Boa iluminação na cozinha

Neste material vamos mostrar alguns exemplos de boa iluminação em cozinhas, venha aprender conosco, a Doutor Resolve te mostrará oito cozinhas bem iluminadas, a usar o tipo certo de lâmpadas e fazer o seu trabalho render.

1

Em locais de trabalho, como cozinhas e lavanderias, a iluminação uniforme evita a fadiga dos olhos. Para bancadas, indicam-se lâmpadas com excelente fidelidade na reprodução de cores (IRC), que atinjam um índice mínimo de 84%. Isso é importante para que você possa identificar as tonalidades exatas dos alimentos na fase de preparo. As incandescentes (entre elas, as dicroicas) são as campeãs nesse quesito. Na seleção da coifa, vale o mesmo tipo de iluminação, mas com lâmpadas mais potentes, a partir de 50 w. Quanto ao pendente sobre mesa de jantar, respeite a distância entre 0,90 e 1 m do tampo. Ao escolher a maioria das luminárias, convém optar por modelos com tampas ou cúpulas removíveis, que facilitam a remoção da gordura.

2

Nesta cozinha acima foi locada as luminárias de forma simétrica no forro. Sobre a área da ilha, foi utilizado iluminação dicroica, a tonalidade e temperatura da lâmpada torna os alimentos mais apetitosos, devido ao alto índice de reprodução de cores, quanto a utilização de iluminação para as bancadas foram adotadas das lâmpadas halopin que trazem um efeito de iluminação difusa sobre a área de trabalho, já nos armários foram utilizadas fitas de xênon em perfil metálico para destacar a mobília.

3

Com um espaço espaçoso para as refeições a cozinha deste apartamento na cidade de São Paulo, deixa os convidados mais à vontade enquanto os moradores preparam a refeição, foi feito um rasgo no gesso com iluminação embutida utilizando a lâmpada T-5 onde esta iluminação pode oferecer ótimos fluxos luminosos e um índice de reprodução de cores incrível. Os pendentes foram colocados para fazer a iluminação direta na bancada e por inteira onde dão um charme especial ao espaço.

4

Nesta imagem acima temos uma iluminação paralela as vigas em uma régua que funciona para a iluminação geral do espaço, onde foram fixadas com cabo de aço, onde pode-se controlar a intensidade da lâmpada halógena modelo palito, em cima da bancada foi utilizado iluminação em spot dicroica.

5

Já neste apartamento acima temos um exemplo diferentes, os arquitetos não quiseram colocar muitas luminárias pelo forro, então optaram por uma luminária só que atende as necessidades do local, deixando assim o ambiente mais calma e sereno, com uma iluminação difusa sobre a mesa de jantar, e na cozinha optaram por luminárias de LED embutidas na parede.

6

Este modelo de cozinha é um pouco diferente do convencional, “geralmente” as cozinhas são todas claras, nesta residência a cozinha tem a laje em concreto aparente o que ultimamente vem sendo muito utilizado e dão um contraste com a régua de spots como iluminação, preso diretamente na laje os spots direcionais trazem um charme para o ambiente, neste caso há outras lumiarias para compor a iluminação do ambiente por inteiro.

7

Este modelo de cozinha é muito comum nos apartamentos de hoje em dia, mais não faltando espaço e conforto para o ambiente, geralmente em ambientes pequenos devemos utilizar mobílias e acessórios claros. Enquanto o espelho em frente as pia traz amplitude os spots embutidos no forro clareiam a área da bancada por completo, dispostas em acima da área de trabalho, enquanto a luminária fluorescente fica centralizada na cozinha com um difusor acrílico para deixar a iluminação difusa.

8

Nesta cozinha gurmet a ideia do Arquiteto era apostar em níveis luminosos para deixar uma atmosfera mais acolhedora, o que é o oposto de uma luz uniforme. Na parede do fundo, a sanca de gesso fica com uma luminária embutida florescente que fica fixada na parte de trás do armário, na parte interior do armário fica fixado as luminárias halógenas que trazem iluminação para a área de trabalho nas bancadas. Agora no balcão ficam dois pendentes com uma iluminação focada. Todo o sistema de iluminação deste apartamento ficam ligados por dimmers que permitem selecionar a cena desejada.

Fique de olho em nosso blog, e a cada semana trazemos uma reportagem especial.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Uma resposta para “Boa iluminação na cozinha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *