Saiba como aplicar rejunte epóxi

A Doutor Resolve Reparos e Reformas vai mostrar hoje como aplicar o rejunte epóxi, produto bicomponente à base de resina, o rejunte epóxi apresenta elevadas resistências química e mecânica, grande impermeabilidade e resistência a manchas e fungos, além de proporcionar acabamento extra liso (impedindo a aderência de sujeira nas juntas).

1 2

Essas características reunidas tornam o produto ideal para áreas ou ambientes que sofram agressões, estejam em contato constante com agentes químicos ou que exijam assepsia. Pode ser aplicado em pisos e paredes de porcelanato, grés, semigrés, revestimentos retificados ou técnicos, mármores e resina, o rejunte epóxi apresenta elevadas resistências química e mecânica, grande impermeabilidade e resistência a manchas e fungos, além de proporcionar acabamento extra liso (impedindo a aderência de sujeira nas juntas). Essas características reunidas tornam o produto ideal para áreas ou ambientes que sofram agressões, estejam em contato constante com agentes químicos ou que exijam assepsia. Pode ser aplicado em pisos e paredes de porcelanato, grés, semigrés, revestimentos retificados ou técnicos, mármores e Rejunte epóxi granitos e em blocos e pastilhas de vidro, desde que as juntas variem de 1 mm a 5 mm, no máximo.

Um dos principais cuidados na sua aplicação, porém, está na hora de preparar a massa. Deve-se separar e pesar os dois componentes em partes iguais, homogeneizando-os separadamente antes de misturá-los por completo. Além de “pesada”, a massa apresenta secagem rápida (e não pode ser removida depois que isso acontece), por isso é altamente recomendável planejar previamente a área de cobertura a ser trabalhada. O ideal é realizar a aplicação sempre em pequenos trechos (de até 1 m², preferencialmente) e limpar a superfície do revestimento em, no máximo, duas horas após o início do serviço.

Vale lembrar que rejuntamentos de cores contrastantes com revestimentos porosos podem provocar manchas na superfície. O ideal é usar cores similares na aplicação ou então proteção especial para os revestimentos. Placas cerâmicas com rugosidades ou com relevos também estão sujeitas ao mesmo problema, devendo ser protegidas com fitas delimitadoras ou ceras especiais.

Vamos seguir o passo a passo disponibilizado no site da Pini (http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/67/artigo304384-3.aspx).

3

Espátula de PVC, espátula metálica, esponja, bloco de espuma, pano, balde com água, óculos, máscara de proteção e limpador de junta.

4

1. Separe os dois componentes em partes iguais.

4

2.  Em uma superfície lisa e limpa, homogeneíze os dois componentes separadamente. O ideal é usar duas espátulas limpas e diferentes para execução dessa tarefa.

5

3. Junte os dois componentes e misture de forma homogênea a massa.

4. Coloque uma pequena quantidade de massa na espátula plástica.

6

5. Certifique-se de que o revestimento tenha sido assentado há pelo menos 72 horas e verifique se as juntas estão bem limpas. Após essa inspeção prévia, aplique a massa diretamente na junta, evitando espalhá-la sobre a superfície do revestimento.

7

Atenção

Durante o serviço, aplique força na espátula para que a massa penetre na profundidade da junta. O produto deve ser aplicado em pequenas áreas, de até 1 m².

6. Com o auxílio da esponja molhada, retire o excesso de massa imediatamente após a sua aplicação;

8

7. Limpe a esponja na água e continue o serviço de limpeza da superfície do revestimento;

9

8. Para facilitar o trabalho de acabamento das juntas, aplique força na esponja;

10

9. Dê sequência à aplicação do rejunte epóxi, sempre seguindo os mesmos cuidados de aplicação e limpeza da superfície a cada pequeno trecho executado.

11

ATENÇÃO

Não deixe de mexer a massa quando for recomeçar o processo de aplicação.

12

10. Após a limpeza com a esponja, a superfície ainda estará impregnada como o produto (como mostra a foto), podendo provocar manchas no revestimento.

11. Utilize um pano seco para retirar o excesso do produto do revestimento.

13

12. Com o bloco de espuma, dê o polimento final no revestimento.

14

13. Após a finalização do serviço, limpe imediatamente todas as ferramentas utilizadas e a superfície lisa sobre a qual a massa foi misturada.

15

Fique sempre de olho em nosso Blog que estamos trazendo notícias e reportagens especiais para vocês.

Comentários

10 respostas para “Saiba como aplicar rejunte epóxi”

  1. Avatar de Anjelo Mario

    Gostaria de saber mais sobre o produto

    1. Avatar de Carlos Alberto Meireles
      Carlos Alberto Meireles

      Aplicando rejunte no box, quantos dias posso esperar para usá-lo?

  2. Avatar de Magda
    Magda

    Vou renovar o rejunte do banheiro da casa que né mudei, o sentido parece cimento puro, todo esburacado, em alguns lugares, nem tem mais rejunte. É prehiisoi retirar o antigo, ou posso aplicar por cima?
    Outra dúvida, posso misturar o produto, aplico em 1m, limpo e utilizo mistura, ou deve ser misturado por etapas?
    Obrigada

  3. Avatar de Bruno Henrique Rodrigues Ferreira
    Bruno Henrique Rodrigues Ferreira

    Ajudou muito obrigado ☺️

  4. Avatar de Edison Barreto santana
    Edison Barreto santana

    Muito obrigado.nao sabia como aplicar o epóxi. Agora já sei da um pouco de trabalho mais fica muito bom e bonito

  5. Avatar de Monica Vieira Mendoncs
    Monica Vieira Mendoncs

    Qual empresa que pode ser contratada para realizar rejunte de epóxi ?

  6. Avatar de Ronaldo Pereira da Silva Souza
    Ronaldo Pereira da Silva Souza

    Gostei muito da orientação,para aplicar o rejunte epóxi, vou utilizar esse procedimento amanhã, espero que de tudo certo, Ok 👌

  7. Avatar de João manaus
    João manaus

    Vou rejuntar piso de granito em Box
    O granito eestá úmido.
    Posso rejuntar úmido ou espero secar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *