Nesta edição a Doutor Resolve vai explicar como a aplicação de dupla camada garante fixação mais firme nas peças de porcelanatos, fique de olho na matéria.
http://mgessoglobal.com.br/servicos/construcoes/pisos-em-porcelanato
Preparação da base:
A primeira coisa que o profissional deve fazer é verificar se a base está completamente curada e livre de sujeiras. Portanto, o contra piso da obra deve ter sido executado com pelo menos 14 dias de antecedência. Se houver irregularidades, o profissional deve regularizar a base e limpá-la para não deixar qualquer tipo de entulho ou argamassa.
Medição e marcação:
Antes de dar início ao trabalho e após verificar que a superfície está completamente limpa e regularizada, o profissional deve realizar a medição por meio de uma linha ou nível, e marcar o local onde serão colocadas as placas.
Flecha indicadora:
Todas as placas cerâmicas têm marcadas em seu tardoz (face posterior) uma flecha que indica a direção, em que foram queimadas quando produzidas. O assentador precisa colocar todas as placas na mesma direção apontada pela flecha, para evitar que apareçam os dentes entre uma peça e outra.
Camada dupla de argamassa:
Placas menores que 43,8 cm x 43,8 cm têm aderência e nivelamento garantidos com somente uma camada de argamassa. No entanto, para placas maiores, é importante aplicar a dupla camada – uma na base do piso e outra na própria peça – para ter compensações e desaeração. A argamassa deve ser espalhada com o lado liso da desempenadeira, e, com o lado denteado, formar os cordões.
Juntas de assentamento:
Peças retificadas tem dimensões finais precisas e, por isso, precisam de junta de assentamento de somente 1mm. Já as não retificadas podem apresentar pequenas variações de tamanho, e por isso a junta deve ser de pelo menos 3mm – para compensar essas variações e para absorver as diferentes retrações a que as pelas estão sujeitas.
Limpeza de rejunte:
Deve-se limpar imediatamente o rejunte após a execução, com uma esponja molhada, para evitar a formação de bolhas sobre o porcelanato. No caso do porcelanato polido, a absorção do rejunte é mais rápida devido aos poros da peça, podendo causar manchas. Caso o rejunte seja epóxi, o cuidado deve ser ainda maior porque ele seca muito rápido e a remoção posterior se tona mais difícil.
Está matéria inicialmente foi publicada na revista Equipe de Obras, http://equipedeobra.pini.com.br/index.aspx fique de olho em nosso site que a cada semana buscamos arquivos importantes para você.
Acesse
Eletricista DF 24 Horas