Estrutura de steel frame.

Nesta semana a Doutor Resolve vai te mostrar o passo a passo para construção em steel frame, ele é um sistema construtivo diferenciado muito utilizado nos Estados Unidos, aqui no Brasil ele “chegou recentemente” e está tomando espaço no mercado da construção, fique de olho nesta matéria e aprenda este novo sistema.

steel-frame-01

Alinhamento e prumo exigem atenção redobrada para evitar problemas estruturais e de alinhamento dos fechamentos. Estruturas em steel frame são compostas por perfis leves de aço galvanizados conformados a frio. Como os perfis chegam prontos ao canteiro, não há desperdício de materiais. Além disso, a execução dessas estruturas é seca e rápida.

Por conta dessas características, esse tipo de sistema é indicado, sobretudo, para projetos com muita repetição de elementos, como no caso de conjuntos habitacionais, ou que contam com muitas divisões internas, como hospitais, alojamentos e escritórios.

A etapa de montagem das estruturas exige muita atenção. Isso porque o alinhamento e o prumo da estrutura devem ser perfeitos, o que exige capacitação técnica do instalador. Erros nessa etapa afetarão o revestimento, pois placas também chegam à obra nas medidas corretas, ainda que o correto alinhamento da estrutura para os andares superiores também deve ser observado, o steel frame não aceita desvios maiores do que 0,5 cm, sob risco de haver falhas estruturais.

Para que a montagem seja rápida e eficiente os instaladores precisam ter em mãos todas as medidas para posicionamento dos painéis, evitando paradas e erros. Em geral, o tipo de fundação adotado para essas obras é o radier.

MATERIAIS E EPI’s

i355282

Capacete, protetor auricular, luvas, óculos, furadeira, brocas, parafusos, lixadeira, esquadro, linha de giz, marcadores, nível bolha, chave catraca, trena, martelo, estilete e chumbadores.

1.No dia anterior à chegada dos painéis na obra, transfira o desenho da posição dos frames para o radier.

i355283

2.Faça a marcação do local onde serão posicionados e fixados os painéis com a linha de giz.

i355284

3.Cheque o esquadro, garantindo que os ângulos tenham 90 graus.

i355285

DICA

Essa etapa é muito importante, pois o esquadro do radier nem sempre é preciso, já que a fôrma pode se deslocar em alguns milímetros durante a concretagem. Mesmo que esse desvio não prejudique o desempenho da fundação, lembre-se que o steel frame não tolera desvios maiores do que 0,5 cm. Logo, não é recomendável tomar o radier como base para o posicionamento da estrutura.

i355286

4.Com o projeto em mãos, transfira a numeração de cada painel para a posição correta onde serão montados.

i355287

ATENÇÃO!

A numeração pode ser conferida na face interna do painel metálico.

i355288

i355289

5.Inicie a aplicação da manta acústica rente à marcação previamente executada. Esse material evita o contato direto do aço com a laje, permitindo que os painéis se acomodem melhor à estrutura e reduzindo a transmissão de ruídos.

i355290

6.Com o auxílio da furadeira, faça os furos no painel e no concreto.

i355291

7.Para fixar os perfis ao radier utilize uma chave catraca e parafusos com rosca soberba, que dispensam o uso de bucha.

i355292

8.Utilize a chave catraca para fixar os chumbadores ao radier. Os chumbadores, cuja quantidade varia de acordo com o tamanho do painel e o projeto estrutural, são geralmente fixados à distância de 40 cm a 1,20 m entre eles.

i355293

9.Conforme as bandas de impermeabilização forem sendo distribuídas, faça os recortes necessários nos pontos por onde passarão as tubulações que ficarão embutidas no painel.

i355294

10.É preciso cortar os perfis para que as tubulações possam passar através deles. Para tanto, meça e transfira a medida da tubulação para o painel. Em seguida, execute o corte com o auxílio de uma lixadeira com disco de corte.

i355296

11.Com a parafusadeira, fixe um painel ao outro, utilizando parafusos a cada 50 cm. Fique sempre atento, no entanto, à definição de projeto sobre a quantidade de parafusos necessários para fixação dos frames.

i355297

12.Ao finalizar os cantos, confira, com um esquadro metálico, se os painéis formam ângulos de 90 graus entre si.

i355298

13.Os painéis devem ser fixados continuamente, um ao lado do outro, conforme determina o projeto.

i355299

14.O procedimento é o mesmo ao longo de toda a estrutura, inclusive nos andares superiores.

i355300

Caso deseje acessar a fonte de pesquisa desta matéria e ver o vídeo do passo-a-passo também acesse: http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/52/artigo267880-3.aspx

Fique de olho em nosso Blog que a cada semana estamos trazendo uma novidade para você.

Comentários

Uma resposta para “Estrutura de steel frame.”

  1. Avatar de Edson Junior
    Edson Junior

    Nunca tinha ouvido falar sobre essa estrutura, agora sei como funciona
    Eletricista DF 24 Horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *