Dr.Resolve: Uma aula de empreendedorismo

exame-logo

Airton Carlini

“Ontem tive a oportunidade de assistir a uma palestra do David Pinto, fundador e presidente da Dr. Resolve, na Estação Inovação e Empreendedorismo, da HSM ExpoManagement. É uma empresa que atua no ramo de reformas para construção civil e, com certeza, uma das histórias mais fantásticas sobre empreendedorismo que se tem notícia no Brasil.

Foram tantos os ensinamentos que fica até difícil listar mas alguns deles me chamaram à atenção: acelerar, não esperar as melhores condições e fazer.

Se alguém lhe dissesse ser possível abrir uma franquia, sem recursos aliás, e em 4 anos ter 500 unidades e estar presente em 10 países muito provavelmente você afirmaria que é impossível. Pois ele fez. Simplesmente acreditou e fez. Iniciou e após ter uma única unidade já saiu para vender a sua marca de sucesso. Sucesso? Como assim, a marca mal existia? Sim sucesso. Sucesso que ele com sua juventude, carisma, força de vontade, determinação, coragem e muito trabalho, conseguiu mostrar a 7 intuitivos empreendedores que seria em pouco tempo.

Ele não perdeu tempo. Percebeu que o sucesso de sua empreitada só se daria se unisse forças e crescesse rápido. Acelerou e vendeu franquias muito rapidamente a preços baixos para os que seriam não apenas os primeiros franqueados mas os sócios desbravadores do mercado.

Não teve medo. Imagino até que o medo deva ter passado pela sua cabeça sim, mas a sua determinação foi mais forte. Provavelmente teve sorte, mas como dizem ela só acompanha quem trabalha e muito.

Não esperou as melhores condições. Com certeza se formos esperar as melhores condições do mercado, da economia, da política, disto, daquilo, daquilo outro, sempre teremos uma desculpa para não sair do lugar. David não pensa assim. Ele não espera por melhores momentos. Ele faz o momento. O momento é agora. Hoje. Com certeza temos problemas demais para começar hoje. Só que se deixarmos para amanhã, certamente teremos mais e mais problemas, portanto hoje teremos melhores condições do que amanhã. Ensinamento simples, porém genial – por sinal como todos os grandes empreendedores que se tem notícia., Os mais simples são sempre os mais geniais.

Fazer. Fácil pensar assim. Difícil é colocar em prática. Ouvindo ele falar é impressionante como o ato de ir lá e fazer faz toda a diferença. Sempre concordei com esta opinião de que a diferença está no fazer. Quantas e quantas pessoas tem ideias brilhantes que nunca saem do papel?

Conversando com David, ele me passou um dado que desconhecia. Ele comentou que estatisticamente, neste exato momento 80 pessoas no mundo estão tendo a mesma ideia que você. Só que em muitos casos ninguém faz o que pensa. Ele fez.

Neste segmento da construção civil, uma das maiores preocupações com certeza se refere a escassez da mão –de-obra. Ele pensou nisto também e hoje já possui o Instituto da Construção e já formou mais de 20.000 alunos.

Não tenho ideia de quantos mais negócios ele vai abrir e implementar nos próximos anos. Ele já possui também a Dona Resolve e uma marca de produtos de limpeza, mas posso afirmar que serão muitos. A sua rapidez de raciocínio é tamanha e seu sonho de crescimento aliado a uma capacidade de fazer impar vai leva-lo a locais que só ele pode imaginar. Não conheço todos os seus sonhos mas não tenho dúvidas de que são muito grandes.

Ao final da palestra disse a ele que se tornaria um bilionário em poucos anos. Ele respondeu: “Espero que esteja certo”. Não sou vidente mas eu apostaria com certeza. Acho até que vou guardar este texto só para lembra-lo desta minha previsão. Para terminar e para quem não sabe, ele tem só 29 anos. Eu acho que vou acertar. Parabéns David. Você é o verdadeiro exemplo do Brasil que dá certo.”

Confira a matéria no site: www.exame.abril.com.br

Comentários

Uma resposta para “Dr.Resolve: Uma aula de empreendedorismo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *