Jardim sobre piso elevado

A Doutor Resolve vai explicar hoje como fazer uma Jardim em piso elevado, esse tipo de jardim é muito utilizado em coberturas de edifícios, em sacadas e em diversos lugares, e a cada dia está mais presente nas construções a fim de trazer um toque de ambientes agravareis e conformáveis com vegetação em nosso dia-a-dia.

A utilização de piso elevado sobre lajes é mais uma opção para a construção de coberturas verdes. O sistema tem como principal vantagem dispensar a necessidade de bombeamento para irrigação e permite a implantação de jardins com diversas espécies de plantas. O sistema é composto por pedestais, tubos de irrigação e placas de piso elevado fabricadas em polipropileno termoplástico. A irrigação funciona de maneira semelhante ao que acontece na natureza. As águas da chuva penetram no solo, são filtradas pela terra e ficam armazenadas no vão criado entre a laje e as placas de piso. Quando a chuva é muito intensa, um sistema de extravasamento drena o excesso. Quando a chuva para, a água do solo evapora ou é consumida pelas plantas.

Em edifícios residenciais, além de criar uma paisagem verde em meio ao concreto das áreas comuns, esse tipo de solução traz conforto térmico para o prédio, economiza água do condomínio por meio da auto irrigação, prolonga a durabilidade da impermeabilização da laje que suporta o jardim e, em um plano maior, minimiza os efeitos nocivos das enchentes”, tais como também que podem auxiliar no conforto térmico, quando utilizado em grande escada.

2

Vamos seguir o passo a passo disponibilizado no site da Pini (http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/40/artigo236252-2.aspx), os ferramentas utilizados são: Martelo, trena, estilete, canivete, serra, nível de bolha, lápis, selante à base de silicone, manta asfáltica adesiva e ventosa para tirar placas. EPI’s obrigatórios: uniformes, óculos de segurança, luva de algodão com pigmento de látex, capacete, cinto de segurança tipo paraquedista, protetor auricular e calçado de segurança com biqueira de aço.

3

1. Antes de iniciar a instalação do piso elevado, é importante checar a laje, que deve estar limpa, seca, sem partes soltas. A laje deve ser previamente impermeabilizada, mas não é necessária a aplicação de massa para regularização dos caimentos e o uso de ralos.

4

2. Com a laje pronta, inicia-se a instalação dos pisos elevados. O sistema chega ao canteiro em kits prontos para a montagem.

5

3. As placas saem de fábrica furadas com os espaçamentos corretos para o encaixe dos pedestais.

6

4. A instalação começa com o encaixe dos pedestais nas placas de piso. Cada placa tem 50 cm x 50 cm.

7

5. Em seguida são encaixados os tubos de irrigação e drenagem nos nichos reservados nas placas de piso.

8

6. As placas são colocadas sobre a laje.

9

7. À medida que são instaladas, as placas são niveladas com ajustes rosqueáveis nos pedestais. Nessa etapa é fundamental o uso de um nível de bolha.

10

8. As demais placas são instaladas lado a lado, conforme orientações do projeto, até cobrir toda a laje. O travamento das placas é feito por meio do encaixe dos pedestais.

11

9. Em alguns casos, a laje pode ter reentrâncias e exigir o recorte das placas de piso para complementar a área. Antes de fazer qualquer corte, é fundamental medir com cuidado a área a ser coberta.

12

10. Após fazer todas as medições, é possível fazer os cortes das placas com uma serra.

 13

11. Só então as últimas placas são colocadas sobre a laje.

14

12. Caso seja necessário retirar uma placa já fixada para eventuais ajustes, deve-se utilizar uma ventosa “saca-placas”. A ferramenta é fundamental porque o vão entre as placas é muito pequeno (cerca de 1 mm) e não permite o encaixe de nenhuma outra ferramenta para fazer a mesma função.

 15

13. Para reforçar a proteção contra vazamentos, é aplicado selante à base de silicone na junção entre a placa de piso e o tubo de irrigação.

16

14. No encontro da placa de piso e a parede, aplica-se manta asfáltica adesiva para criar uma barreira física para que a terra fique na parte superior da placa e não caia no vão de reserva de água.

17

15. Depois que os tubos de irrigação estão instalados e devidamente vedados, pode-se colocar o substrato sobre o piso. Fornecido de acordo com o projeto de paisagismo, o substrato deve ser colocado dentro dos tubos de irrigação e em toda a extensão da laje.

 18

16. Cumpridas essas etapas, a laje está pronta para receber a vegetação escolhida. O projeto de paisagismo pode prever a utilização de plantas variadas.

Segue algumas dicas super importantes para este processo:

  •  Antes de iniciar o serviço, a laje que receberá a cobertura verde deve ser impermeabilizada, preferencialmente com manta asfáltica. É sobre ela que a água proveniente da chuva vai ficar armazenada. Daí a importância da impermeabilização bem projetada e executada.
  •  O substrato a ser utilizado pode compor uma camada de até 1 m de altura e deve ter uma textura adequada para favorecer o sistema de irrigação natural.
  • Exceto em jardins com pouca quantidade de substrato e utilizados somente para plantar forrações (como o da obra fotografada), deve-se sempre adicionar pastilha antirraiz após a instalação do sistema, junto ao substrato.

Fique sempre de olho em nosso Blog que estamos trazendo notícias e reportagens especiais para vocês.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Uma resposta para “Jardim sobre piso elevado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *