A importância da limpeza da Caixa D’água.

Neste fim de mês como estramos tratando sobre o assunto de hidráulica vamos apresentar a importância de fazer a limpeza da caixa d’agua. É necessário verificar as condições de higiene e vedação, para prevenir a entrada de insetos e outros corpos estranhos.

caixa-dagua-limpa-como-limpar-caixa-dagua

A caixa d’água é como uma poupança. Uma reserva para qualquer eventualidade que possa ocorrer e que venha a afetar o abastecimento de água. O que acontece com os imóveis que possuem o reservatório é que nestas ocasiões eles não sentem os efeitos do desabastecimento.

É muito simples dimensionar o reservatório ideal para o seu imóvel. Por exemplo: uma residência de consumo normal gasta em média 150 litros de água por dia. Se a família tem cinco pessoas, então basta multiplicar 150 por 5 que você verá que o consumo médio por morador é de 750 litros de água por dia. Assim, é interessante instalar uma caixa d’água com capacidade para 1.000 litros, pois desta forma ainda restará uma margem de reserva.

limpeza-de-caixa-de-agua

Após instalar a caixa d’água é fundamental ter alguns cuidados, como mantê-la sempre limpa e fechada, pois esta atitude também ajuda a combater certas pragas que podem afetar a saúde, como ratos e insetos, bem como que esta água se torne um criadouro para o mosquito da dengue.

A cada 6 meses o usuário deverá executar a limpeza, afastando, assim, o risco de doenças.

Para lavar a baixa d’água prepare:

1 balde;

2 panos limpos;

1 esponja ou escova (não pode ser de aço);

1 colher de sopa;

1 pá de plástico;

Água sanitária;

ATENÇÃO: Nunca utiliza sabão, detergente ou outro produto para lavar a caixa d’água, use apenas água sanitária.

LIMPEZA DA CAIXA D´ÁGUA

A Manaus Ambiental trabalha para oferecer água de qualidade para toda a cidade. Para manter essa qualidade, faça a limpeza da caixa d’água ou cisterna de seu imóvel a cada seis meses. Programe a limpeza com antecedência e tome as providências necessárias: reserve uma quantidade de água para consumo, utilize toda a água necessária antes de iniciar a limpeza, separe o material de limpeza necessário e verifique as condições de segurança.

Para fazer a limpeza do seu reservatório, acompanhe o passo a passo!

1 – Um dia antes da lavagem, feche o registro de entrada ou amarre a bóia da caixa. Assim, você vai consumir a água da caixa até atingir a quantidade necessária para a limpeza, evitando o desperdício.

1

2 – Feche a saída com um tampão ou pano, tomando o cuidado de reservar um palmo de água na caixa.

2

3 – Lave as paredes e o fundo da caixa com uma esponja ou escova.

3

4 – Abra a saída da caixa para que escorra toda a água da lavagem. Usando um balde e uma pá de plástico, retire a água e os resíduos que restarem.

4

5 – Abra o registro de entrada de água, encha a caixa até a metade. Feche novamente o registro e a saída da caixa-d’água. Em seguida, adicione água sanitária conforme tabela abaixo:

5

500 litros = 10 colheres de sopa

750 litros = 15 colheres de sopa

1000 litros = 20 colheres de sopa

6 – Lave novamente as paredes e o fundo da caixa-d’água com uma esponja ou escova nova e limpa.

6

7 – Abra novamente a saída da caixa e as torneiras da casa, deixando toda a água da lavagem sair. Para evitar o desperdício, guarde essa água em baldes para lavar pisos e calçadas.

7

8 – Lave a tampa da caixa com água corrente e coloque-a no lugar. Também é importante colocar um filtro (tela de nylon) na saída do cano extravasor ou cano-ladrão, que é aberto quando a caixa-d’água está muito cheia. Geralmente, a saída desse cano localiza-se no lado exterior do telhado. Com a tampa e o filtro, evita-se a entrada de insetos e pequenos animais na caixa-d’água.

8

9 – Para evitar o acúmulo de ar no encanamento da casa, abra as torneiras até que a água comece a sair.

9

10 – Abra o registro de entrada da água e deixe a caixa encher.

10

Verifique sempre o estado de conservação da tampa do reservatório, que não pode estar quebrada ou mesmo rachada. Lave a tampa com água corrente antes de colocá-la no lugar, feche bem para evitar a entrada de materiais indesejáveis como folhas, insetos e pequenos animais.

Comentários

2 respostas para “A importância da limpeza da Caixa D’água.”

  1. Avatar de Patricia
    Patricia

    Eu nunca mais tive dor de cabeça com a minha caixa d’água depois que conheci a solução completa da H2O Solutions. Indico de olhos fechados: http://www.h2osolutions.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *