imagem_1

Verifique abaixo tudo sobre instalação, uso e manutenção do produto que não ficamos sem no verão: o ar condicionado.

Com a alta temperatura, é impossível não querer ficar em um ambiente agradável e frio com ar condicionado. Porém, são importantes alguns cuidados na hora de adquirir, instalar e manter a limpeza do produto.

Como funciona

O processo de funcionamento é semelhante ao de uma geladeira: absorve o calor do ar sugado de um ambiente. O efeito que este processo faz é o ressecamento do ar. Por outro lado, retira odores, poeira e bactérias.

Ao adquirir

Ao comprar o ar condicionado, é preciso levar em conta alguns aspectos como: o tamanho do ambiente que será instalado e a quantidade de incidência solar para escolher a potência certa. No fornecedor do equipamento, o próprio vendedor saberá lhe indicar a potência correta.
Instalação do split

O Split é composto por duas unidades separadas, uma que fica no ambiente interno onde será resfriando e outra que fica no ambiente externo. A unidade interna chama-se evaporador e é responsável por sugar o ar quente e liberar o ar frio resfriamento e a filtrando o ar. Já a unidade externa, chamada de condensador, expulsa o calor e abriga o compressor que garante menos ruído no ambiente.

imagem_2

Efeito

Para manter seu ambiente sempre resfriado, tome algumas medidas como fechar as janelas, portas persianas ou cortinas, evitando a troca de calor com outros ambientes.

Não mude a função “resfriar” para a função “aquecer”. Desligue o aparelho e religue-o após 3 minutos.

Dicas importantes

Para resfriar o ambiente basta direcionar a saída de ar para cima e, para aquecer, direcionar para baixo.

Como o equipamento “resseca” o ar, para mantê-lo úmido é sempre bom colocarmos um umidificador de ar no ambiente.

Manutenção

É de extrema importância fazer manutenções periódicas para manter e aumentar o seu desempenho e qualidade do ar no ambiente.

Para fazer a limpeza deve-se desligar o ar condicionado da tomada. Na maioria dos modelos de split, o filtro pode ser lavado usando água e sabão neutro e depois seque bem. Já com filtros HEPA e de carbono use apenas um aspirador de pó.

Cozinha fresca

O ar-condicionado pode ser instalado em qualquer ambiente da casa, inclusive a cozinha.Porém, neste local deve-se ter atenção: para o cheio e gordura do preparo das refeições não parar dentro do filtro do ar condicionado, é preciso ter uma coifa. Devido ao calor que vem do fogão, é importante acionar um profissional qualificado para fazer o cálculo da potência necessária e avaliar o melhor lugar para a instalação.

imagem_3

Fontes: www.zoom.com.br

www.veja.abril.com.br

www.blog.centralar.com.br

www.revistacasaejardim.globo.com

One Response to Tudo sobre o aparelho que usamos no verão: o ar condicionado

  1. Romulo Gomes disse:

    Boa tarde, a limpeza do ar condicionado é muito importante para Saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *