Planejamento para uma demolição sustentável

Em tempos de cada vez mais atenção com o meio ambiente, preocupação com meios de produção sustentável que retirem o mínimo possível da natureza e, quando o fazem, que seja com o menor impacto, e com o mercado da construção civil em franca atividade, surgem sempre propostas inovadoras de reaproveitamento de recursos e de emprego de materiais de baixo impacto ambiental que preservem seu desempenho e funcionalidade quando utilizados.

Desta forma cabe a nós pensarmos e planejarmos sobre como ocorrerá as demolições e também como realizaremos o descarte dos resíduos, segue abaixo uma simples imagem que nos mostra o processo:

2

http://www.recinertambientale.com.br/site/?page_id=8

3

http://www.elenaraleitao.com.br/2015/08/descarte-de-residuos-solidos-na.html

Um bom exemplo destas propostas é a utilização, cada vez em maior escala e com mais eficiência, dos resíduos de demolição como madeiras, revestimentos, restos de concreto, cimento e cerâmica, como tijolos e telhas.

4

http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/61/demolicao-sustentavel-com-parte-dos-residuos-gerados-em-demolicao-291323-1.aspx

Vamos ver a baixo alguns passos para uma demolição planejada:

Geração de poeira: uso de aspersores de água para conter a poeira gerada pela atividade de demolição e circulação de máquinas e veículos no local.

Geração de ruído: Atender à legislação municipal aplicável em relação à geração de ruído, identificando os limites de produção de ruídos impostos pela legislação e outros impostos pelas condições locais, monitorando-os constantemente ao longo da execução de todo o trabalho.

Danos as árvores e vegetação existente no terreno e passeios: A Desmontec irá proteger e isolar toda vegetação e área de preservação permanente existente no terreno, empregando a melhor técnica possível para delimitar as árvores, não contaminar o solo e as áreas verdes. Quando aplicável, a empresa efetuará o corte e poda de árvores e/ou remoção da vegetação local, sendo necessária a autorização prévia do órgão ambiental.

Contaminação do solo: Evitar qualquer tipo de contaminação do solo com um rígido controle sobre a circulação de máquinas e veículos em relação à vazamentos de óleos e combustível no interior do canteiro de obras e em seu entorno.

Congestionamento e tráfego intenso na região: As atividades de demolição e as retiradas de material serão realizadas em horários compatíveis com o bem‐estar da vizinhança e com as disposições da legislação municipal, respeitando sempre a lei do silêncio. Sempre que necessário, as autoridades locais serão previamente comunicadas, inclusive a de engenharia de tráfego.

Sujeira na via pública, ruas e calçadas: Implantação de um sistema lava rodas para lavagem dos pneus dos caminhões e veículos que transitarem no terreno durante a atividade de demolição, com a finalidade de conter os sedimentos acumulados nas rodas dos veículos, máquinas e carrocerias.

Escoamento de sedimentos e resíduos de entulho classe A para galeria pluvial: Estudar o Laudo Técnico de interferências subterrâneas visando adotar medidas preventivas contra danos às redes e/ou sistemas. Todas as bocas de lobo existentes no terreno durante a atividade de demolição, são protegidas com biorretentores de sedimentos, manta geotêxtil ou produto similar, para evitar o escoamento de sedimentos e sujeira para a galeria pluvial.

Plano de gerenciamento de resíduos: é um elemento essencial no cumprimento da responsabilidade pelo manejo e destinação compromissada dos resíduos da construção civil por parte dos geradores. De acordo com a Resolução CONAMA 307/2002, deverão estar caracterizado os resíduos, estabelecendo-se as condições de triagem, acondicionamento, transporte e, finalmente, de destinação.

5

http://www.elenaraleitao.com.br/2015/08/descarte-de-residuos-solidos-na.html

A atividade de demolição dera impacto ambiental significativo, relacionados a diferentes aspectos ambientais, entre os quais podemos mencionar o da geração de resíduos. A necessidade de exercício da responsabilidade no manejo e destinação dos resíduos provenientes da atividade de demolição no empreendimento é bastante relevante como instrumento para minimizar os impactos ambientais decorrentes da geração dos resíduos e também para atingir a meta de reciclar, reaproveitar e/ou destinar corretamente todos os resíduos da obra, vamos ficar de olho obra de demolição planejada traz excelente retorno posteriormente.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

3 respostas para “Planejamento para uma demolição sustentável”

  1. Avatar de José

    Parabéns muito boa a pastagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *