Cuidados que devem ser tomados na instalação de pisos Intertravados de concreto

Hoje a Doutor Resolve vai te mostrar os cuidados que devem ser tomados na hora da instalação do piso Inter travado de concreto, a revista equipe de obra nos mostrou esta matéria e acreditamos que vale apena conferir, afinal está sendo muito utilizado este tipo de pavimentação, e nesta matéria você vai conhecer as características técnicas dos pavers e as diferentes formas de empregá-los, não perca!

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Muitas calçadas, pátios, estacionamentos e áreas externas de condomínios são revestidos com bloquinhos de concreto, os bloquetes. Também são conhecidos como pavers (pronuncia-se “pêivers”) ou pavimentos drenantes, porque são assentados diretamente sobre o solo ou areia e podem, assim, deixar infiltrar a água de chuva em vez de jogá-la para os bueiros, galerias e córregos, auxiliando também na drenagem da água da chuva evitando poças de água, e ajuda muito a evitar alagamentos, porque o solo pode absorver boa parte da água. Esse pavimento também é bom porque podemos retirar os blocos, consertar tubulações enterradas e depois recolocar as peças sem quebra-quebra.

Os pavimentos de concreto intertravado são compostos de peças pré- -moldadas que não utilizam rejunte e são assentadas diretamente sobre um colchão de areia. Esse sistema facilita a drenagem da água e, portanto, aparece como uma boa opção para a redução de impactos das chuvas, colaborando para a diminuição de superfícies impermeabilizadas e diminuindo o escoamento superficial. Além do cinza, a cor natural do concreto, você pode encontrar bloquetes nas cores terracota, vermelho, cinza-escuro, camurça e amarelo. Onde também temos a possibilidade de fazer uma paginação de piso diferente e descontraída com as cores.

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Os bloquinhos são vendidos pelas empresas por metro quadrado e estocados sobre paletes de madeira ou cintados. São oferecidos em diversos formatos, cores e modulações, com espessuras que vão de 6 cm a 10 cm, de acordo com a aplicação. As características das peças de concreto intertravado variam de acordo com o tipo de tráfego que o pavimento comportará.

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Para tráfego de pedestres, ciclovias ou ruas internas de condomínios, por exemplo, podem ser utilizados blocos com 40 mm e 35 MPa de resistência. Já para uso em vias com tráfego mais intenso e de veículos maiores, são recomendados os blocos de 50 MPa. A resistência do material também muda conforme o tipo de tráfego sobre o pavimento. Todos esses pisos devem atender a uma resistência mínima de compressão de 35 MPa para a circulação de veículos leves e de 50 MPa para veículos pesados.

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Os pavers são produzidos para atingir alta resistência à compressão (35 MPa a 50 MPa), igual ou maior que das estruturas dos edifícios. Quando o arquiteto ou engenheiro projeta o piso, ele determina qual o tamanho mais adequado para utilizar, qual a espessura das camadas de sub-base e subleito, justamente para suportar as cargas, não afundar e não quebrar.

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Obrigatoriamente, devem-se executar contenções laterais para evitar o deslizamento dos blocos. Ao limpar o piso, deve-se tomar cuidado se for usar máquina de hidro jateamento. O jato muito forte nas juntas entre os blocos pode retirar a areia que serve de rejunte e soltar peças. A realização de reparos e manutenção em pisos Intertravados é facilitada, pois as peças podem ser retiradas e recolocadas sem a necessidade de quebras e geração de resíduos sólidos.

NORMAS TÉCNICAS
NBR 15.115:2004 – Agregados Reciclados de Resíduos Sólidos da Construção Civil – Execução de Camadas de Pavimentação – Procedimentos

NBR 12.752:1992 – Execução de Reforço do Subleito de uma Via – Procedimento

NBR 11.798:2012 – Materiais para Base de Solo-Cimento – Requisitos

NBR 11.803:2013 – Materiais para Base ou Sub-Base de Brita Graduada Tratada com Cimento – Requisitos

NBR 11.806:1991 – Materiais para Sub-Base ou Base de Brita Graduada – Especificação

NBR 11.804:1991 – Materiais para Sub-Base ou Base de Pavimentos Estabilizados Granulometricamente – Especificação

NBR 15.953: 2011 – Pavimento Intertravado com Peças de Concreto – Execução

NBR 9.781: 2013 – Peças de Concreto para Pavimentação – Especificação e Métodos de Ensaio

NBR 12.307: 1991 – Regularização do Subleito – Procedimento

CHECKLIST
– Busque fornecedores certificados e que atendam às normas técnicas

– Caso a empresa não tenha certificação, realize ensaios para testar as características do material

– Negocie com o fabricante a entrega em paletes plastificados, pois isso agiliza a descarga e evita choques mecânicos

– Se necessário, armazene as peças em local plano, seco e próximo ao local de uso

– É recomendável conciliar o ritmo de recebimento do material com a velocidade de assentamento, evitando deixar as peças paletizadas por muito tempo

– Antes do assentamento, verifique se as peças já atingiram no mínimo 80% da resistência especificada, pois embora a idade de referência para controle da resistência seja de 28 dias, as peças normalmente são entregues quatro ou cinco dias após sua produção

– Na hora da execução, fique atento às recomendações do projeto e às orientações da NBR 15.953

BOAS PRÁTICAS DE EXECUÇÃO

Nivelamento da base

Com o solo previamente regularizado e compactado, faça o nivelamento inicial com bica corrida em toda área a ser pavimentada. Com uma enxada, espalhe bem para que nenhuma área fique desnivelada.

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Referência e caimento

Em seguida, faça as medições e tire os pontos de referência conforme os caimentos necessários. O próprio bloco pode servir de ponto. Faça isso em toda a área que será pavimentada.

imagem 03 referencia de caimento

 

Espalhamento do pedrisco

A base para receber as peças deve ser preparada com pedrisco limpo. Primeiro, espalhe todo o pedrisco com uma enxada. Cuidado para não cobrir ou danificar os pontos de referência. De acordo com os pontos posicionados inicialmente, faça o sarrafeamento do pedrisco com uma régua (foto).

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 Colocação das peças

Depois que a base estiver totalmente nivelada, comece a organizar as peças no chão. Inicie pelo bloqueio, que pode ser uma guia, um muro ou algo onde o bloco possa ser contido. Nesta etapa, utilize uma linha de pedreiro para manter o nivelamento. Siga com o encaixe dos blocos. Neste caso, o encaixe foi feito no modo espinha de peixe, que é mais indicado para o tráfego de automóveis.

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Arremates

Quando a execução chegar no outro canto, será preciso fazer os arremates. Para isso, marque, com um lápis, o tamanho necessário do bloco.

imagem 06 arremates

Guilhotina
Com uma guilhotina de pressão, corte o piso com cuidado para dar o encaixe.

imagem 07 guilhotina

 

Encaixe
Com o cabo da marreta, encaixe o bloco cortado. Realize os demais arremates até ficar dessa forma (foto).

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Rejuntamento
Depois de finalizar os arremates, faça o rejuntamento com areia média lavada. Não é usado cimento, apenas areia. Jogue-a sobre o pavimento e depois, com uma vassoura, espalhe-a por toda a área a fim de preencher os espaços entre os blocos.

imagem 09 rejuntamento

Compactação

Por fim, utilize um rolo compactador para fazer o travamento do piso. Passe-o por todo o pavimento em movimentos de vai e vem. Depois de travá-lo, a execução está finalizada e já pode receber tráfego de veículos.

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DESENHO E TIPOS DE PAGINAÇÃO

modelos de pisos

Os blocos possuem vários tamanhos, formatos e maneiras de assentamento. Voce^pode fazer o pavimento de diversas formas (paginação): junta corrida, em dama ou junta amarrada. Se no local passarem automóveis, caminhões de peixe a 90° ou 45° em relação ao sentido do tráfego.

Um dos mais tradicionais blocos de concreto é o retangular, que é chamado de tijolinho. Para executar 1 m², utilizam- se 50 peças desse tipo. Já com o bloco de 16 faces, são necessárias apenas 40 peças, o que gera economia. Este pavimento é versátil e pode ser executado, geralmente, em três Layouts diferentes: amarração, dama e espinha de peixe. É importante seguir o projeto de pavimentação, que irá definir as espessuras das camadas de base e a espessura das peças de concreto. A instalação também deve ser orientada pela NBR 15.953. Os principais cuidados estipulados pela norma são a verificação da base, que deve estar compactada, e sua espessura; a execução da camada de assentamento em relação ao material utilizado e sua espessura; o correto alinhamento inicial na partida do assentamento das peças; e a prévia execução das contenções, tanto externas como internas, que garantirão o intertravamento das peças.

Link de acesso da matéria na revista digital equipe de obra: http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/66/artigo301527-1.aspx

Fiquei de olho em nosso Blog, sempre trazemos notícias e matérias superinteressantes.


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Comentários

6 respostas para “Cuidados que devem ser tomados na instalação de pisos Intertravados de concreto”

  1. Avatar de Deolindo F Pinto
    Deolindo F Pinto

    Tenho casa em um Loteamento tipo condominio, o lençol freatico é umido no inverno se cavar 60 cm ja encontramos agua, temos inumeros minadouros e o loteamento fica todo enxarcado época de chuvas, passa muitos caminhões de areia em torno de 15 a 25 ton , entrega de materiais de construção, vimos muitas depressões no solo, podemos pavimentar com bloquete?

  2. Avatar de MARCOS PEREIRA DA SILVA
    MARCOS PEREIRA DA SILVA

    Eu posso assentar os bloquetes de concreto direto na massa de cimento?

    1. Avatar de Mariusoterrivel

      O problema é que não conheço uma sequer empresa de colocação desses PAV’s que não afunde o negócio depois de alguns anos de uso desse tipo de piso. Eu instalo com pedrusco nas juntas e só depois vai areia. Têm vez que nivelo a base tão bem que nem areia vai,só o pedrisco. E os colchetes de cimento e areua nas bordas.

  3. Avatar de JOSÉ MIGUEL LOPES VIANA
    JOSÉ MIGUEL LOPES VIANA

    Não foi dito qual o espaçamento mínimo entre os pavers de (10x20x6)cm ba hira do assentamento

  4. Avatar de André
    André

    Por que meu bloquetes estão com luminesense com aquele aspecto de lodo mais branquiçado sabe a forma de retirar e por que acontece isso

  5. Avatar de Edson Junior
    Edson Junior

    A Instalação de piso esta modernizada
    Eletricista DF 24 Horas

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