Instalação de fita de led

Como já explicamos neste mês a Doutor Resolve irá mostrar algumas matérias e informações sobre a parte elétrica, e hoje iremos mostra como cada vez mais está sendo a iluminação por fita de LED, e com esta demanda os projetos de iluminação ficam cada vez mais especifico, e nós da Doutro Resolve iremos explicar como é fácil fazer esta instalação, essas fitas são bastante simples de instalar. Fique de olho aqui no site que e veja como fazer isso com segurança.

1

Para a realização de um projeto luminotécnico depende da escolha certa das lâmpadas. Uma das grandes inovações na área de iluminação nos últimos anos foi o desenvolvimento dos leds (Diodo Emissor de Luz, em português). Menores e muitas vezes mais econômicas que as lâmpadas fluorescentes, essas fontes de luz podem ser usadas em projetos de iluminação residencial e comercial.

O desenvolvimento das fitas de led ampliou ainda mais as possibilidades. Flexíveis e autoadesivas, as fitas são indicadas para aplicação em superfícies estreitas (como bordas e degraus), estruturas lineares (como sancas e vitrines) e também em móveis.

De colocação simples, esse tipo de produto dispensa o uso de solda. Mas, como tudo que envolve instalação elétrica, é importante adotar alguns cuidados para garantir a segurança do instalador. O principal é desligar a energia no quadro para evitar choques.

Além disso, você vai precisar de uma fonte de alimentação (driver) compatível com a configuração da fita para estabilizar a tensão que vem da rede elétrica. Essa precaução é importante para evitar que o produto queime e também para garantir a vida útil e a eficiência asseguradas pelo fabricante.

É recomendável ter ajuda de um eletricista no momento de unir pedaços de fita, o que pode ser feito com solda e fita isolante. Mas cuidado! A fita é estreita e o uso de muita solda ou de solda em local errado pode queimar os circuitos, danificando os leds.

Confira a seguir como foi feita a instalação de uma fita de led no balcão de um bar, em São Paulo.

MATERIAIS E EPIs

2

Luvas, tesoura, alicate, chave de fenda, fita isolante, torquês, borne de ligação elétrica.

1. Antes de começar a instalação, não esqueça de desligar a energia no quadro para evitar choques elétricos.

3

2. Inicie os trabalhos conferindo se há plugue para tomada na fonte (driver). Algumas fontes já vêm com o plugue. Mas se esse não for o caso, faça você mesmo a instalação conectando os fios aos pinos do plugue.

4

3.  A conexão deverá ficar assim.

5

 

4. Em seguida, feche a caixa do plugue.

6

5. Como na obra fotografada, pode ser necessário fazer uma extensão. Para tanto, conecte a fonte (cabo preto) ao cabo que acabou de receber o plugue (branco). Tudo isso por meio de um borne de ligação.

7

6. Para fazer essa conexão, torça as pontas dos fios do cabo com o plugue, enrolando-as de forma a não ficar nenhum fio solto.

8

7. Em seguida, encaixe as pontas dos fios em uma das laterais do borne, que deve estar com os parafusos parcialmente desapertados.

9

8. Após encaixar os fios é só apertar os parafusos para garantir uma boa conexão elétrica.

10

9. Agora, repita a operação para conectar a fonte no borne.

11

DETALHE

12

Note que o fio-terra (amarelo) foi deixado de fora da conexão do borne. Isso não significa que não mereça cuidado. Enrole-o completamente com fita isolante.

10. Em seguida, para maior segurança, enrole toda a conexão com fita isolante.

13

11.Até agora você trabalhou em uma das saídas da fonte. É hora de fazer a instalação na outra ponta, que será conectada à fita de led.

14

ATENÇÃO

15

Antes de iniciar a conexão, observe a polaridade da fita de LED!

12.Com ajuda de uma chave de fenda, conecte os fios da fonte em um dos lados do borne. Em seguida, conecte os fios da fita de led, observando sempre se a polaridade está de acordo. Lembre-se que o positivo vai sempre com o positivo e o negativo com o negativo.

16

13.Com todas as conexões devidamente feitas, é hora de instalar a fita no local desejado. Mas antes não se esqueça de limpar a superfície onde a fita será fixada. Isso é importante para retirar poeira e sujeiras que comprometem a aderência.

17

14. Retire o papel protetor da fita autoadesiva e cole-a no lugar desejado. Na obra fotografada, a fita foi fixada na borda do balcão de um bar para dar um efeito especial.

18

15. Ao fim da instalação, pode ser necessário cortar a fita de led (que é fornecida em rolos de 5 m). O corte em si é muito simples de ser feito. Basta utilizar uma tesoura. Porém, é preciso atenção ao local exato de corte.

19

DETALHE

20

O corte deve ser feito por módulos (que podem ser formados por três ou seis leds). Na própria fita há indicações dos locais onde os cortes podem ser feitos. Em caso de dúvidas, o melhor é conferir no gabarito fornecido pelos fabricantes.

16. Pronto. Após religar a energia, a instalação da fita de led está pronta.

21

Fique sempre de olho no site, cada semana uma novidade diferente para você!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Uma resposta para “Instalação de fita de led”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *