O que você pode fazer para reduzir o seu consumo de energia no inverno – e com segurança

Dicas para reduzir o consumo de energia no inverno

 – Utilize lâmpadas mais econômicas e eficientes;

Como o dia acaba escurecendo mais cedo durante essa estação do ano, é natural que a gente precise acender as luzes mais cedo do que no verão. Uma das principais medidas para ver diferença na conta de luz é optar por lâmpadas mais econômicas, e os modelos de LED são os mais indicados nesse caso.

– Tenha cuidado com as sobrecargas;

Assim como no verão, durante o inverno acabamos utilizando aparelhos que exigem um consumo maior de energia elétrica. Nos dias frios também temos que cuidar para não sobrecarregar a nossa instalação, principalmente ligando várias coisas ao mesmo tempo e na mesma tomada.

Aquecedores e chuveiros mais fortes são alguns exemplos de aparelhos que merecem uma atenção maior. Na hora de instalar esses equipamentos, pode ser interessante a ajuda de um profissional para fazer uma avaliação da instalação. Assim você tem mais certeza das condições da sua rede elétrica, e se ela está preparada ou não para um consumo de energia mais elevado, seja no inverno ou durante o verão.

– Feche as janelas e portas para reduzir o consumo de energia no inverno;

Para que a dica anterior seja ainda mais útil, quando utilizar o aquecedor procure fechar as janelas e portas. Assim, o ar frio não entra e também não ocorre perda de calor. O espaço ficará aquecido mais rápido. É a mesma lógica do ar-condicionado durante os dias quentes. Em dias frios, fechar as cortinas também pode ajudar a vedar melhor o ambiente.

– Evite o uso de secadoras de roupa;

Essa dica fica mais fácil de ser aplicada em dias de sol. O que durante o inverno nem sempre acontece, e por isso a secadora pode ser muito útil. Mas, quando o dia for favorável, aproveite para colocar as roupas no varal e deixe a secadora de lado.

Na hora de lavar a roupa, lembre-se de acumular o maior número de peças, utilizando a capacidade máxima da máquina. Isso também ajuda a economizar energia e água.

– Evite banhos longos;

Essa é uma atitude que devemos colocar em prática o ano todo, não é mesmo? Nós entendemos que durante o inverno, um banho quente pode ser muito agradável e confortável. Mas, procure ficar o mínimo tempo possível. Você estará não só economizando energia, mas também água. Esse um minuto a menos já pode fazer a diferença!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Uma resposta para “O que você pode fazer para reduzir o seu consumo de energia no inverno – e com segurança”

  1. Avatar de Edson Junior

    Economizar energia elétrica é o desejo de muitos, e as contas só aumentam

    http://www.eletricistanodf.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *