A Doutor Resolve explica hoje como fazer umas construção de muro verde, este que vem sendo muito utilizado, e a cada dia está mais presente nas construções a fim de trazer um toque a mais da natureza em nosso dia-a-dia.

O muro verde é uma maneira simples de contar com um jardim vertical em locais onde se dispõe de pouco espaço. Também conhecida como parede verde, pode ser instalada em ambientes internos e externos e é construída com blocos cerâmicos especiais com diversos módulos para compor projetos de paisagismo de vários tipos.

Hoje em dia existem blocos especiais para a construção desde muros. As plantas são posicionadas dentro dos blocos, que funcionam como vasos. Pelo interior das peças também passam tubos responsáveis pela irrigação de água por gotejamento tendo assim uma irrigação embutida ao muro.

Vamos seguir um passo a passo disponibilizado no site da Pini (http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/38/artigo225529-2.aspx), para o acabamento pode-se utilizar tinta látex, silicone, pastilhas cerâmicas ou outros materiais. Assim, o projeto pode ser personalizado de acordo com cada ambiente, permitindo as mais diferentes soluções e desenhos.

Os EPI’s utilizados durante o processo da construção são capacete, óculos de proteção, luvas, colher de pedreiro, desempenadeira, desempenadeira denteada, trena, martelo, alicate, talhadeira, escova, esponja, pincel, rolo de pintura, lápis, serra-copo e argamassa colante.

Lembre-se se o muro ou parede estiverem prontos e revestidos com argamassa, é importante apicoar a superfície com talhadeira para dar aderência. Neste exemplo, em que o muro está diretamente sobre uma parede de tijolos, pode-se pular essa etapa. Nos dois casos, molhe o local para o início do assentamento.

2

1. Faça a demarcação com a linha e certifique-se se o prumo está correto. Para fazer a amarração, use apenas blocos inteiros na primeira fileira.

3

2. Prepare a argamassa, que deve ser do tipo AC III, de acordo com as instruções do fabricante e comece a aplicação nas peças cerâmicas e na parede.

4

3. Use desempenadeira denteada para passar a argamassa na peça cerâmica e na parede a fim de conseguir uma melhor aderência.

5

4. A cada fiada, use os meios-blocos para conseguir a modulação correta.

6

5. Quando terminar a colocação dos blocos, espere por quatro horas para destacar as faces das peças cerâmicas, expondo a cavidade do módulo.

7

6. Após o destacamento, faça o rejunte com a própria argamassa de assentamento.

8

7. Com uma esponja úmida, retire o excesso de material do rejunte da parte interna e externa dos módulos cerâmicos.

9

8. Para que o muro verde não tenha problemas com infiltrações, use impermeabilizante atóxico para produtos cerâmicos nas cavidades internas dos módulos.

10

9. Monte a tubulação e instale o sistema de irrigação por gotejamento.

11

10. Utilize a peça cerâmica específica para fazer o acabamento e esconder a tubulação.

12

11. Faça o acabamento com tinta látex, silicone, pastilhas cerâmicas ou outros materiais.

13

14

12. Após mais ou menos sete dias já é possível colocar a terra ou substrato na cavidade onde as espécies vegetais serão plantadas. Cubra com a terra a tubulação de irrigação já instalada anteriormente.

15

13. Acomode as plantas e regue em seguida para que se desenvolvam.

16

14. Depois de as plantas enraizarem e crescerem, essa é a aparência final do muro verde.

Trata-se de uma solução versátil para o cultivo de espécies aromáticas, flores exóticas, temperos para cozinha, o que pode fazer uma horta vertical, que também vem sendo muito utilizada pela falta de espaço que encontramos hoje em dia, e entre outras plantas, que pode ser aplicada em paredes com alturas variáveis e diversos formatos. Os módulos cerâmicos básicos de 29 cm x 25 cm x 19 cm (largura x altura x profundidade) devem ser executados com a primeira fiada para amarração como na alvenaria convencional. O tamanho máximo sugerido é de 2,5 m de altura e 3 m de comprimento. Acima disso, recomenda-se a elaboração de um projeto estrutural (com um profissional registrado no conselho) e a verificação da resistência do solo. Para cada metro quadrado de jardim vertical são utilizadas em torno de 13,5 peças.

Entre as vantagens dos jardins verticais está a redução da poluição sonora, que nos traz uma proteção acústica melhor ao ambiente, pois as plantas absorvem ­ruídos e funcionam como revestimento acústico, além da redução da poluição do ar e do isolamento térmico que garantem a melhora do microclima local. Em ambientes fechados, uma parede verde pode diminuir até 3oC de temperatura, com economia no uso de ar-condicionado.

Fique sempre de olho em nosso Blog que estamos trazendo notícias e reportagens especiais para vocês.

 

2 Resposta(s) Tijolo construção de muro verde

  1. Ligia de Medeiros disse:

    Onde compro esses módulos cerâmicos?
    Moro em Brasília.
    Obrigada,
    ligia

    • Equipe Dr. Resolve disse:

      Olá Lígia, boa tarde!
      Agradecemos pelo contato, em Brasília não sabemos o local corretos mais a maioria dos Home Centers e Casas de Jardinagens e Paisagismo tem este tipo de bloco cerâmico e até mesmo de concreto para oferecer.
      Qualquer dúvida estou à disposição, abraços.
      Atenciosamente;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *