Tarefas de casa que você só precisa fazer em ano bissexto, nem todas as atividades precisam ser feitas diariamente. Algumas dá pra investir só em ano bissexto.

Quanto o assunto é manutenção da casa, há atividades que carecem ser realizadas todos os dias e outras que não necessitam ser feitas com tanta frequência. Há aquelas que podem ser feitas há quatro anos, só em ano bissexto. Conversamos com o arquiteto Décio Navarro e apresentamos, abaixo, quatro tarefas que podem ser colocadas em prática apenas em ano bissexto.

1.    Fazer pintura geral interna e externa. Geralmente, as tintas têm uma “vida útil” informada na embalagem do produto. Quatro anos depois de pintar as paredes internas e externas de uma residência, as paredes começam a desbotar e descascar. Vale a pena reaplicar o material.

2

https://br.pinterest.com/pin/283937951485118504/

2.    Verificar os rejuntes de azulejos e renová-los. Tal qual as tintas, os rejuntes podem começar a descolar e provocar grandes problemas, como infiltração. A dica, então, é renová-los após esse período caso eles estejam problemáticos.

3

http://www.amaisusados.com.br/products/Limpeza-Restaura%E7%E3o-Impermeabiliza%E7%E3o-em-Piso-Azulejo-Pedra-Telhado.html

3.    Lixar superficialmente e fazer nova aplicação de resina sobre os assoalhos. É fato: com o uso, os assoalhos começam a ter riscos e perder o brilho e a beleza que apresentam após a aplicação. Então, para deixar seu chão mais charmoso, o indicado é reaplicar uma resina.

4

https://br.pinterest.com/pin/483785184950145882/

 4.    Fazer limpeza profunda em pedras e mármores, com lixadeira pesada e aplicar resina. Esses materiais também se desgastam com o tempo e perdem o brilho.

Gostou das dicas? Então, anote algumas tarefas que precisam ser realizadas anualmente e, outras, a cada década.

A cada ano 

1.    Limpeza da caixa d’água. Feche a água da rua e use apenas a água da caixa até esvaziar.

5

https://br.pinterest.com/pin/568016571723619081/

2.    Limpeza das calhas. O ideal é que esse procedimento seja realizado antes do período de chuvas.

6

https://br.pinterest.com/pin/497014508853329313/

3.    Vistoria nas telhas para verificar se algumas quebraram. Também deve ser feito antes das chuvas.

7

http://rj.quebarato.com.br/duque-de-caxias/telhados-calhas-sob-medida__68D217.html

4.    Fazer dedetização geral. É importante para acabar com insetos.

8

http://www.interprag.com.br/noticias/

A cada 10 anos

1.    Verificar o estado dos fios e cabos elétricos, e avaliar se houve mudança na carga (compra de mais aparelhos) e adequar os disjuntores no quadro de força;

9

http://www.joli.com.br/blog/index.php/2013/04/01/cuidados-com-a-fiacao-eletrica/

2.    Analisar se os caibros e ripas do telhado de madeira continuam em bom estado (rachaduras, curvaturas, cupim etc.).

10

http://aconstrutoravion.blogspot.com.br/2015/01/madeira-na-construcao-civil.html

Seguir algumas das dicas pode facilitar seu dia – a – dia e com a Doutor Resolve você pode evitar futuras dores de cabeça, fique sempre de olho em nosso blog, cada semana uma novidade diferente para você!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *