2 a 3 mm.
  5. O processo de cura precisa ser úmido, ou seja, é necessário prever um anteparo para a incidência dos raios solares e ventos durante as primeiras 72 horas após o lançamento.
  6. Em seguida, por mais quatro dias, a superfície deve ser umedecida a cada 8 horas.
  7. A superfície deve ganhar cobertura de manta geotêxtil ou sacos de estopa.

É fundamental que o contrapiso seja poroso e a aplicação do acabamento ocorra antes da secagem da nata. A massa do cimento queimado aqui é úmida: a mistura adicionada de água deve ter consistência de pasta homogênea. Feito o lançamento, passa-se à regularização com desempenadeira

e8cc527dc6ffc3bea77f5c5ed31ac38a

https://br.pinterest.com/pin/501940320950184410/

Trincas – Para minimizar o aparecimento de fissuras, o recurso principal é a aplicação de juntas de dilatação, de maneira a formar panos de seção quadrada, com dimensões entre 1,5 m e 2 m. Após a conclusão, as juntas são praticamente imperceptíveis, formando uma malha quadriculada de pequenas linhas discretas no piso. As juntas, preferencialmente de material plástico, são inseridas na base, deixando-se de 2 a 3 mm acima desta. Outra junta indicada são os ladrilhos hidráulicos, que podem ser aplicados formando quadros ou molduras.

Também deve ser dada atenção às condições climáticas no dia da execução do acabamento. Umidade relativa do ar abaixo de 40% e temperatura acima de 25ºC aumentam a probabilidade de aparecimento de trincas superficiais.

Desprendimento do acabamento – Também pode ocorrer o destacamento da camada de acabamento da base em argamassa. Evita-se o problema, respeitando as regras de aplicação do cimento queimado sobre a base recém-executada e, no caso de bases existentes, com a aplicação da nata de cimento como ponte de aderência. As bases devem ter o tempo de até seis horas para o lançamento da mistura seca. Base e acabamento devem curar juntas

Manchas – Como a utilização de cimento queimado resulta em um piso monolítico, formado por grandes panos sem rejuntes, é recomendável ter cuidado com a formação de fissuras. Também pode ocorrer variação na coloração do piso que, em excesso, adquire o aspecto de superfície manchada em vez da aparência natural rústica esperada para o material. Em todo corpo que contém cimento, a tonalidade vai variar em função do tempo de secagem. Áreas que curam mais rápido tendem a ficar mais claras, enquanto aquelas que demoram mais para secar assumem tons mais escuros. Em superfícies muito grandes, não há como unificar o processo de secagem, por isso surgem as diferenças de tonalidade e é isso que é o grande diferencial do piso.

1da144fa4fd5a90be1df6518c97749c8

https://br.pinterest.com/pin/216735800797318811/

Cimento queimado branco – O piso feito com cimento queimado branco é um dos únicos com maior regularidade de cor. Mas é importante diferenciar essa característica natural da solução de manchas (ou esbranquiçamento) causada pela umidade proveniente do solo. A prevenção dessa patologia,  envolve a execução de camada drenante em brita e adição de impermeabilizante à argamassa de regularização, sempre que a base for lançada diretamente sobre o solo.

22c22c1f865b0fc81d3a3fd76fdb425a

https://br.pinterest.com/pin/512917845040801095/

Acabamento e manutenção – Para dar proteção adicional à superfície do piso de cimento queimado, é recomendado a aplicação de camada de resina acrílica à base de solvente e impermeabilizante para proteger o piso da ação da água. Para a manutenção, o ideal é aplicar cera incolor regularmente. Fique de olho em nosso blog e não perca as próximas postagens.

 

Comentários

3 respostas para “Piso de cimento queimado.”

  1. Avatar de André Gomes dos Santos
    André Gomes dos Santos

    Boa tarde, tenho um estabelecimento comercial e pedi pra fazerem pisos de cimento queimado.
    O piso era porcelanato e não foi feito contrapiso. Agora está esfarelado todo o cimento.

    Como fazer , só destruindo tudo ou picotando tudo e fazendo o contrapiso ou ainda aplicar Bianco?

  2. Avatar de Alba Eudoxia Castro Lins Bezerra
    Alba Eudoxia Castro Lins Bezerra

    Fiz um piso em cimento queimado desses bem normais. Está com cinco dias, e ainda não secou totalmente. Preciso saber se isso pode acontecer? No piso fica aparecendo água, preciso de uma resposta se isso é normal.

  3. Avatar de Edson Junior
    Edson Junior

    Ainda é muito utilizado esse piso
    Eletricista DF 24 Horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *