Tomadas e Interruptores

1

 

http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/59/tomadas-e-interruptores-veja-como-a-corrente-instalada-determina-284535-1.aspx

Nesta edição iremos mostrar como a corrente instalada determina o diâmetro dos plugues de tomada e como optar por interruptores simples ou paralelos.

O padrão de tomada determinado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o bipolar com aterramento (2P+T), é fabricado com capacidade para 10 A ou 20 A. Dentre os interruptores, por sua vez, há os simples – com acionamento a partir de apenas um ponto – e os paralelos, que permitem acionar a luz a partir de múltiplos pontos.

Para tomadas, o fator determinante é a potência dos aparelhos a serem conectados. Aquelas com plugues com diâmetro de 4 mm atendem a aparelhos que demandam até 10 Ampers – a maioria dos equipamentos domésticos. Já as com plugues com 4,8 mm de diâmetro são usadas para aparelhos que consomem mais energia – até 20 Ampers, como micro-ondas e aquecedores de ar. Nesse caso, não apenas o plugue, mas toda a instalação elétrica deve ter sido dimensionada para tal finalidade para evitar que a fiação se sobre carregue.

2

https://www.pinterest.com/pin/499547783645270935/

Interruptor simples x paralelo

Interruptores simples controlam um ou mais pontos de iluminação por meio de apenas um botão. Neles, o fio fase conecta-se a um borne. Do outro borne sai o fio que se liga à lâmpada. O fio neutro da rede deve ser conduzido direto à lâmpada.

Já o interruptor paralelo permite comandar um ou mais pontos de iluminação a partir de interruptores diferentes. Ou seja, é possível acender a luz num ponto e apagar em outro, por exemplo.

3

http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/59/tomadas-e-interruptores-veja-como-a-corrente-instalada-determina-284535-1.aspx

A escolha por espelhos para tomadas ou interruptores com ou sem parafusos aparentes não é técnica, mas estética e financeira. Espelhos com parafusos aparentes costumam ser mais econômicos. Por motivos de segurança, o mais recomendável é que os conduítes sejam sempre de PVC. Conduítes de metal devem, portanto, ser substituídos. Quanto aos bornes, há os que permitem fixar o fio por encaixe e os que exigem parafusos. Estes costumam ser mais eficientes quando há mais de um fio no mesmo borne. Já bornes por encaixe podem reduzir o tempo de montagem.

Fique sempre de olho em nosso blog, cada semana uma novidade para você!


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Tomadas e Interruptores”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *