Hoje a Doutor Resolva vai explicar como funciona e a instalar interruptores paralelos para comando de lâmpadas em dois pontos simultâneos.
Interruptores paralelos permite ter mais de um ponto para acender e apagar a luz. Para que a instalação funcione, é preciso atentar para o posicionamento dos condutores. Por isso, o ideal é diferenciar os fios por meio de cores. Atenção, pois o serviço deve ser feito com o circuito desligado.
Interruptores paralelos permite ter mais de um ponto para acender e apagar a luz. Para que a instalação funcione, é preciso atentar para o posicionamento dos condutores. Por isso, o ideal é diferenciar os fios por meio de cores. Atenção, pois o serviço deve ser feito com o circuito desligado.
Interruptores paralelos possuem três polos: o polo central é o terminal comum e os polos extremos são os terminais que abrem e fecham o contato de forma não simultânea. Considere que “N” é o neutro do circuito, condutor de potencial nulo; “R” é a fase do circuito, condutor energizado; e “PE” é a Proteção Equipotencial, ou fio terra, não usado neste caso.
Assim, “N” segue para um dos terminas da lâmpada e “R” segue até o polo central do primeiro interruptor. Os retornos ligam as extremidades dos dois interruptores paralelos e ligam o polo central do segundo interruptor ao outro terminal da lâmpada.
EPIs E FERRAMENTAS
Óculos, alicate, alicate decapador, chave de fenda com haste isolada, dois interruptores paralelos, fios condutores (sendo vermelho para a fase, amarelo para retorno da lâmpada e branco para retorno dos interruptores) e fita isolante.
Com a chave de fenda com haste isolada, retire o interruptor simples e sua base da caixa de passagem.
O interruptor simples (à esquerda) conta com apenas dois condutores. Um fase (vermelho) e outro de retorno da lâmpada (amarelo). Será preciso conectá-los ao novo interruptor, que conta com três bornes, e que receberá um outro fio adicional.
No primeiro interruptor paralelo, conecte o condutor fase ao borne central. Caso esse cuidado não seja tomado, a lógica de funcionamento do circuito se perde e ele não funcionará como deve.
Passe o condutor de retorno da lâmpada até a nova caixa de passagem. Para facilitar a passagem pelo conduíte, faça uma pequena dobra na ponta. Se o trecho a ser vencido for sinuoso, a recomendação é usar um passa-fio.
Na extremidade que chegar ao novo interruptor, decape a ponta do condutor de retorno. Evite deixar um trecho muito grande exposto para evitar contato com os demais bornes.
Finalize essa etapa conectando o condutor de retorno da lâmpada ao borne central do segundo interruptor paralelo.
Em seguida, transpasse os condutores de retorno dos interruptores (fios brancos) pelo conduíte.
Conecte o primeiro condutor de retorno do interruptor no parafuso de conexão localizado à esquerda do primeiro interruptor (na vertical, de quem olha de frente para a base do interruptor) ou acima (quando instalado na horizontal).
Conecte a outra ponta do mesmo condutor no borne localizado na mesma posição do segundo interruptor paralelo (à esquerda na vertical, de quem olha de frente para a base do interruptor ou acima, se for instalado na horizontal).
Finalize as conexões dos condutores de retorno do interruptor conectando o último fio nas posições restantes dos parafusos de conexão.
Conclua ajeitando os condutores dentro da caixa de luz. Parafuse as bases e encaixe os espelhos.
EMENDA DE FIOS
Caso seja necessário aumentar a extensão de um condutor, decape a sua ponta
Faça a emenda, unindo os fios de cobre e trançando as pontas em direções opostas.
Finalize esta etapa isolando os fios condutores com a fita isolante.
Ajuste o condutor já emendado e devidamente isolado dentro da caixa de passagem.
Pronto agora você já sabe como funciona um interruptor paralelo, fique sempre de olho em nosso blog, que a cada semana temos novidades e dicas prontinhas esperando por você.
Eletricista DF 24 Horas