Nesta edição vamos te mostrar como realizar a execução de base em madeira exige medições precisas e verificações continua do alinhamento.
Geralmente usados ao redor de piscinas, jardins e banheiras, decks exigem base de apoio – em concreto ou madeira – bem dimensionada e nivelada para suportar as cargas que irá receber. O apoio correto evita a ruptura das réguas de madeira.
http://www.hgtv.com/remodel/outdoors/space-planning-tips-for-a-deck
O ideal é que a montagem do deck seja realizada na própria obra, permitindo ajustes. Nos casos em que as réguas ficam em contato direto com o solo, é imprescindível optar por madeiras tratadas especificamente para essa finalidade.
FERRAMENTAS E EPIs
Serra circular manual, furadeira, parafusadeira, esquadro, calculadora, gabarito para furos, grampos de fixação rápida (tipo sargento), trena, lápis, régua de alumínio, metro articulado, trincha, lixadeira circular, linha de marcação e martelo, serra circular de mesa com ajuste de ângulo e esquadro de alumínio grande. Os equipamentos de proteção individual necessários são luvas, máscara, protetor auricular, capacete e óculos
MONTAGEM DA ESTRUTURA
Passo 1
Antes de cortar, cheque o alinhamento das vigas. As peças devem ser corretamente armazenadas para evitar deformações devido à má distribuição do peso ou ao contato com umidade.
Passo 2
Corte as vigas de apoio de acordo com as medidas do projeto, aproveitando para verificar o esquadro.
Passo 3
De acordo com o projeto, distribua as vigas na superfície onde o deck será montado.
Passo 4
Confira o esquadro em todos os lados da estrutura e, com um pedaço de madeira, trave as junções. Depois, com o grampo de fixação rápida, trave a estrutura no esquadro.
Passo 5
Finalize o travamento das extremidades da estrutura, parafusando as vigas umas às outras.
DICA
Utilize um gabarito para padronizar o posicionamento dos furos na estrutura.
VIGA CENTRAL
Passo 6
Marque o eixo – ponto intermediário – das vigas laterais na posição onde será fixada a viga central. E marque também o eixo da viga central.
Passo 7
Posicione a viga central na estrutura de modo que os eixos coincidam.
Passo 8
Com auxílio do gabarito, faça as furações e, em seguida, parafuse as vigas.
Passo 9
Finalize esta etapa retirando os pedaços de caibro da estrutura.
VIGAS A 45º
Passo 10
Em alguns casos, como o deste passo a passo, pode haver vigas posicionadas a 45º.
Passo 11
Para fazer o corte corretamente, transfira a medida da viga principal para a viga transversal.
Passo 12
Com a medida marcada, corte a viga transversal no ângulo de 45º. Repita o procedimento na outra extremidade.
Passo 13
Posicione e trave a viga transversal na estrutura.
Passo 14
Fure e parafuse esta viga à estrutura.
RESULTADO
É assim que a estrutura deve ficar ao final desta etapa.
FIXAÇÃO DAS RÉGUAS E GABARITO DE ESPAÇAMENTO
Passo A
Antes de fixar as réguas, calcule o espaçamento entre elas. Verifique quantas réguas o projeto prevê (12, neste caso). Some a largura delas e subtraia esse valor do comprimento total da estrutura. Agora, divida o comprimento restante (24 cm, neste caso) pela quantidade de intervalos previstos (nosso projeto prevê 13 intervalos). Assim, 24/13 = 1,8 cm.
Passo B
Para facilitar e aumentar a precisão da execução, faça um gabarito de madeira com essa dimensão.
Passo 15
Com um pedaço de caibro e o grampo de fixação rápida, prenda as réguas das extremidades. O ideal é que a régua ultrapasse 5 cm além das vigas, fazendo as vezes de pingadeira. No sentido longitudinal, a régua deve ultrapassar o limite da viga em 2 cm.
Passo 16
Utilizando o centro da viga como referência, faça as furações e parafuse à estrutura as réguas das extremidades.
Passo 17
Com a linha, transfira o alinhamento obtido às réguas intermediárias.
Passo 18
Alinhe as réguas intermediárias com auxílio do gabarito. Depois, fure e parafuse todas as réguas na estrutura usando como referência a linha de marcação.
Passo 19
Para chegar ao formato final, com a seção diagonal, use a régua de alumínio e o lápis para marcar a posição onde as réguas serão cortadas.
Passo 20
Lixe as extremidades e toda a superfície das réguas.
Passo 21
Finalize o serviço aplicando verniz – composto por filtro solar e impermeabilizante – sobre as réguas e nos pontos em que a viga de base fica aparente. Aplique quantas demãos forem necessárias, seguindo as orientações do fabricante.
Esta matéria foi originalmente postada no site da Pini, fique de olho que ela te ajudara a executar o deck corretamente. Segue link se acesso: http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/58/artigo279797-4.aspx
Muito instrutivo
Grato
Gostei bastante desse post
http://www.eletricistanodf.com/