Instalações e tubulações em PEX.

Hoje a Doutor Resolve vai mostrar um tipo de tubulação que está no mercado há algum tempo e ainda é pouco conhecido pelos brasileiros, o PEX, hoje ele já pode ser utilizado tanto para instalações de água fria quanto também para águas quentes, fique de olho nesta matéria.

01

Há algumas décadas a tubulação de água dos edifícios era feita em ferro fundido, cobre e outros metais. Com o passar do tempo, por questões de manutenção e durabilidade, esses materiais deram lugar ao PVC e ao CPVC até que esse fosse matéria prima quase absoluta de tubulações hidros sanitárias domésticas.

O PVC é um material abundante no mercado, impermeável e também resistente, e que tem preço acessível e é relativamente fácil de ser instalado. Para tanto, existem dezenas de tipos de conexões para adaptar-se as condições de projeto. Entretanto, tem baixa resistência e altas pressões e utiliza cola para união entre tubo e as pelas conectoras.

Muitas vezes, quanto um material é muito utilizado e exposto no mercado, o consumidor não enxerga ou dispõe facilmente de outras alternativas, o que é ruim para os fabricantes desses outros produtos, que muitas vezes são os mesmos do popular e também para o consumidor que deixa de conhecer vantagens de outros produtos.

Com o crescimento da utilização do gesso acartonado como vedação, as paredes ficaram mais finas, complicando um pouco a instalação hidráulica. Assim, os principais fabricantes de tubo de PVC desenvolveram uma linha alternativa para tubulação de água fria e quente: o PEX.

Trata-se de um material fabricado em polietileno reticulado. Suas uniões são feitas através de conexões metálicas, é resistente a altas pressões e temperaturas. Apresenta baixa condutividade térmica e resistente a altas pressões e temperaturas. Apresenta baixa condutividade térmica e resistência ao impacto. Não sofre corrosão, não necessita de juntas de dilatação para instalações em água quente e a tubulação é flexível.

02

As principais vantagens do PEX são:

  • Tubulação maleável. A capacidade de fazer curvas com a mangueira do PEX permite utilizar menos conexões, como joelhos e cotovelos, evitando o risco de vazamento. Além de ser melhor trajeto, para a água, isso reduz em até dez vezes o tempo médio de instalação em relação ao sistema convencional de PVC.
  • Facilidade de instalação, pois permite manuseio rápido e instalações ponto a ponto.
  • Durabilidade de 50 anos.
  • Utilização de bitolas menores, se comparando a sistemas convencionais de instalações hidráulicas (PPR, CPVC e PVC).
  • Instalação que permite fácil manutenção e redução de entulho já que não necessita de quebra de parede.
  • Leveza que facilita o transporte das bobinas assim como estocagem.
  • Diminuição do desperdício durante instalação.
  • Redução no número de conexões.
  • Alta resistência química de conexões.
  • Baixa perda de calor.
  • Compatibilidade com vários métodos construtivos (drywall, alvenaria convencional e estrutural). Indicarmos o seu uso para sistemas de drywall.

03

Grandes construtoras, por já terem adotado o dryall em parede internas, já vem utilizando largamente o sistema PEX e com ele vem surgindo também outras alternativas ao quebra-quebra da obra, mesmo quando se utiliza alvenaria.

Neta imagem abaixo podemos entender um pouco mais sobre a flexibilidade da utilização do PEX:

04

Para facilitar a manutenção de tubulação de água e esgoto, os edifícios normalmente constroem Shafts, ou seja, colunas onde os tubos passam juntos e assim facilmente identificados e sofrerem a devida manutenção. Aqueles que moram em apartamento provavelmente tem um ressalto na parede do banheiro, próximo ao chuveiro. Provavelmente trata-se de um Shaft.

05

O recurso é muito válido e prático e facilita a manutenção das tubulações principais. Contudo, não resolve o problema de manutenção das ramificações da tubulação, como a pia, o lavatório e até mesmo o chuveiro. Alguns profissionais tendem a fazer pequenos shaft (bonecas) que sobressaem-se da parede, a fim de localizar melhor o tubo quando necessário, mas o que não resolve o problema da demolição. Para essa situações, existem no mercado soluções pontuais para esses casos. Encontramos um kit industrializado que contém algumas peças que evitam o quebra-quebra na hora da manutenção dos pontos.

Um dos métodos é o da carenagem. Pode-se dizer que o nome embora diferente, traduz um conceito já utilizado nas instalações elétricas aparentes (ou sistema X). Neste caso, assim como na elétrica, o tubo de água ou esgoto é passado externo a parede, a carenagem dos tubos consiste em esconder as tubulações através de peças plásticas ou metálicas descartáveis como na foto abaixo:

06

A peça é resistente e discreta, na maioria dos casos vai ser camuflada por um armário embutido. Repare que é possível com uma peça ocultar tanto a tubulação de água quanto a de esgoto. Existem no mercado diversos tamanhos de peças de carenagem. Outro sistema interessante é o de chassis. Eles são peças metálicas embutidas na alvenaria, que abrigam postos-chave das tubulações. Algo como as caixas de passagem nos sistemas elétricos. Abaixo temos a foto do chassi esgoto:

07

O Chassi Esgoto é desenvolvido a partir de estruturas metálicas ou plásticas que posicionam e sustentam a passagem das tubulações de esgoto e hidráulica. Essa estrutura metálica é feita em aço galvanizado, acompanhando tubulações de esgotos em PCV, passantes plásticos para tubulação PEX e carenagem plástica para acabamento.

08

Há também o chassi chuveiro. Estruturado também em aço ou plástico, eles posicionam e sustenta, os registros e o ponto de chuveiro. Esse Chassi é composto por: travessas metálicas; suporte para registros de pressão e de gaveta; e ponto terminal para chuveiro.

Fique sempre de olho em nosso blog para ficar por dentro das atualidades do mercado e para seguir alguns passo-a-passo.

Comentários

21 respostas para “Instalações e tubulações em PEX.”

  1. Avatar de Renan Lopes de Almeida
    Renan Lopes de Almeida

    gostaria de conhecer melhor. este produto e a técnica de instalação.
    parece ser um produto de futuro.

  2. Avatar de luiz augusto
    luiz augusto

    meu amigo estou um problemao, sou tecnico em isntalacoes de ar condicionado, em um servico recente, meu mecanico ao cortar o gesso do banheiro para passarmos a infra do ar acabou por furando uma dessas mangueira de agua,,,,e agora oque que eu faco voceis fazer esse tipo de reparo meu telefone 11 940173232 ZAP

  3. Avatar de José Assunção Pimenta Alves Alves
    José Assunção Pimenta Alves Alves

    Estou precisando de executar um serviço em mangueira flexível de água.
    Em qual telefone posso fazer contato.

  4. Avatar de andre
    andre

    vcs executam instalação de infraestrutura hidráulica de pex?
    como faço para ter um orçamento ?
    tenho um apartamento em reforma com um lavabo cozinha e banheiro com dois chuveiros

  5. Avatar de Fabiana
    Fabiana

    Será que poderiam me ajudar. O cano do meu apartamento furou e está com grande vazamento. Preciso fazer s troca. Fariam um orçamento no local?

  6. Avatar de Vanderlúcia
    Vanderlúcia

    Necessito urgente de alguém que faça manutenção no sistema Pex da minha residência. Eu moro em Florianópolis vcs podem me indicar alguém?

  7. Avatar de Oswaldo Pascarelli Figueiró
    Oswaldo Pascarelli Figueiró

    O problema maior é quando vc precisa encurtar ou aumentar uma tubulação dessa, fica na mão de encanador que te cobra entre 200 e 300 reais pra esse serviço, sem peças.

  8. Avatar de SUELLEN SILVA
    SUELLEN SILVA

    Boa tarde! Meu nome é Suellen, sou de Osasco/SP.
    Meu pedreiro estragou o kit hidráulico ou Chassis de esgoto do meu apartamento e preciso comprar outro e estou com dificuldades em encontrar.
    Podem me ajudar ?
    Ele passa os canos de gás/água/ esgoto, é o da cozinha e tem os furos para instalar maquina de lavar louça tbm…
    Por favor me ajudem!

  9. Avatar de Alex J. Barreto
    Alex J. Barreto

    Conhecem ou podem indicar quem faz reparos em encanamento de água fria PEX?

  10. Avatar de Diego
    Diego

    Preciso de profissional para executar alteração e expansão de tubulação PPR e PEX em apartamento urgente são Paulo capital bairro Pirituba.

    Urgente….

    Favor entrar em contato:
    97100-4193

  11. Avatar de Marcos André de Souza
    Marcos André de Souza

    A onde eu compro este material

  12. Avatar de Paulo
    Paulo

    Bom dia
    Tenho uma fuga num dos tubos pex, não consigo detectar a fuga.
    Gostaria de saber se existe algum produto para reparar essa fissura.

  13. Avatar de Rosmary Catharino Vieira Migliore
    Rosmary Catharino Vieira Migliore

    Bom dia

    Estou com o apartamento do meu filho em reforma, e o encanamento de gás está por fora rente ao shatf na lavanderia, gostaria de subir o registro para mais próximo da parede, mas mantendo fora do shaft, do registro para dentro gostaria de emburti o pex no shatf, tenho como mandar um filme do local pata que possam verificer se é possível

  14. Avatar de Ivan
    Ivan

    Reparo em tubo pex “gaz” foi furado

  15. Avatar de Antonio Carlos
    Antonio Carlos

    Watts 99263 0221 Antonio ,preciso trocar uma pequena parte da mangueira pex, furo próximo da conexão

  16. Avatar de João Carlos Meirelles Rodrigues de Oliveira
    João Carlos Meirelles Rodrigues de Oliveira

    Olá!!

    No meu apartamento o encanemento são essas mangueiras PEX. Estou com uma dessas mangueiras furadas e nenhum encanador encontra a peça correta para fazer a emenda. Você consegue me ajudar?

  17. Avatar de Denise
    Denise

    Preciso de reparo de um furo em tubulação PEX de hidráulica. Moro em São Gonçalo, região metropolitana do Rio. Vcs atendem à região é a esse tipo de problema? Obrigada

  18. Avatar de Claudemir da Silva
    Claudemir da Silva

    Olá,sou prestador de serviço com tubo pex monocamada pra água quente e fria e também tubo pex multicamadas pra gás…elétrica, revestimentos e reformas em geral….caso precisem de mão de obra,entrar em contato pelo telefone 4199107-2904, que terei prazer em entende-los.(Curitiba e região)

  19. Avatar de Mario
    Mario

    Mudança de 1 ponto de agua fria e 1 ponto quente ambos com distância menor que um metro em tubulação Pex em parede em drywall, na área de serviço, prédio Novo, na rua das flechas 484, jardim prudência, são Paulo,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *