A franquia Doutor Resolve foi fundada em 2010 e pegou carona no período mais intenso do boom da construção civil no Brasil. Com o bom impulso inicial, mais uma forte campanha de divulgação, a rede teve um crescimento de 30% em 2012, somando 600 unidades. Agora, o serviço de reparos e reformas pretende finalizar 2013 com mais 150 pontos, além de iniciar sua expansão pela América Latina. Ainda não foi definido qual será o primeiro país, mas Chile, Colômbia e Peru estão sendo considerados.

Para o fundador da Doutor Resolve, David Pinto, 2012 foi um ano de consolidação da marca. Após um período de crescimento intenso em 2011, a franquia passou por processos de ajuste. Os critérios de seleção de franqueados estão mais exigentes e o investimento inicial aumentou para valores a partir de R$ 38 mil. “Quando a Doutor Resolve começou, eram R$ 10 mil. Isso atraiu gente que não tinha o perfil necessário. Chegamos a substituir os franqueados de 5% das unidades da rede”, afirma Pinto.

Agora são procurados, principalmente, administradores de empresa, engenheiros, arquitetos – pessoas que gostam de pequenos reparos e que têm simpatia pela área de negócios. Uma triagem é feita para analisar a qualificação e o perfil do candidato. “Queremos alguém que queira botar a mão na massa, acompanhar os funcionários e supervisionar as equipes”, diz.

Em novembro de 2011, o empresário criou o Instituto da Construção para capacitar os funcionários da rede. O franqueado é orientado a buscar mão-de-obra formada ali. O próprio Instituto da Construção é uma franquia, atualmente com mais de 20 unidades. Treinamentos para mestre de obra, eletricista, azulejista, pintor, entre outros, constituem o currículo da escola.

Para Pinto, o desafio de uma empresa de reparos e reformas como a Doutor Resolve é manter a uniformidade da prestação de serviços. Pesquisas com os franqueados e consultores são feitas periodicamente Além disso, os consultores de campo visitam todas as unidades a cada três meses. Cada um deles é responsável pela fiscalização de cerca de 30 franquias.

Atualmente, a Doutor Resolve trabalha com as áreas elétrica, hidráulica, de serviços de alvenaria e de jardinagem. Os profissionais contratados realizam desde consertos emergenciais até reformas planejadas. O preço de cada serviço varia de região para região, mas é estabelecido e fiscalizado pela franqueadora. “Reparos elétricos e hidráulicos são os mais solicitados. O cliente compra o material e nós fazemos a instalação. Em alguns casos, os franqueados auxiliam o cliente nessa aquisição”, afirma.

Os estabelecimentos não precisam ser grandes – alguns são de 40 m² — mas devem ter uma fachada, um atendente, um computador e uma sala para reunião. Cada unidade possui um carro e uma moto para o transporte dos materiais e profissionais.

 

4 Resposta(s) Doutor Resolve é destaque no Site Pequenas Empresas & Grandes Negócios

  1. Parabéns pelo site, ficou muito bom, trabalho na área de franquias de reparos e reformas e sempre que posso vou visitar o seu site para ver se encontro alguma novidade, abs

  2. Parabéns, o site tem ótimas informações e claras, ajuda na construção de idéias para que vai adquirir uma Franquia, abraços.
    Julia Rosalino

  3. gostaria de receber um representante da equipe de vocês na minha empresa
    sera muito importante para mim.

  4. Trabalho a área de Franquia, e uma empresa que vem se destacando é a Doutor Resolve, parabéns pelo trabalho e empenho com seus clientes, abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *