Confira abaixo os principais tipos de tijolos estruturais e suas vantagens.

Tijolo Cerâmico

Conhecido como tijolo de barro cozido, o tijolo cerâmico é um dos modelos mais utilizados nas obras. Pode ser chamado de tijolo baiano e possuir diversas variações de formato e número de furos.

Uma das vantagens desse tipo de tijolo é que ele possui opções com ranhuras que facilitam a aderência da argamassa.

Tijolo de Adobe

Os tijolos de adobe têm um grande custo-benefício: são térmicos e ecologicamente corretos. 

O tijolo de adobe também é um dos tipos de tijolos feito de barro, porém cru. Sua produção é simples, foi criado antes do tijolo cozido.

Além do custo-benefício, o tijolo de adobe possui característica térmica, sendo capaz de manter uma temperatura estável dentro da casa. Outra vantagem é o fato de ser ecologicamente correto, já que sua produção consiste na mistura de barro, água, fibras naturais e palha.

 Tijolo de Concreto

O tijolo de concreto é um dos tipos de tijolos com maior conforto térmico. O concreto possui diversas variações de nome e formatos e é um dos materiais mais indicados para a estrutura de uma construção.

O seu formato uniforme oferece a vantagem de economia de argamassa. Além disso, os tipos de tijolos de concreto apresentam um ótimo isolamento térmico, podendo ser encontrados em espessuras e larguras diferentes para vedação.

Entre as opções de tijolos de concreto, o bloco de concreto celular se destaca por não agredir o meio ambiente (não gera resíduos), ser de fácil manuseio, ser mais leve, isolante térmico e acústico e ainda ser a prova de fogo.

E os decorativos?

Os blocos de concreto vêm sendo muito usados para a decoração industrial e rústica. 

Tijolo de vidro:

 O tijolo de vidro é um ótimo elemento decorativo, além de contribuir com o isolamento térmico e acústico. Os blocos de vidros costumam ser utilizados como elementos decorativos, porém, esses tipos de tijolos também oferecem apelo funcional, já que permitem grande luminosidade ao espaço e ótimo isolamento térmico e acústico.

É usado com frequência para construção de divisórias entre espaços, proporcionando um efeito moderno e sofisticado.

Placas de tijolo (tijolo de acabamento)

São peças exclusivas para decoração, não possuindo o formato necessário para servirem como estrutura.Esses tipos de tijolos são utilizados como revestimento, sendo aplicados por cima de uma parede já construída.