Como Trocar a Torneira da Cozinha ou do Banheiro

A Doutor Resolve irá mostrar como você pode trocar a sua torneira da cozinha ou do banheiro sem nenhum problema. Se estiver só pingando, você pode apenas trocar o reparo como mostramos na edição anterior, mas não se preocupe se você precisar trocar tudo nos iremos te mostrar hoje. O procedimento é bem simples, especialmente se você tiver as ferramentas certas.

images

  1. Verifique sua pia. Veja quantas torneiras há e a distância entre elas. Você pode ter que olhar debaixo da pia para ter certeza. Para torneiras de banheiro, em particular, as duas torneiras podem estar conectadas com o cano, formando uma coisa só, ou podem ser separadas. Você vai precisar dessa informação para escolher a torneira substituta.
    01
  2. Obtenha a torneira substituta. Você deve usá-la por um longo tempo, então é bom investir em uma de boa qualidade.
    02
  3. Leia as instruções que vêm com a torneira. Elas podem ser detalhadas e úteis ou mínimas e frustrantes. Quando tiver dúvidas, siga as instruções do fabricante e não as que você tenha encontrado em outros lugares.
    03
  4. Pode ser bom comprar uma chave de lavatório. Ela é uma ferramente desenvolvida para alcançar bem atrás da pia e remover duas grandes porcas que ficam em cada lado da torneira e a mantém apertada junto à pia. Se não conseguir afrouxar as porcas com a mão com outras ferramentas que tiver, a chave de lavatório vai facilitar seu trabalho.
    04
  5. Tire tudo da parte de baixo da pia e deixe bem longe.
    05
  6. Ilumine sob a pia para que você consiga ver o que está fazendo.
    06
  7. Use uma lâmpada portátil.Desligue o registro. Sob a pia você verá dois canos de alimentação saindo da parede e indo em direção à sua torneira. Deve haver uma válvula em cada um, sendo uma para água quente e outra para fria. Desligue ambas as válvulas, girando-as no sentido horário, como se fossem torneiras.
    07
  8. Solte a porca que fica logo acima da válvula em cada cano e levante os canos para soltá-los das válvulas. A água vai sair de cada cano agora, pois elas estão sendo drenadas da torneira, então você vai precisar de uma toalha para absorver essa água.
    08
  9. Retire as porcas grandes que mantém a torneira no lugar. Nesse momento você vai precisar usar a chave de lavatório, se tiver. Pode haver uma, duas, ou até três porcas. Na sua pia pode ser diferente porque elas podem ser de plástico rígido, latão ou de um metal prateado. Essa pode ser a parte mais difícil da tarefa, pois as roscas costumam ser grandes e podem estar corroídas, então pode ser difícil girar as porcas. Aguente firme! Fica mais fácil a partir de agora.
    09
    Se os canos que alimentam a torneira forem velhos, é uma boa ideia trocá-los também, principalmente se eles forem do tipo flexível. Se forem rígidos, isso não costuma ser necessário, a menos que eles não cheguem na nova torneira. Se você não for trocar os canos de alimentação, você só deve ter que desconectá-los na parte de cima. Canos de aço inoxidável trançados e reforçados praticamente eliminam a possibilidade de inundação se o cano estourar.
  10. Puxe a torneira velha, com canos e tudo, para fora da pia.
    10
  11. Agora, examine os canos com cuidado. Se eles estiverem danificados de alguma forma, leve um até a loja onde você comprou a chave de lavatório e compre dois novos canos de plástico cinza, do mesmo tamanho. Eles vêm com novas porcas e novos terminais conectores.
    12
  12. Antes de instalar a nova torneira, limpe bem a pia no lugar onde a antiga estava. Pode ser necessário raspar e esfregar para remover os depósitos de calcário, mas, dependendo da nova torneira, parte dessa área deve ficar coberta. Tente usar vinagre ou um limpador ácido para ajudar a remover os depósitos de calcário.
    11
  13. Veja a base da sua nova torneira para saber se ela vem com uma vedação macia de plástico. Você vai precisar de algo para vedar em torno da base, para evitar que a água passe por ali. Se não vier, compre massa de calafetagem. Ela é cinza e parece chiclete. Passe um pouco em volta da base antes de montar a nova torneira. Quando você apertar as duas porcas grandes, um pouco da massa vai sair, mas é fácil limpar com álcool 70°.
    13
  14. Conecte os novos canos à nova torneira antes de instalá-la na pia.
    14
  15. Monte a torneira. Às vezes há uma flange ou um disco que encaixa na parte de baixo. Se quiser instalar essa flange, ou se houver mangueiras adicionais a encaixar, a hora é agora.
    15
  16. Passe a nova torneira pelo(s) buraco(s) da pia.
    16
  17. Aperte as porcas sob a pia, mas pare antes de terminar.
    17
  18. Antes de terminar de apertar as porcas, veja se a torneira nova está reta, ou se está torta para algum lado, e só depois termine de apertar.
    18
  19. Conecte os novos tubos às válvulas sob a pia e aperte as porcas dos tubos.
    19
  20. Ligue a água e verifique se há vazamentos. Espere dez minutos e veja novamente se há vazamentos. Se tudo correr bem, pronto. Se não, aperte mais um pouco os conectores e verifique se há vazamentos.
    20

Este foi o nosso material de hoje, fiquei de olho em nosso blog e veja a cada semana uma postagem diferente.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

7 respostas para “Como Trocar a Torneira da Cozinha ou do Banheiro”

  1. Avatar de Vianei
    Vianei

    Muito bom o post, ma ajudou muito, pois comprei uma torneira nova para minha cozinha e com as dicas consegui trocar sem problemas. Até indico a loja que comprei uma ótima torneira com 10 anos de garantia, veja só, e ainda em promoção a loja é decorarehome.com.br Parabéns pelo blog!

  2. Avatar de Bernardo

    Super bem explicado e didático o artigo.
    Parabéns!

  3. Avatar de Eliana Kalil

    A torneira que temos tem duas alças, embaixo da pia, água quente e fria são dois registros e um deles o parafuso empanou não sai, como devo proceder? Desde já agradeço.

  4. Avatar de Juliana Pereira
    Juliana Pereira

    Justo o que eu procurava sobre torneira com filtro

  5. Avatar de Sandra

    Boa noite como faço pra trocar uma torneira da pia da cozinha embutida na parede com mármore

  6. Avatar de Sandra

    Estou com problemas minha torneira fica no armário inbutido não consigo girar ..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *