Piscinas: qual modelo é o ideal?

1

 

Figura 1: Piscina de concreto

https://www.pinterest.com/pin/301952349990801204/

Ao escolher o tipo de piscina a se construir, são vários os fatores que devem ser levados em consideração. Além de valorizar e embelezar a sua casa, a piscina disponibiliza um ótimo lazer com os familiares e amigos.

É preciso analisar:

  • Você quer uma piscina somente para decorações?
  • Você quer uma piscina para lazer?
  • Você tem o espaço necessário para a piscina que está planejando?
  • Você esta planejando os custos?

Piscinas de Concreto e Alvenaria 

Apesar de apresentarem um custo superior, em comparação com os outros tipos de piscina, as de concreto têm grande resistência mecânica, apresentando uma durabilidade.  Elas também são muito versáteis, podendo ser projetadas em qualquer tamanho ou formato, desde que se tomem alguns cuidados básicos, como a utilização de mão de obra especializada. Outra vantagem deste tipo de piscina é que há uma grande variedade de acabamentos disponíveis para a utilização: desde o tradicional azulejo, até as pastilhas ou pedras.

2

Figura 2: Piscina de concreto

https://www.pinterest.com/pin/537898749214865533/

O importante no momento de decidir o tipo de revestimento que se vai usar é considerar, além da beleza, a higiene. Isso porque alguns materiais propiciam o acumulo de sujeira, fungos e bactérias e dificultam a limpeza. Um cuidado importante é avaliar o tipo de terreno onde a piscina será construída. Terrenos menos estáveis podem demandar reforços especiais, o que aumenta os custos da obra. Além disso, não se pode esquecer que toda piscina de alvenaria/concreto deve receber uma camada de impermeabilização, que pode ser feita em argamassa ou manta asfáltica, por exemplo. Uma desvantagem é que, por se tratar de uma construção ás vezes mista de concreto e alvenaria, podem eventualmente surgir fissuras ou rachaduras. Para evitar esse tipo de problema, recomenda-se não esvaziar a piscina sem antes consultar um especialista, já que alguns danos na estrutura podem ser irreversíveis.

3

Figura 3: Piscina de pastilha

https://www.pinterest.com/pin/100064422947509126/

4

Figura 4: Piscina de fibra

https://www.pinterest.com/pin/387731849146989061/

Piscina de Vinil

A piscina de vinil geralmente é construída sobre a mesma estrutura da piscina de alvenaria, por isso suas características são muito similares. As principais vantagens de se optar por esse tipo de piscina são que ele dispensa a impermeabilização e o revestimento. Isso porque o vinil é um material impermeabilizante que serve também como acabamento. Com isso, sua construção é mais rápida e barata do que a de uma piscina de alvenaria revestida com cerâmica. É uma boa opção do ponto de vista da higiene, pois são fáceis de limpar e dispensam o uso de rejuntes, espaços onde geralmente se acumulam sujeira e fungos nas piscinas de azulejos ou pastilhas. Outra vantagem é que permitem a construção de piscinas personalizadas em diferentes formas, tamanhos e estampas. Diversas opções de estampas e cores estão disponíveis no mercado, além da possibilidade de imprimir logos, marcas ou desenhos próprios.

5

Figura 5: Piscina de vinil

http://www.oitopassos.com/2012/01/26/piscinas-de-vinil-precos-modelos-e-onde-encontrarcomprar/

Em relação à durabilidade, as piscinas de vinil requerem alguns cuidados especiais já que este material é mais sensível do que os revestimentos cerâmicos comumente usados nas piscinas de alvenaria. Segundo especialistas, a maioria dos problemas ocorre devido ao uso indevido de produtos químicos. No caso das piscinas de vinil, o uso excessivo de cloro, por exemplo, pode fazer com que a tinta se desbote e a superfície do material se resseque. Por isso é fundamental seguir as instruções do fabricante.

6

Figura 6: Piscina de vinil

http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/industria-comercio-e-agro/piscina-de-vinil-preco-de-custo-118663272

Caso haja algum tipo de problema, porém, a troca do vinil é rápida e barata. Outra desvantagem é que as piscinas de vinil têm que ser cheias rapidamente para evitar rugas. Para isso, é recomendado o uso de caminhões pipa. Por isso também não é aconselhável esvaziar a piscina sem antes consultar um profissional especializado. O esvaziamento inadequado pode causar danos ao vinil e à estrutura de alvenaria, como rachaduras e trincas. Os prazos de garantia deste tipo de piscina são em geral menores que os das anteriores, porém, com os cuidados e a manutenção necessários, ela pode durar até dez anos.

Piscina com Prainha

Os projetos de piscinas com prainha são muito interessantes para aqueles que se preocupam não apenas com o interior da piscina, más também ao seu redor, por sinal a área externa da piscina, nas suas bordas é onde as pessoas gostam de tomar sol, o piso deve ser especifico para não escorregar e causar acidentes, as decorações, mesinhas e principalmente cadeiras é muito importante também para o local, sem contar aquele momento de descontração e pegar aquele bronze que deve ser aproveitado. Na maioria dos casos, as pessoas que pretendem fazer um projeto de piscina com prainha optam por um piso madeirado e as cadeiras de banho de sol sobre o piso e ao redor da piscina.

7

Figura 7: Piscina com prainha

http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/esdc/Edicoes/31/artigo156276-1.asp

Mas caso queira simular uma prainha de verdade, é possível deixar a aparência mais próxima possível, substituindo a areia por pequenas pedras, juntamente com pedras maiores, pequenos coqueiros, e claro a piscina se adequando com o formato de praia. Se seu quintal for pequeno não se preocupe, existem também projetos de piscinas pequenas, ajustando perfeitamente a todo tamanho de ambiente, onde bem planejado é possível deixar reservado o espaço para churrasqueira, mesa para alimentação, cadeiras, uma pia, e até mesmo um pequeno banheiro, algo essencial para quem deseja implantar uma piscina em sua residência não importando seu tamanho.

8

Figura 8: Piscina com jardim

https://www.pinterest.com/pin/444941638158204348/

Piscina de borda infinita

9

 

Figura 9: Borda infinita

http://blogs.diariodonordeste.com.br/design/tag/piscinas/

Não é atoa o nome dado às piscinas cuja água parece sumir no horizonte é infinito. A sensação de amplitude obtida pelo transbordamento em uma das laterais estabelece mesmo uma conexão maior com o meio ambiente. Daí a importância de se ter uma paisagem tão surpreendente quanto o próprio desenho da estrutura para completar o conjunto. A profissional ressalta que o local deve ter, no mínimo, trinta metros quadrados de área. O efeito de imensidão é conseguido, na verdade, por meio de um truque realizado durante a construção da piscina.

10

Figura 10: Piscina de borda infinita

https://www.pinterest.com/pin/232990980695298684/

Uma estrutura mais baixa que a oficial (cerca de dois centímetros menores) é construída ao lado de onde haverá o transbordamento, criando um vão, de modo a receber a água excedente sem ser percebida. Um sistema de filtragem é instalado no fundo da calha para que a água captada possa voltar ao reservatório principal. “A construção terá ainda melhores resultados quando o terreno apresentar declive e a piscina ficar no lugar mais alto”, diz Vivi Cirello, arquiteta.Por segurança, a parede externa da calha deve ter cerca de vinte centímetros de largura, para que não haja riscos caso alguém decida sair da água por esse lado (o que não é indicado). “A estrutura de recuo é o ponto mais caro do projeto”, afirma a arquiteta Flávia Soares, que estima custo em torno de R$ 2 mil por metro quadrado nesse tipo de estrutura. Isto é, valor 15% acima do de um projeto de piscina convencional.

11

Figura 11: Maneiras de executar uma borda infinita.

https://www.pinterest.com/pin/262194009532575977/

O efeito infinito ainda pode ser acentuado pelo contato de ao menos uma borda com o terreno (o que também ajuda na segurança) e pelo uso de revestimentos em cores semelhantes à da tonalidade predominante no ambiente. Isso significa que na presença do mar ao fundo, o ideal é abusar do azul escuro, já na da montanha, adotar algo esverdeado dará melhor resultado. O estilo de arquitetura da casa também deve ser observado e seguido no momento de estabelecer a estética da piscina. Entretanto, as especialistas ressaltam que o ar moderno – repleto de geometria e linhas retas – é o mais recomendado para obter o resultado desejado.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “Piscinas: qual modelo é o ideal?”

  1. Avatar de Ponto Das Piscinas

    Somos uma empresa de construção de piscinas, sua dicas nessa postagem ficou ótima, parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *