A franquia Doutor Resolve foi fundada em 2010 e pegou carona no período mais intenso do boom da construção civil no Brasil. Com o bom impulso inicial, mais uma forte campanha de divulgação, a rede teve um crescimento de 30% em 2012, somando 600 unidades. Agora, o serviço de reparos e reformas pretende finalizar 2013 com mais 150 pontos, além de iniciar sua expansão pela América Latina. Ainda não foi definido qual será o primeiro país, mas Chile, Colômbia e Peru estão sendo considerados.

Para o fundador da Doutor Resolve, David Pinto, 2012 foi um ano de consolidação da marca. Após um período de crescimento intenso em 2011, a franquia passou por processos de ajuste. Os critérios de seleção de franqueados estão mais exigentes e o investimento inicial aumentou para valores a partir de R$ 38 mil. “Quando a Doutor Resolve começou, eram R$ 10 mil. Isso atraiu gente que não tinha o perfil necessário. Chegamos a substituir os franqueados de 5% das unidades da rede”, afirma Pinto.

Agora são procurados, principalmente, administradores de empresa, engenheiros, arquitetos – pessoas que gostam de pequenos reparos e que têm simpatia pela área de negócios. Uma triagem é feita para analisar a qualificação e o perfil do candidato. “Queremos alguém que queira botar a mão na massa, acompanhar os funcionários e supervisionar as equipes”, diz.

Em novembro de 2011, o empresário criou o Instituto da Construção para capacitar os funcionários da rede. O franqueado é orientado a buscar mão-de-obra formada ali. O próprio Instituto da Construção é uma franquia, atualmente com mais de 20 unidades. Treinamentos para mestre de obra, eletricista, azulejista, pintor, entre outros, constituem o currículo da escola.

Para Pinto, o desafio de uma empresa de reparos e reformas como a Doutor Resolve é manter a uniformidade da prestação de serviços. Pesquisas com os franqueados e consultores são feitas periodicamente Além disso, os consultores de campo visitam todas as unidades a cada três meses. Cada um deles é responsável pela fiscalização de cerca de 30 franquias.

Atualmente, a Doutor Resolve trabalha com as áreas elétrica, hidráulica, de serviços de alvenaria e de jardinagem. Os profissionais contratados realizam desde consertos emergenciais até reformas planejadas. O preço de cada serviço varia de região para região, mas é estabelecido e fiscalizado pela franqueadora. “Reparos elétricos e hidráulicos são os mais solicitados. O cliente compra o material e nós fazemos a instalação. Em alguns casos, os franqueados auxiliam o cliente nessa aquisição”, afirma.

Os estabelecimentos não precisam ser grandes – alguns são de 40 m² — mas devem ter uma fachada, um atendente, um computador e uma sala para reunião. Cada unidade possui um carro e uma moto para o transporte dos materiais e profissionais.