parede-reforma

Encontrou uma rachadura na coluna de gesso? Precisa cobrir um furo na parede de drywall? E aqueles riscos no piso de madeira?

Fique tranquilo! É possível consertar pequenos defeitos nestas superfícies sem a ajuda de um profissional.

parede-reforma

Confira as dicas da arquiteta Lígia Franco, da empresa de reparos e reformas Doutor Resolve:

Como reparar uma rachadura ou furo em parede de drywall?

Caso o espaçamento entre os montantes tenha sido seguido conforme orientação do fabricante e não haja sobrecarga na divisória, será necessário:

– lixar a área da fissura com uma lixa grana 200 (lixa fina para não deixar ranhuras na placa de gesso) e limpar a superfície para remover a poeira produzida;

– aplicar sobre a fissura uma fita quadriculada específica para este tipo de divisória;

– aplicar sobre a fita uma camada de massa própria para gesso com uma espátula metálica, porém, vale ressaltar que após a aplicação da massa surgirá um desnível que deve ser regularizado com uma desempenadeira metálica.

Para reparar um furo, o processo é mais simples. A superfície deve ser lixada, sobre o furo deve ser colado um pedaço da fita quadriculada para placas de gesso e sobre essa fita deverá ser aplicada uma camada de massa para gesso, seguindo o mesmo procedimento citado acima para tratamento da fissura.

Não se esqueça: a superfície deverá ser pintada por inteiro, pois um retoque de tinta somente no local da fissura ou furo destacará ainda mais o reparo que foi realizado sobre a superfície.

parede-trinca

E em um teto ou uma coluna de gesso, é possível consertar uma rachadura ou um furo? Como é feito o reparo?

Para pequenas rachaduras superficiais e furos provenientes do uso de pregos ou parafusos, o procedimento é semelhante ao processo utilizado nas divisórias: lixar a superfície e limpá-la para remover o pó, aplicar a fita para melhorar a resistência da massa de gesso sobre a superfície, lixar novamente e dar o acabamento com a pintura. Caso o furo no forro de gesso seja muito grande, praticamente um buraco, talvez o ideal seja trocar a placa de gesso utilizada.

piso-madeira

Riscos em parede ou piso de madeira, é possível reparar? De que forma?

Sim, caso os riscos sejam superficiais. Estão disponíveis no mercado kits de reparo para móveis e pisos em madeira.

O processo para reparar o risco é:

– limpar a superfície com um pano limpo;

– aplicar a cera disponível no kit na cor escolhida (verificar a tonalidade mais próxima da madeira);

– raspar o excesso de cera com a espátula disponível no kit;

– lixar com a lixa que vem no kit (tem que ser essa pois se outro tipo de lixa for utilizada além de não solucionar, podemos criar novos riscos na superfície);

– passar a caneta para retoque sobre a cera e;

– lixar novamente.

O acabamento fica perfeito. Não dá para perceber que ali existia uma imperfeição. Mas lembre-se: caso a marca na superfície da madeira seja muito profunda, talvez seja necessário trocar a peça.

Fonte: www.gazetadopovo.com.br

CliqueAquiATUALIZADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *