b1

O papel de parede vem sendo utilizado cada vez mais nas residências como decoração, pois é uma opção para quem quer aplicar no ambiente sem ter que “esquentar” a cabeça com reformas.
As vantagens são várias: material fácil de aplicar, fácil de limpar e prático.

E com um custo menor é possível dar cara nova ao ambiente que deseja, basta escolher o modelo de seu gosto.

A escolha do papel de parede depende muito da proposta da decoração. O morador terá que levar em conta suas preferências e também analisar o piso, a mobília e a iluminação do cômodo. Isso irá ajuda-lo a determinar quais tons ou estampas combinam com todo o ambiente ou com a parede da casa.

Há variados estilos de papel de parede no mercado tais como retrô, moderna, romântica, clássica, divertida, entre outros.Veremos algumas dicas de quais os tipos de papéis de parede, de como adquiri-los, ambientes onde colocar, algumas combinações, aplicação e durabilidade.

Tipos de Papel de Parede

Antes de escolher o seu papel de parede é importante ressaltar a grande durabilidade desse material de acordo com cada tipo:

– Vinílico: indicado principalmente para grandes áreas de circulação (restaurantes, hotéis, etc).
– Vinilizado: podem ser lavados e possuem uma vasta gama de modelos.
– Acetinado: acumula menos poeira, ideal para quartos de criança.
– TNT: imita tecido, mas não é de fato tecido.
– Mica: feito a partir de pedras naturais.

b2

Ao comprar

Peça sempre uma amostra ao seu decorador ou na loja de decoração, leve-a para casa e observe durante alguns dias seu efeito na área da casa que pretende aplica-la. Assim, poderá ver se aquela estampa realmente combina ou não.

Independentemente de ser vendida por metro quadrado, em painel ou em rolo, a quantidade irá depender da área total que vai cobrir a parede. Para saber a quantidade total para fazer o orçamento, é preciso medir todo o espaço a ser aplicado o papel de parede.

b3

Ambientes a aplicar

É possível aplicar o papel em todas as paredes de um cômodo criando uniformidade, ou em apenas uma, dando destaque para uma área específica do ambiente. Se a opção for aplicar o papel em todas as superfícies, o ideal é escolher modelos mais discretos e cores neutras para não carregar o ambiente. O equilíbrio é essencial: se já possui móveis e acessórios bem coloridos, procure um revestimento de parede mais neutro, que não entre em conflito com as cores presentes.

Para gerar um cômodo mais íntimo e aconchegante as cores mais quentes e estampas com desenhos pequenos são uma ótima escolha.

Se o objetivo ao aplicar o papel é fazer que o ambiente parecer maior, opte por cores claras e neutras dando preferências para estampas listradas verticalmente para aumentar a altura da parede ou listradas horizontalmente para dar a impressão de um ambiente maior.

As estampas grandes costumam causar a impressão de o espaço ser menor, por isso muito cuidado ao usá-las em cômodos que já são pequenos.
Quando as paredes têm imperfeições, podem ser disfarçadas com papéis mais grossos, pois os mais finos podem rasgar ou descolar com o tempo.

Os elementos florais e da natureza são fáceis de combinar em dormitórios dos casais, dando um toque delicado e sensação de descanso. O interessante é colocar o papel de parede na cabeceira da cama ajudando a criar uma moldura para a cabeceira e como não fica no campo de visão de quem está deitado, as chances de enjoar da estampa são menores. Lembrando que o modelo deve valorizar as preferências tanto da mulher como do homem.

b4

b6

Já dormitórios de solteiros, como o ambiente pertence a um único indivíduo, o papel de parede pode valorizar traços da personalidade e até mesmo deixar a decoração com uma proposta mais descontraída.

b7

b8

No quarto das crianças é recomendado trabalhar com um papel de parede com estampa básica, alegre, lúdico e discreto.

b9

Os banheiros ou lavabos também podem receber o papel de parede, preferencialmente com tons mais claros ou flores em cores amenas que deem ideia de limpeza e frescor.

b11

b12

Para cozinhas opte pelo papel de parede vinílico, pois é mais duradouro e lavável.b13

b14

b15

Nas salas é interessante colocar uma estampa que chame a atenção em uma única parede para não poluir, porém sem deixar de combinar com o restante da decoração. Ou também pode ser usado modelo com cores ou estampas neutras e amenas em todas as paredes.

b16

b18

b19

Aplicação

Para que o papel de parede tenha um bom efeito, é importante que a parede que vai receber a decoração esteja lisa e sem imperfeições, rachaduras ou furos de prego. Se necessário, aplique massa ou gesso, lixe e passe uma demão de tinta.

Se a parede estiver pintada é necessário apenas limpar a superfície retirando qualquer sujeira. Se já possui papel de parede é preciso retirar o antigo e deixar a superfície lisa e limpa novamente. Em parede de madeira ou azulejada é possível aplicar, desde que a superfície seja lisa e esteja limpa para evitar bolhas e ondulações.

b20

Manutenção e Durabilidade

Se bem cuidado, um papel de parede pode durar até mais de 10 anos. O cuidado apropriado depende do material de que ele é feito. Os de fibras naturais, por exemplo, são mais delicados e não devem ser molhados, a limpeza pede apenas espanador ou aspirador de pó. Já em papel com proteção de vinil, devem ser limpos com pano úmido.

b21

Fontes: www.ademilar.com.br
www.bolsademulher.com
www.blog.lolahome.com.br
www.artezanalnet.com.br
www.guiamulher.com
www.mundodastribos.com
www.rostinhosbonitos.com
www.tvdicas.com.br
www.novidadesonline.com
www.novidadesonline.com
www.novidadesonline.com
www.casaeartcortinas.com.br
www.joli.com.br
www.baicha.me

2 Resposta(s) Renovando a decoração com papel de parede

  1. Fulvia disse:

    Excelentes dicas para quem está procurando um papel de parede, como eu.
    vou aplicar essa informação para escolher melhor. Obrigada

    • Equipe Dr. Resolve disse:

      Olá Fulvia, boa tarde!

      Ficamos muito felizes em poder ajudar. 🙂
      Não deixe de acompanhar as nossas dicas e fique a vontade para sugerir alguns conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *