Moradias Auto Sustentável.

Esta semana a Doutor Resolve vai mostrar alguns itens que podemos adaptar para uma moradia sustentável, sendo assim vamos mostrar alguns pontos que vem sendo bem discutido ultimamente.

7de6d2d2ba507a59b522ac587252167e

Também conhecidas como casas ecológicas, as casas sustentáveis ou auto sustentáveis são aquelas projetadas e construídas de maneira a respeitar o meio ambiente, seguindo os princípios da sustentabilidade ambiental e garantindo o bem-estar dos moradores.  As casas sustentáveis são de extrema importância para a preservação do meio ambiente e uso racional e consciente dos recursos naturais. Além de apresentar benefícios para o meio ambiente, também trazem vantagens para os moradores como, por exemplo, redução de custos com energia elétrica, água, e conforto termo-acústico, além de um ambiente residencial agradável e confortável para os moradores.

0e85f8a5527bb767cd03f211005377bc

Custo x Benefício

O custo de uma casa sustentável é praticamente igual ao de uma casa construída pelos métodos tradicionais. Alguns sistemas podem trazer um custo inicial mais alto, porém, a médio e longo prazo, tendem a gerar economia. Este é o caso, por exemplo, do sistema de aquecimento solar.

65c4ac100e5ff327e1c70d80d98bbe64

Para começar tornar a edificação auto sustentável algumas medidas devem ser adotadas desde o inicio do projeto como:

– Uso de sistemas elétrico e hidráulico que possibilitam a economia e uso racional de água e energia elétrica. Estes sistemas também são feitos para evitar ao máximo e desperdício.

– Uso de madeiras certificadas, ou seja, com origem legal, caso possua no projeto.

– Instalação de sistema de aquecimento solar.

– Projeto que privilegia ao máximo a iluminação e ventilação natural para possibilitar a economia na conta de energia.

00b2827967cf11e3385a4acfee71169f

-Projeto de construção que não cause danos ao meio ambiente. Desta forma, a construção das casas sustentáveis não devem gerar poluição do ar e da água, desmatamento e contaminação do solo.

– Uso de sistema de captação de águas de chuva para o uso interno.

6e25a1ed770ef32ff22bf6c9c129e067

– Emprego, sempre que possível, de materiais de construção recicláveis e reutilizáveis.

– Aplicação de processos construtivos que evitem ao máximo o desperdício de materiais de construção e acabamento.

– Implantação de sistema térmico que vise a diminuição do uso de ar condicionado. Uma das soluções é a implantação do telhado verde, que além de aumentar a área vegetal da casa, diminui o calor interno da residência nos dias quentes de verão.

– Uso de jardins com plantio, quando possível, de árvores.

Que auxiliam na economia em longo prazo da construção e desta forma também na “degradação” com o meio ambiente.

a00b939c4bf194ad3a995227efb76d79

Existem as casas sustentáveis ou que buscam a autossuficiência que seguem os princípios da bioarquitetura, dentro uma diferente filosofia de vida e construção. Por utilizarem materiais locais, métodos construtivos resgatados da arquitetura regionalista e vernácula, associado à mão de obra em sistema de mutirão, geralmente são produzidas à um custo muito baixo, criando ambientes aconchegantes e criativos.

Não perca as nossas postagens e veja a cada semana um tema diferente para você.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Uma resposta para “Moradias Auto Sustentável.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *