Carnaval – Sambódromo!!

Hoje a Doutor Resolve gostaria de falar um pouco sobre o carnaval, e abordando este tema não podemos deixar de citar uma das grandes obras de Oscar Niemeyer, a Passarela Professor Darcy Ribeiro – Sambódromo do Rio de Janeiro. Fique de olho nesta matéria!!

A Passarela Professor Darcy Ribeiro, popularmente conhecida como Sambódromo (é o nome dado aos conjuntos arquitetônicos destinados aos desfiles das Escolas de Samba. Geralmente são compostos por uma passarela e uma área de dispersão das agremiações).

Ela fica localizada na Avenida Marquês de Sapucaí, na cidade do Rio de Janeiro. A maior parte da passarela situa-se no centro da cidade, porém a sua porção final, após a Avenida Salvador de Sá pertence ao bairro Cidade Nova.

Quando Niemeyer retornou ao Brasil no começo dos anos 80, no início da abertura política, quando da anistia dos exilados no governo João Figueiredo. Na ocasião o antropólogo Darcy Ribeiro, amigo de Niemeyer, era vice Brizola, ex-exilado e governador do Rio de Janeiro eleito em 1982.

Para consolidar os projetos educacionais e culturais de Darcy Ribeiro, Niemeyer projeta o Sambódromo do Rio de Janeiro, que possui salas de aula sob as arquibancadas, a Passarela foi construída em tempo recorde para o carnaval de 1984, foram quatro meses de obras.

Segundo as informações da página de Niemeyer o projeto busca devolver ao povo o Desfile das Escolas de Samba que contempla os camarotes suspensos na cota + 3, assim toda a área do pavimento térreo permanece livre. A estrutura consiste de um lado, de seis blocos de arquibancadas separados 30 metros com o objetivo de criar as praças populares. Do outro, um grande bloco de camarotes que segue até o fim o prédio da Brahma(hoje já demolido).

Inaugurada em 1984, marcou o início do sistema de desfiles das escolas de samba em duas noites. Sua estrutura, em peças pré-moldadas de concreto, possui cerca 700 metros de comprimento, e antes da reforma, capacidade para 60.000 pessoas.

No final da Passarela, as arquibancadas separem-se criando uma grande praça, chamada Apoteose, onde também está situado o Museu do Samba que com seus largos degraus o palco abre-se para a praça e o Museu para a Rua Frei Caneca. Arrematando a composição um grande arco delimita o final do espetáculo. O fantástico projeto previa outros usos durante o ano: grandes escolas, creches, centros de saúde, ateliers de artesanato, etc. E a praça, como palco de grandes eventos culturais e sociais da cidade.

Depois de 28 anos o projeto é concluído

Vinte e sete anos depois de sua construção, o Sambódromo sofreu grandes modificações, as reformas visam os Jogos Olímpicos Rio 2016. A obra, iniciada logo após o Carnaval de 2011, contou com quase 600 operários, que se revezaram em turnos, mantendo as obras funcionando as 24 horas dia.

Para permitir a contrução das novas arquibancadas, todo o prédio da antiga fábrica da Brahma, teve seu tombamento revogado e foi implodido. O desmonte das estruturas do Setor 2 começou pelo lote de camarotes mais próximo do Setor 9, a reforma incrementou o número de assentos para 78.000.

Foi construído um novo bloco com quatro módulos de arquibancadas, camarotes, incluindo áreas para a instalação de banheiros públicos, postos médicos, sala de segurança, áreas de serviço e um espaço destinado para os jurados.

A reforma de ampliação contou com o aval do arquiteto Oscar Niemeyer.A instalação, que foi adaptada para receber confortavelmente pessoas com dificuldade de locomoção, teve ampliado o número de frisas, de 1.094 para 1.823.

O Sambódromo terá ainda sistema de sonorização nos dois lados da avenida.Foram reformadas instalações já existentes, com a recuperação estrutural e pintura de todos os setores, renovação do museu e do palco da Praça da Apoteose, no fim do Sambódromo.

Esta matéria foi originalmente publicada em: http://www.archdaily.com.br

Fique de olho no nosso Blog e aproveite o carnaval!!

Comentários

2 respostas para “Carnaval – Sambódromo!!”

  1. Avatar de Gustavo Woltmann
    Gustavo Woltmann

    Estou orgulhoso da maneira como desenvolveu isso.

  2. Avatar de Edson Junior
    Edson Junior

    O carnaval e uma bela festa que não acontece sem energia
    Eletricista DF 24 Horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *