Pré – Lajes de Concreto

Nesta matéria a Doutor Resolve vai te mostrar uma matéria importante sobre Pré-Lajes de Concreto, fique de olho em nosso site que a cada semana terá uma novidade para você.

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Já é há muito tempo utilizadas em obras de infraestrutura especialmente na construção de tabuleiros de pontes e viadutos, coberturas de galerias e reservatórios e em estruturas de contenção as pré-lajes de concreto vêm sendo também cada vez mais empregadas na construção de edifícios de múltiplos pavimentos, sejam comerciais ou residenciais, e em projetos de shoppings centers e galpões industriais.

São vários os motivos deste avanço, a começar pela versatilidade oferecida pelas pré-lajes de tabuleiro: elas podem ser utilizadas em combinação com os mais diferentes sistemas de estruturas, desde a alvenaria estrutural até a estrutura metálica. Em muitos casos unindo, nos níveis de projeto e de obra, a praticidade da pré-fabricação com a flexibilidade oferecida pela construção in-loco. Veja os benefícios para o canteiro.

Economia no cimbramento e nas fôrmas: Como reduzem também a necessidade de escoramentos e de fôrmas – pois podem ser inseridas diretamente nas estruturas de apoio as pré-lajes têm sido, igualmente, a melhor opção para os construtores que precisam imprimir maior rapidez às obras, sem elevação dos custos e do número de trabalhadores no canteiro.

“As pré-lajes de concreto, sem dúvida, são muito competitivas, tanto do ponto de vista tecnológico como operacional”, elogia o engenheiro Moacir Hissayassu Inoue, diretor da Tecnicalc, empresa de Curitiba (PR) que recorre comumente às pré-lajes tanto em obras de pontes e viadutos como em edificações industriais e comerciais. “Elas permitem a racionalização completa do processo construtivo, inclusive reduzindo muito o desperdício de materiais”.

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Já é há muito tempo utilizadas em obras de infraestrutura – especialmente na construção de tabuleiros de pontes e viadutos, coberturas de galerias e reservatórios e em estruturas de contenção – as pré-lajes de concreto vêm sendo também cada vez mais empregadas na construção de edifícios de múltiplos pavimentos, sejam comerciais ou residenciais, e em projetos de shoppings centers e galpões industriais.

São vários os motivos deste avanço, a começar pela versatilidade oferecida pelas pré-lajes de tabuleiro: elas podem ser utilizadas em combinação com os mais diferentes sistemas de estruturas, desde a alvenaria estrutural até a estrutura metálica. Em muitos casos unindo, nos níveis de projeto e de obra, a praticidade da pré-fabricação com a flexibilidade oferecida pela construção in-loco. Veja os benefícios para o canteiro.

Economia no cimbramento e nas fôrmas: Como reduzem também a necessidade de escoramentos e de fôrmas – pois podem ser inseridas diretamente nas estruturas de apoio as pré-lajes têm sido, igualmente, a melhor opção para os construtores que precisam imprimir maior rapidez às obras, sem elevação dos custos e do número de trabalhadores no canteiro.

“As pré-lajes de concreto, sem dúvida, são muito competitivas, tanto do ponto de vista tecnológico como operacional”, elogia o engenheiro Moacir Hissayassu Inoue, diretor da Tecnicalc, empresa de Curitiba (PR) que recorre comumente às pré-lajes tanto em obras de pontes e viadutos como em edificações industriais e comerciais. “Elas permitem a racionalização completa do processo construtivo, inclusive reduzindo muito o desperdício de materiais”.

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O uso das pré-lajes de tabuleiro reduz a necessidade de escoras de cimbramento e o tempo de permanência durante a cura do concreto.

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As pré-lajes dispensam o uso das tradicionas fôrmas e pranchões de compensado. Assim, diminui-se o tempo de montagem do cimbramento. Além disso, o acabamento na parte inferior é mais regular e facilita o revestimento.

Furos para passagem de fios e encanamento já vêm de fábrica: Nos edifícios de múltiplos pavimentos, outra vantagem oferecida pelas pré-lajes é que as furações hidráulicas, shafts e caixas de passagem para a rede elétrica podem sair já feitas e implantadas da fábrica, abreviando aí também o cronograma.

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Com módulos pequenos, as pré-lajes podem ser manuseadas pela própria equipe. Isso permite que a técnica possa ser empregada em obras de qualquer porte, inclusive residenciais.

 Uma das poucas desvantagens do uso das pré-lajes na construção de edifícios com muitos pavimentos é a óbvia necessidade de gruas para a sua colocação nos andares mais altos. O que pode elevar o custo final e criar problemas logísticos quanto ao uso do espaço dos canteiros.

Concreto mais resistente 
Para o diretor da Tecnicalc, Moacir Hissayassu Inoue, sem os avanços tecnológicos que melhoraram sensivelmente a qualidade do concreto brasileiro nos últimos 50 anos a disseminação das pré-lajes, como a verificada atualmente, não teria sido possível, assim como a da própria indústria de pré-moldados.

“Antes, não era nada fácil encontrar concretos convencionais de maior resistência, que são fundamentais para a boa qualidade dos pré-moldados e para a construção de edificações mais esbeltas”, diz ele, que usa apenas pré-lajes e pré-moldados fabricados com concretos acima de 30 MPa em suas obras. “O mais comum era a utilização de um concreto poroso, às vezes até bastante permeável – e isso não só no Brasil, mas no mundo inteiro”.

A razão, de acordo com ele, era que, nas décadas de 1950 e 1960, quando o sistema de bombeamento do concreto por tubulação entrou no mercado, a prática era ainda algo primitivo. Era preciso que o concreto fosse demasiadamente fluido para que o bombeamento funcionasse. Ou seja, era comum ter muita água para pouco cimento.

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Com a instalação modular, fica mais facil trabalhar as aberturas

“A relação água-cimento mais usada era por volta de 0,7, mas muitos exageravam, usando até 0,8. Isso, quando a reação química necessária para hidratar o cimento e transformá-lo em concreto acontece numa relação de 0,2”, explica. “Quer dizer, o resto da água ficava no concreto, tornando-o poroso e permeável. Em ambientes agressivos, como o litorâneo, a estrutura acabava por se deteriorar, com a maresia atacando as próprias ferragens”.

Ele diz que, no Brasil, apenas a partir de 2003 as normas técnicas estabeleceram uma relação máxima de 0,65 em locais climaticamente tranquilos, de 0,6 em grandes centros urbanos e 0,5 ou 0,55 nas regiões litorâneas. “Já havia então condições tecnológicas para a determinação desses padrões”, sublinha.

Para Inoue, os progressos na área do concreto vêm acontecendo hoje em uma velocidade cada vez maior, fazendo justiça à gradual substituição do termo concreto de alta resistência por “concreto de alto desempenho”.

“Disso dá provas o desenvolvimento, no Canadá, do chamado concreto pós-reativo, de resistência mais alta que a do aço”, ilustra, acrescentando que com esse concreto é possível erigir, com grande facilidade, estruturas extremamente esbeltas. Essa tecnologia, segundo ele, não é desconhecida no Brasil, embora esteja ainda em um estágio quase experimental.

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Caixas de escada, fiação, ou shafts de passagem de encanamento devem ser previstos antes da concretagem da laje. Assim, dispensam-se os furos posteriores.

Esta matéria foi publicada originalmente no site: http://piniweb.pini.com.br/index.aspx

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Comentários

2 respostas para “Pré – Lajes de Concreto”

  1. Avatar de Edson Junior
    Edson Junior

    Lajes reforçadas duram mais tempo
    Eletricista DF 24 Horas

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