Energia fotovoltaica

Nesta edição a Doutor Resolve vai falar sobre energia Fotovoltaica a pedido da nossa unidade de Marabá – PA que executa este tipo de serviço, fique de olho nesta matéria!

post_energia_fotovoltaica_01

Nós vamos citar nesta edição sobre os benefícios do uso e do aproveitamento sobre a energia solar, e o que especificadamente em termos de sua capacidade de renovação e a redução das emissões de gases de efeito estufa e também benefícios para aqueles que optam por instalar painéis solares.

11

O uso de energia solar oferece inúmeros benefícios ambientais, especificamente em termos de sua capacidade de renovação e a redução das emissões de gases de efeito estufa e também benefícios econômicos para aqueles que optam por instalá-los.

Benefício ambiental:

  • Aquecimento solar é energia limpa, renovável (diferentemente de gás, óleo e carvão) e sustentável, ajudando a proteger o nosso meio ambiente;
  • Os sistemas de aquecimento solar não poluem o ar, uma vez que, não lançam dilóxido de carbono, o óxido de nitrogênio ou o mercúrio na atmosfera, como outras formas de energia fazem. Assim, esses sistemas não contribuem para aquecimento global, chuva ácida ou mistura de neblina e fumaça;
  • O sistema aquece a água no próprio local onde será usada;

Benefícios econômicos:

  • Aquecimento solar não necessita nenhum combustível, somente em dias chuvosos e nublados o sistema necessitará de um auxiliar elétrico e/ou gás;
  • O período de recuperação do investimento em aquecimento solar pode ser muito curto dependendo da quantidade de água quente utilizada no projeto;
  • Depois que o investimento inicial foi recuperado, a energia solar é praticamente gratuita e a economia se estenderá por tanto por anos quanto o sistema estiver ativo.

Benefícios de manutenção:

  • Sistema de aquecimento solar necessita de pouca manutenção, se as condições forem adequadas têm uma vida longa;
  • O seu funcionamento é silencioso e não há odores;
  • O sistema de aquecimento solar pode ser expandido quando se acrescenta mais coletores, realizando ajustes na instalação conforme a necessidade.

29a9caef6590dc8d2a0e35ecfe969787

https://br.pinterest.com/pin/524176844109283814/

Além destes benefícios citados acima, com a instalação do sistema de aquecimento solar há ganhos com a redução dos gastos na conta de luz, economizando na geração de energia em várias frentes, da iluminação sem o desperdício, a economia no uso de aparelhos elétricos e até mesmo na própria reflexão sobre o consumo anual.

temperatura-e-potencia-do-painel-solar

http://www.portalsolar.com.br/folha-de-dados-do-painel-solar—o-que-voce-precisa-saber.html

A energia gerada pelo sol é inesgotável em escala de tempo, surge como uma das principais fontes de luz e calor para diminuir tal problema, sendo talvez uma das alternativas energéticas mais promissoras atualmente e uma luz ao fim do túnel desta dependência excessiva dos combustíveis fósseis.

Este tipo de sistema tem conhecido nos últimos tempos uma significativa redução de preço, a par do aumento das suas características de rendimento e confiabilidade. O grande desafio atual é definir as políticas que potencializarão a desejada penetração da energia elétrica fotovoltaica com um custo social aceitável e com um rendimento mais proveitoso.

painel_solar

http://www.feis.unesp.br/#!/departamentos/engenharia-eletrica/pesquisas-e-projetos/eco2/fontes-de-energia/solar/

Fique de olho em nosso Blog que estamos buscando matérias importantes para você!

 

Comentários

Uma resposta para “Energia fotovoltaica”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *