Instalação de piso de porcelanato

Nesta matéria a Doutor Resolve vai mostrar na prática como fazer a instalação de piso de porcelanato, fique de olho em nosso site que a cada semana terá uma novidade para você.

https://br.pinterest.com/pin/294634000606152365/

Para assentar porcelanato, alguns cuidados devem ser tomados durante o processo. Primeiramente, o técnico deve verificar se o produto adquirido está correto – checar referência com arquiteto ou proprietário da obra – e se é suficiente para revestir toda a área onde será instalado. Antes de iniciar o assentamento, deve-se conferir se estão disponíveis para o técnico todas as ferramentas (ventosas, colher, desempenadeira, esponja, martelo de borracha branca, niveladores, masseira e misturador automático) e os equipamentos de segurança recomendados (luva, óculos, calça comprida e bota).

O contrapiso deve estar bem nivelado e seco para que o resultado do assentamento esteja adequado. Importante: a preparação do contrapiso deve estar de acordo com a norma ABNT NBR 13753:1996. É necessário seguir as recomendações do fabricante quanto a espessura da junta de assentamento para cada tipo de produto, assim como o tipo de argamassa adequado para cada material.

Segundo o coordenador da qualidade da Eliane Revestimentos, Anderson Patrício Ezequiel, os erros mais recorrentes na hora de fazer este procedimento estão associados à compra de produtos inadequados. Ele cita como exemplo um piso liso para ambientes externos que pode causar quedas ou com baixa resistência ao tráfego para ambientes em que tem haverá circulação intensa de pessoas ou até veículos. “Outros erros muito comuns estão ligados a escolha da argamassa colante selecionada ou a técnica de assentamento adotada pelo profissional”, completa.

Além da seleção correta de produtos é preciso ter mão de obra qualifica para ter bom êxito na obra. Para o técnico da Incefra, Fabio Kaizer, ao contratar um prestador de serviços, a construtora deve pedir referências. “Visite obras que ele já tenha feito e procure saber no que ele é especialista, já que alguns pedreiros realmente são mais eficientes do que outros no que diz respeito ao acabamento”, observa.

Passo 1. É necessário verificar se superfície está limpa, áspera e totalmente isenta de graxas ou ceras para que o resultado não saia desnivelado.

Passo 2. Piso de porcelanato pede argamassa do tipo ACII (áreas internas) e AC III (áreas externas), e dupla colagem, ou seja, aplicar a argamassa na base e no verso da peça.

Passo 3. Aplique a argamassa no pavimento com o lado liso da desempenadeira. Em seguida, passe o lado dentado. É recomendado utilizar desempenadeira dentada de 8 mm.

Passo 4. Remova o excesso de argamassa da base com a ponta da colher de pedreiro e coloque os separadores de nivelação.

Passo 5. Para aplicar a peça de grande formato na base é necessário o uso de ventosas de fixação e duas pessoas para movimentar a peça.

Passo 6. Aplique a peça ligeiramente fora da posição, de modo a cruzar os cordões do verso da placa e da base. Assim que atingir a posição final, solte as ventosas e pressione.

Passo 7. Bata com martelo de borracha branca em toda a extensão da peça para amassar os cordões da argamassa evitando o acúmulo de ar.

Passo 8. Encaixe as cunhas nos niveladores e pressione com o alicate. Isso vai garantir que o piso fique nivelado e plano, sem desníveis entre uma peça e outra.

Passo 9. As peças de porcelanato que estão encostadas nas paredes do ambiente devem ser afastadas por cunhas verticais. Caso contrário, com a dilatação, vão trincar.

Passo 10. Limpe as juntas com a colher de pedreiro e continue com o mesmo processo até finalizar o ambiente.

Passo 11. Proteja o revestimento com uma lona ou papelão e aguarde 72 horas para dar início ao rejuntamento.

Rejuntamento 
O rejunte também é um detalhe importante na aparência e na vedação do piso. Mas infelizmente nem sempre a qualidade da aplicação do rejunte fica como o desejado – uniforme e nivelada. E o visual pode piorar quando a distância entre as peças não são padronizadas. Nesse caso, as falhas de instalação ficam ainda mais evidentes. O técnico da Incefra Fabio Kaizer recomenda ver se a cor do rejunte está homogênea, se há falhas no rejuntamento e se o acabamento está grosseiro. “Se notar esses problemas, converse com o pedreiro e veja como amenizar ou corrigir o erro”, orienta.

Passo 12. Prepare o rejunte conforme indicação do fabricante. Certifique-se de que o produto é adequado para o porcelanato assentado. Aplique o rejunte com uma espátula.

Passo 13. Em seguida, limpe os excessos de rejunte com o auxílio de um pano úmido ou estopa. Evite deixar restos do rejunte sobre o porcelanato. Isso pode manchar o produto.

Esta matéria foi publicada originalmente no site: http://piniweb.pini.com.br/index.aspx

Fique de olho no nosso Blog e não perca as matérias, estamos mostrando reportagens e acontecimentos importantes no ramo da construção civil e decoração de interiores, especialmente para vocês !!!

Comentários

4 respostas para “Instalação de piso de porcelanato”

  1. Avatar de Caio Braga

    Parabéns pelo post, um ponto de construção simples, que com as ferramentas certas se torna ainda mais fácil.

  2. Avatar de ronivaldo
    ronivaldo

    Muito bom.

  3. Avatar de ronivaldo
    ronivaldo

    Pisos e porcelanatos

  4. Avatar de Edson Junior
    Edson Junior

    Acessem o meu site
    Eletricista DF 24 Horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *