Revestimento com pastilhas.

Há um bom tempo as pastilhas de revestimento ficaram populares entre os brasileiros e podem ser encontradas em todos os tipos de imóveis, dos comerciais às residências, e hoje a Doutor Resolve irá te mostrar como fazer uma aplicação desse revestimento corretamente.

14814c5443249e65489badb02a8224b0

 

Em sua fabricação, as placas de vidro são cortadas em pequenos quadrados, em seguida o vidro é esmaltado e vai para um forno numa temperatura de 800 graus. Por fim, é separado em placas, disponíveis em diversas cores no mercado.

Uma das vantagens deste tipo de revestimento é a praticidade para limpeza, a beleza, o custo-benefício para o cliente e também rápida entrega devido sua facilidade em aplicação.

pastilha 1

Materiais necessários:

Pastilhas de vidro em placas de 30×30 cm que poderão ser:
Pastilhas unidas por papel;
Pastilhas unidas por ponto de cola;

Para calcular a quantidade necessária, basta multiplicar o metro do local de aplicação por 11, onde o resultado obtido equivalerá a quantidade de placas necessárias.

Argamassa;

Para calcular a quantidade necessária, basta multiplicar o metro do local de aplicação por 5, onde o resultado obtido equivalerá ao kg de argamassa necessário.

 Água;

Recomenda-se aproximadamente 2 litros para cada 20 kg de argamassa.

pastilha 2

Ferramentas necessárias:

Máscara de proteção;

Luvas de borracha;

Martelo de borracha;

Esponja macia;

Desempenadeira dentada;

Desempenadeira lisa;

Selador;

Panos;

Produto de limpeza.

Antes de iniciar a aplicação, deve-se observar:

Se a superfície está bem rebocada (sem cimento, umidade, manchas, restos de pó e bolor) e perfeitamente limpa;
Se existem problemas de nível, impermeabilização, fissuras e caimento, os quais devem ser corrigidos em até 72 horas antes da aplicação;
E certificar-se também que os materiais, tanto a pastilha como a cola, estejam em temperatura ambiente.

No momento da aplicação, alguns cuidados devem ser tomados também:

 Ao instalar pastilhas de vidro juntamente com azulejos, por exemplo, deve-se ficar atento para o nivelamento das peças. Uma boa dica é assentar os azulejos primeiro, e depois colocar as pastilhas de vidro, ajustando-as na altura dos revestimentos com a argamassa.
Para verificar o nivelamento das placas, use uma régua de alumínio.
Outro detalhe importante é escolher a cor da argamassa que será utilizada. Como as pastilhas de vidro são translúcidas, recomenda-se argamassas claras se forem usadas pastilhas de cores claras e argamassas escuras para pastilhas de cores escuras. No caso de argamassa tradicional, opte pelo cimento branco.

1º Passo – Preparação da argamassa

Em um recipiente de plástico ou metal limpo e seco, misture a argamassa em pó com água limpa até formar uma massa pastosa, firme e homogênea.

Deixe a massa descansar por 10 minutos. Depois, misture novamente.

pastilha 4

2º Passo – Aplicação da argamassa

Espalhe argamassa sobre a superfície com o lado  liso da desempenadeira. Passe o lado dentado   para formar riscos horizontais. Para pastilhas   unidas por papel, aplique argamassa também no   verso delas. Para pastilhas unidas por ponto de   cola, não há necessidade.

pastilha 5

 

3º Passo – Assentamento da pastilha

Coloque a placa de pastilha na posição final, batendo levemente com martelo de borracha sobre um pedaço de madeira na placa. Em seguida assente placa a placa sem deixar juntar uma na outra.

pastilha 6

4º Passo – Remoção de papel (quando houver)

Esta etapa aplica-se apenas para pastilhas unidas   por papel. Espere 3 horas após o assentamento.   Com uma brocha umedecida, molhe o papel até   que a água seja absorvida. Na sequência, retire o   papel com a mão e a cola com uma colher.

pastilha 7

 

5º Passo – Rejunte

Com a desempenadeira, rejunte as pastilhas assentadas com a própria argamassa.

6º Passo – Retoques

Se necessário, retoque as superfícies das juntas utilizando uma desempenadeira de borracha e a própria argamassa.

pastilha 8

7º Passo – Retirada de excessos

Quando a argamassa estiver firme, limpe a superfície com movimentos circulares usando esponja umedecida.

Remova o excesso do rejunte para evitar aderência do produto na peça. Repita até que as juntas fiquem lisas e no mesmo nível das bordas da cerâmica. Após 12h, limpe as peças com pano levemente úmido.

pastilha 9

8º Passo – Limpeza e proteção

Após 7 dias do rejuntamento, utilize limpadores   próprios para este revestimento. Depois da   limpeza final, aguarde secagem completa do   rejuntamento e use selador para proteger a   superfície de umidade, manchas de bolor, fungos,   óleos e sujeiras.

pastilha 10

Com diferentes cores e formatos, as pastilhas de vidro são uma alternativa interessante para a decoração de pisos e paredes, especialmente no banheiro.

Uma das vantagens desse material é que ele não perde a cor e o brilho com o passar o tempo, e como não retêm sujeira, pode ser limpo com água e sabão comum.

As pastilhas de vidro também são resistentes ao calor, o que reduz a possibilidade de trincarem devido à dilatação.

E com tantos benefícios, trata-se de um material mais caro do que outros tipos de revestimento, exigindo mão de obra qualificada para sua instalação.

 

Referências:

NEGÓCIOS, Equipe Pequenas empresas e grandes. Acabamento com pastilhas é tendência na construção civil. Site oficial da Globo.com. Disponível em: < http://pegntv.globo.com/Jornalismo/PEGN/0,,MUL1591009-17958,00-ACABAMENTO+COM+PASTILHAS+E+TENDENCIA+NA+CONSTRUCAO+CIVIL.html>Acesso dia 26/07/2016 às 14:00.

FAMASTIL, Equipe. Cuidados aos instalar pastilhas de vidro. Blog oficial Famastil. Disponível em: <http://www.famastiltaurus.com/blog/faca-voce-mesmo-cuidados-aos-instalar-pastilhas-de-vidro-post-213.html> Acesso dia 26/07/2016 às 15:00.

MERLIN, Equipe Leroy. Como aplicar pastilhas de vidro com argamassa. Site oficial da Leroy Merlin. Disponível em: <http://www.leroymerlin.com.br/faca-voce-mesmo/como-aplicar-pastilhas-de-vidro-com-argamassa> Acesso dia 26/07/2016 às 16:00.

Fique de olho em nosso Blog, que a cada semana traremos postagens quentinhas e maravilhosas para vocês.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Uma resposta para “Revestimento com pastilhas.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *